CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Todos os carros novos vendidos na UE serão equipados com gravação de dados 'Black Box'

carrocaixapreta1Fevereiro, 2022, por Paul Joseph Watson - Será acessível pela polícia. A partir deste verão, todos os carros novos vendidos na UE conterão, por lei, uma “caixa preta” acessível pelas autoridades que registram os dados de direção. A partir de 6 de julho de 2022, todos os fabricantes de automóveis serão obrigados a equipar novos modelos com um sistema que acompanha os dados técnicos. Os dados registrados incluirão “a velocidade do veículo, frenagem, ângulo do volante,

sua inclinação na estrada e se os vários sistemas de segurança do veículo estavam em operação, começando pelos cintos de segurança”. “O novo sistema coincidirá com a introdução de sistemas de Assistência Inteligente de Velocidade (ISA), que avisarão os motoristas quando eles ultrapassarem o limite de velocidade”, relata Reclaim the Net. “No entanto, os sistemas ISA não devem impedir que o motorista realmente ultrapasse o limite de velocidade.”

O sistema, que será acessível às forças de segurança, mas não às seguradoras, também poderá catalogar o tipo exato de veículo e enviar as informações aos fabricantes após um acidente. As autoridades afirmam que os dados serão “anonimizados”, o que significa que as informações não podem ser usadas para identificar o proprietário do veículo, embora apenas os incrivelmente ingênuos acreditem plausivelmente nisso.

Por décadas, o governo vem pressionando para que todos os carros sejam equipados com caixas pretas que rastreiem dados de localização. O cenário distópico final envolve dar à polícia o poder de utilizar tecnologia semelhante para desativar completamente o funcionamento de um veículo se o motorista for considerado culpado de uma infração.

Isso não precisa ser uma ofensa criminal, se a busca por esquemas de pontuação de crédito social continuar a se tornar mais invasiva, acabaria sendo usada como uma forma de punição para tudo, desde contas de serviços públicos não pagas até comentários ofensivos postados nas mídias sociais.

 

Caixa preta para carros será obrigatória a partir de 2022

 

17/08/2021 - A partir de julho de 2022 todos os novos veículos lançados na União Européia serão obrigados a utilizar o sistema de registro de dados, uma espécie de “caixa preta automotiva”. O novo sistema foi inspirado na aplicabilidade e segurança dos aviões, mas tem sido alvo de questionamento sobre uma potencial violação da lei de proteção de dados. O que já se sabe no entanto, o sistema dos carros será totalmente focado na telemetria do veículo, muito semelhante a um tacógrafo usado em veículos pesados. Será uma espécie de tacógrafo do século XXI para os automóveis.

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O sistema de dados terá a capacidade para registar, acima de tudo, aquilo que conhecemos como dados de telemetria, conforme descrito abaixo:

- A pressão no acelerador ou as rotações do motor;
- O ângulo de giro da direção e a velocidade angular em graus;
- A velocidade nos últimos 5 segundos;
- O recurso aos freios;
- A duração da aceleração (positiva ou negativa);
- A ativação dos airbags e pré tensores dos cintos;
- O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;
- A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto;
- A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado.

O principal objetivo deste sistema será permitir a “reconstrução” dos acidentes rodoviários, com o intuito de facilitar o apuramento das responsabilidades.

Juntamente com esses recursos, outros sistemas de segurança serão obrigatórios, como alerta de sono, aviso de frenagem de emergência, alerta de obstáculos que surjam atrás do veículo e alerta de perda de pressão de ar dos pneus. A presença de ciclistas e pedestres a determinada distância do veículo também passará a ser detectada.

Acabar com a impunidade

Atualmente para verificar se antes de um acidente um condutor circulava em excesso de velocidade, é necessário recorrer a uma série de medições e peritagens, com o sistema bastará recorrer à “caixa preta” e será o próprio carro a fornecer essa informação. O uso do cinto de segurança será um dos dados registados. Mais útil ainda será a possibilidade de saber se os passageiros estavam usando o cinto de segurança, algo que atualmente não é fácil de averiguar. A Volvo Car Accident Research Team analisa os dados de alguns acidentes nos quais os modelos da marca escandinava estiveram envolvidos, para melhorar a segurança de futuros modelos. Com este sistema, o trabalho dos técnicos suecos será muito mais simples do que é atualmente. Quanto aos receios relativos à privacidade, a União Europeia apenas pretende que estes dados sejam consultados em caso de acidente. Além disso, nada indica que estes dispositivos venham a ter capacidade para transmitir os dados registados, servindo em vez disso para os armazenar para quando for necessária a consulta.

Fonte: https://summit.news/
           https://www.rkmotors.com.br/