Ciência e Tecnologia

Sabe onde o Facebook guarda as nossas selfies?

nuia topo07/09/2016 - Eu sempre me perguntei onde o pessoal dessas redes sociais armazena aquilo que a gente posta: vídeos, fotos, conversas… O pessoal do Twitter, do Facebook, do Whatsapp. Fiquei imaginando o tamanho do banco de dados deles, como isso deve ser gigantesco, guardando todas essas centenas de milhares de informações. Bem, dos outros não sei, mas do Facebook eu descobri. Ele tem três data centers espalhados pelos Estados Unidos e um na Europa, que acaba de ser inaugurado. Mas, antes de mostrar esses CPDs (Centro de Processamento de Dados, que é data center em português), vamos definir o que é isso: um data center é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Lá estão os milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação.

Leia mais...

Tesla anuncia Painéis solares em formato de telhas

testelha topo03/11/2016 - Elon Musk apresentou o novo produto da Tesla na Universal Studios em Los Angeles, utilizando quatro casas do antigo set da série Desperate Housewives. Ali, a companhia instalou seus novos painéis solares que são praticamente imperceptíveis. Com quatro modelos diferentes, os novos materiais dão uma nova cara à energia solar, tornando-a bem mais atraente. Já não precisamos mais nos preocupar com a feiúra dos enormes painéis solares convencionais.

Leia mais...

Grafeno aproxima-se da produção industrial

grafou1Um dos materiais mais inovadores cuja facilidade de manuseio do grafeno vai permitir que ele seja aplicado em quase todos os setores da indústria, inclusive na medicina. “A quantidade de aplicações é extraordinária. Só é limitada pela criatividade dos cientistas”, brinca o físico Antônio Hélio de Castro Neves, diretor do Centro de Pesquisa em Grafeno da Universidade Nacional de Cingapura. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos.

Leia mais...

Carne artificial de galinha é desenvolvida em laboratório

galincar101/12/2015 - A Fundação de Agricultura Moderna (MAF) em Ramat Gan, Israel, lançou um projeto para produzir carne de galinha cultivada em laboratório. A carne é a segunda mais popular no planeta seguida da carne de porco. Todos os dias, 23 milhões de galinhas são mortas por ano só nos Estados Unidos. “Nós somos um grupo de indivíduos que se importam e chegaram à conclusão de que o que o mundo precisa, em termos de ajudar o meio ambiente e os animais, é que todos virem veganos,” disse a co-fundadora Shir Friedman.

Leia mais...

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Publicidade