História e Cultura

Vendetta Americana: Hatfild vs Maccoy

venmac topo2013, por Rostand Medeiros - No Brasil é comum associar as fratricidas brigas de entre clãs familiares como sendo uma prática basicamente entre nordestinos. Lerdo engano, pois brigas entre famílias, daquelas que deixaram (e que infelizmente ainda deixam) a terra bem encharcada de sangue não é uma exclusividade nordestina de forma alguma. Outros podem imaginar que este tipo de conflito é coisa típica dos povos latinos, ...

Leia mais...

Esqueletos descobertos em convento medieval

mostfre 12015 - Foram descobertas 92 ossadas no local que costumava ser o Littlemore Priory, um convento fundado na região de Oxford em 1100 e que foi dissolvido em 1525. Entre os esqueletos estavam homens, mulheres e crianças. Muitos dos achados trazem mostram como eram sepultadas as freiras acusadas acusadas de comportamento imoral. De acordo com o arqueólogo Paul Murray, que lidera as operações, quando enterros aconteciam dentro de áreas da igreja, provavelmente os mortos eram pessoas muito ricas ou membros do clero. Já as pessoas sepultadas na área externa do convento seriam pessoas simples, mas de grande religiosidade, que provavelmente tinham servido de alguma forma ao convento.

Leia mais...

17 sinais de que você seria considerada uma bruxa no século XVII

bru topoGraças ao Harry Potter, a imagem das bruxas e bruxos do século XXI anda muito mais tranquila e suave. Mas não pense que sempre foi assim. Se hoje em dia ser um mago é sinônimo de estudar em uma escola bacana situada em algum local remoto de Londres, beber cerveja amanteigada em Hogsmeade e participar de partidas de quadribol, no século XVII as coisas eram muito mais tenebrosas. Em Salem, Massachusetts, no ano de 1692, ocorreram os últimos julgamentos por bruxaria.

Leia mais...

Famadihana: O ritual da dança com os mortos de Madagascar

rimor2Os povos de Madagascar têm um ritual muito estranho para celebrar os laços familiares chamado Famadihana, também conhecido como "turning of bones" ("sacudindo o esqueleto" em tradução livre). É uma festa celebrada a cada 7 anos ou mais, durante o qual criptas familiares são abertas e os restos de ancestrais mortos são levados para fora, envoltos em novo lençol branquinho e então os malgaxes dançam com os cadáveres em grande alegria. Música ao vivo, animais são sacrificados e a carne é distribuída para vários convidados e membros da família.

Leia mais...

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Publicidade