História e Cultura

A Lenda da Kuchisake Onna

lenbur2A lenda da Kuchisake Onna nasceu entre os anos de 1978 e 79 e se propagou rapidamente pelo Japão. Tamanha fora sua repercussão que em alguns estados ocorreram incidentes relacionados a ela. Em 2004 a lenda alcançou até mesmo a Coréia. Há quem diga que o estado que originou a lenda foi Gifu, outros que foi Aichi, mas existe uma terceira tese de que tudo tenha começado em Shiga, na cidade de Shigaraki.

Leia mais...

História humana em xeque

histono119/10/2017 - Arqueólogos alemães encontram dentes de primatas de 9,7 milhões de anos em antigo leito do rio Reno. Fósseis parecem pertencer a uma espécie que se acreditava ter surgido na África milhões de anos depois.Uma equipe de arqueólogos alemães descobriu um conjunto intrigante de dentes, de 9,7 milhões de anos de idade, num antigo leito do rio Reno, anunciou nesta semana o Museu de História Natural de Mainz, no oeste da Alemanha. Os dentes não parecem pertencer a nenhuma espécie descoberta na Europa ou na Ásia. Eles se assemelham mais àqueles pertencentes aos esqueletos hominoides de Lucy (Australopithecus Afarensis) e Ardi (Ardipithecus ramidus) - descobertos em escavações na Etiópia.

Leia mais...

Star Trek: uma história de liderança, amizade, diversidade e amor pela vida

treksok topoPor Mauricio Zanolini, 2010 - O universo criado por Gene Roddenberry, que acaba de ganhar mais um capítulo (agora pelo Netflix), é uma ode à diversidade e a tudo que é profundamente humano. Gene Roddenberry, o criador da série original de Star Trek, que foi ao ar entre 1967 e 1969, queria mostrar que a humanidade alcançaria a maturidade e a sabedoria para não apenas tolerar as diferenças, mas apreciá-las e admirá-las. Segundo ele: “Se não podemos aprender a realmente gostar dessas pequenas diferenças, entre indivíduos da nossa própria espécie, aqui neste planeta, então não merecemos ir para o espaço conhecer toda a diversidade que é quase certa lá fora.”

Leia mais...

O modelo educativo cubano

educub1Por que o modelo de educação cubano, exaltado pelo regime comunista de Fidel Castro e incentivado pela ONU, no final das contas é um imenso fracasso? Muita gente considera o sistema educativo cubano como bom exemplo a seguir. Inclusive, organismos internacionais como a OCDE, a UNESCO e o Banco Mundial se mostram satisfeitos com as estatísticas cubanas. O que há de certo? Desde o primeiro minuto de vida da Revolução Cubana, o novo governo toma a decisão de jogar por terra o sistema educativo e construir um novo. Todas as escolas e universidades privadas ficam abolidas e os prédios passam às mãos do governo. Portanto, o Estado socialista por meio do Ministério da Educação assume o controle total de todo tipo de escolas na ilha. O primeiro plano estratégico de grande porte consistiu em ...

Leia mais...

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade