Os Florais de Bach - Parte 6

acdfr126 - ROCK ROSE ( Helianthemum nummularium / Cisto )  - Para os casos de medo extremo, pânico e terror absoluto, a ponto da pessoa ficar paralisada. A pessoa pode transpirar, tremer e sentir taquicardia, tamanho o medo. Pode-se sentir também um peso na boca do estômago, um desconforto enorme interior, que muitas vezes não é percebido exteriormente pelos outros. Este medo pode ser irracional, mas também pode ser originado por um trauma, ou por testemunhar um acidente. Rock Rose é bom para quando se tem medos noturnos ou pesadelos, tanto em crianças como em adultos. Frases freqüentes: Às vezes tenho ataques de pânico, começo a transpirar pelas mãos, me dá taquicardia, falta de ar, é horrível! / Fico muda de terror. / Quando lembro do acidente, me dá uma sensação ruim, fico paralisada.O floral tranqüiliza e fortalece os nervos, traz coragem, bravura e ação com coragem.

 

27 - ROCK WATER (Água de fontes naturais curativas)

 

rock_water

 

Pessoas rígidas, de idéias inflexíveis, fixas e radicais. Possuem conceitos morais extremamente perfeccionistas. Buscam ser exemplo para os outros. São fanáticas, costumam fazer parte de seitas religiosas ou regimes alimentares rigorosos. Quando discutem sobre religião, política, filosofia, são inflexíveis e radicais, ignorando tudo mais que não se enquadre em suas convicções. Devido a sua rígida disciplina interior, deixam de curtir e desfrutar os prazeres da vida. Se autosacrificam, se reprimem, se martirizam e não permitem que nada interfira em seus objetivos. Sua rigidez se apresenta no nível muscular como nas juntas e articulações, refletindo sua rigidez mental. Costumam sofrer de artrose e de problemas na coluna.

Frases freqüentes: Dizem que sou muito duro comigo mesmo. / Não vou a festas porque não posso dormir fora do meu horário habitual. / Prefiro ficar em minha casa a sair com pessoas que bebem álcool. / Não como nenhum doce, nem nada muito saboroso, pois jamais trairei minha dieta.

O floral traz relaxamento, idealismo com flexibilidade, vontade e capacidade de desfrutar a vida em cooperação com os outros.


28 - SCLERANTHUS ( Scleranthus annuus / Craveiro )

 

scleranthus

 

Este é o floral para indecisão. Pessoas que, não conseguem se decidir, são hesitantes, sofrem muito quando têm que decidir entre duas coisas. Até mesmo o estado de humor é instável, estão superalegres e de repente se tornam tristes, podem estar muito dispostas e caírem na apatia, do riso vão para as lágrimas, o que mostra um desequilíbrio.

Não são muito confiáveis porque estão, sempre, oscilando e vacilantes. O tipo Scleranthus sofre, pois sua indecisão se torna uma tortura, tem dificuldade até para escolher que roupa usar, pois se houver várias possibilidades, fica paralisado em sua indecisão.

Frases freqüentes: Ó dúvida cruel! / Não consigo me decidir. / Às vezes acho que o melhor namorado para mim é o João, outras vezes penso que só o Carlos me faria feliz. / Chego todo dia atrasada no trabalho, pois visto uma roupa e depois acho que deveria ter colocado outra; quando me troco novamente, já não tenho certeza de qual é a melhor. / Até um minuto atrás eu queria ir nesta festa, mas pensando bem, acho que não quero mais.

O floral é ótimo para todos os tipos de tremores e também para pessoas que sentem dores que "andam" pelo corpo. Este remédio traz determinação, segurança para tomar decisões, espontaneidade e atitudes equilibradas.


29 - STAR OF BETHLEHEM ( Ornithogalum umbellatum / Estrela-de-belém )

 

satarofbehlehem

 

Este floral é para choques, ou seja, quando você leva um susto muito grande, sofre um acidente, recebe uma notícia ruim ou quando sente uma desilusão que causa muita dor. Enfim, Star é para os efeitos de qualquer choque, físico, mental ou emocional. Quando se tem um trauma. Para experiências da vida como morte, aborto, perdas financeiras, mudanças.

Frases freqüentes: Não consigo me conformar com o que aconteceu, estou muito abalado ainda. / Sinto uma dor na alma, não esqueço do olhar dele antes de morrer. / Não encontro consolo, só dor.

O floral traz consolo e conforto. Costumo dizer brincando, que este floral te pega no colo e faz carinho na sua cabeça.

É o floral que consola dores, tristezas e sofrimentos. Traz calma, força mental, emocional e física.


30 - SWEET CHESTNUT ( Castanea sativa / Catanheira )

 

swieetchestnug


Para pessoas que estão sentindo angústia extrema, desespero, sentindo que chegaram ao seu limite e não agüentam mais, vivenciando assim uma imensa tortura mental e desolação. Há também outro sentimento: solidão. Depressão, desesperança e necessidade de amparo fazem parte deste quadro.

Frases freqüentes: Não agüento mais. / Não vejo saída, estou desesperada, porque não sei mais o que fazer. / Não tenho mais esperanças, estou só.

O floral traz perseverança e determinação apesar do sofrimento, bem estar, alívio e a sensação de que não se está só.


31 - VERVAIN ( Verbena officinalis /Verbena )

 

vervain

 

Para pessoas com entusiasmo e esforço exagerados. São aquelas que se "empolgam" em suas idéias e tentam a todo custo persuadir os demais a acompanhá-las. O tipo Vervain utiliza muito sua energia mental, não relaxa e essa tensão pode deixá-lo estressado e com insônia. Costumam defender as pessoas injustiçadas com força e vontade. Tornam-se fanáticas pelo seu alto envolvimento com tudo e pelo perfeccionismo. Tentam convencer os outros com suas idéias, enchendo-os de argumentos. São impulsivas e idealistas, possuem movimentos rápidos e agitados. Essas pessoas não conseguem se desligar, pois ficam mentalmente se programando sobre o que farão hoje, amanhã e depois, o tempo todo. Por terem dificuldade de relaxar, costumam queixar-se de tensão muscular, de dor nos olhos, dores de cabeça e contrações musculares. Como este tipo possui excesso de energia na parte superior do corpo,(ou seja, a energia é mal distribuída) apresentam problemas de circulação nas pernas. Este floral é indicado, portanto, para mulheres com problemas ginecológicos e pessoas com má circulação nas pernas.
Frases freqüentes: Precisamos agir para mudar esta situação! / Gosto que pensem como eu e que sigam minhas idéias. / Quando estou certo de algo, defendo minhas idéias até a morte. / Fico irritadíssimo quando me contrariam. / Quando ponho algo na cabeça, não descanso enquanto não termino com perfeição e faço de tudo para que os outros me acompanhem.

O floral traz autodomínio, compreensão com tolerância e ação com consideração. Traz também capacidade para relaxar e disposição para ouvir.


32 - VINE ( Vitis vinifera / Videira )

 

vine

 

Para os que gostam de dominar os outros e sentem necessidade de poder. São autoritários, cruéis em seus métodos, ditatoriais, tirânicos e inflexíveis. Para pais de família que dominam o lar com punho de ferro. Gritam para serem obedecidos, têm de impor sua autoridade, custe o que custar, sem compaixão. O tipo Vine gosta de colocar medo nas pessoas, sendo esta, uma forma de poder sobre elas. Agem racionalmente sem utilizar o lado afetivo.

Frases freqüentes: É para o seu bem! / Não pense, faça apenas o que estou mandando. / Na minha casa quem manda sou eu. / Isso é o que você vai fazer.
O floral traz flexibilidade, liderança sábia e compreensiva e compaixão.


33 - WALNU ( Juglans regia / Nogueira )

 

walnut

 

É o floral de proteção à mudanças e influências externas. Quando se tem uma sensibilidade muito grande a lugares, pessoas e situações, a ponto de ser uma "esponja" que absorve tudo, Walnut age como uma forte proteção, não deixando que estes fatores interfiram no equilíbrio da pessoa. Como mencionei, esta essência protege as pessoas em períodos de mudanças, "cortando o cordão umbilical" que não as deixa livres em suas vidas, quando, por exemplo, alguém se separa e não consegue se desligar do esposo, quando se muda de casa e tem-se dificuldade para adaptar-se na nova residência, ou quando se muda de emprego. Walnut ajuda nas novas situações da vida (como casamento, gravidez, viuvez, separação)
, facilitando a adaptação a esse período. Essas mudanças podem ser físicas também, como a chegada da menstruação, a menopausa, o início da dentição, etc. O tipo Walnut é hipersensível, vulnerável e extremamente perceptivo. Muitas vezes se deixam influenciar pelos que estão ao redor.

Frases freqüentes: Me sinto mal todas as vezes que fico do lado da Roberta. / Quando vejo notícias da guerra na televisão, começo a chorar, tamanha é minha sensibilidade. / Aquela casa tinha algo estranho no ar, me deu uma tristeza, como se alguém tivesse morrido ali. / Já me separei, mas não consigo me desligar do meu ex-marido.

O floral acaba com as situações de dependência e de medo às mudanças. Favorece a independência e o desejo de autonomia, dá habilidade e determinação para adaptar-se a mudanças quando necessário. Ajuda no tratamento de dependências como álcool, drogas, cigarros, etc. Protege e deixa a pessoa imune à inveja, "mau-olhado" e mau humor dos outros.


34 - WATER VIOLET( Hottonia palustris )

 

water_violet

 

Pessoas do tipo Water Violet são reservadas, não costumam e não gostam de falar de seus problemas, muito menos dar opinião aos problemas dos outros. Até mesmo quando sofrem, guardam tudo para si mesmos. Possuem um porte ereto e elegante, são orgulhosos, como se fossem superiores aos demais e acabam por isolar-se, vivendo em sua própria solidão. São retraídos e criam assim uma espécie de barreira inatingível que os separa de todos. São tensos e inflexíveis tanto fisica como mentalmente, podendo ter problemas de articulação, reumatismo, rigidez na coluna e nas juntas. Suportam a mágoa e o sofrimento em silêncio. Preferem estar sós. São pessoas que mantém a compostura, não interessando o que aconteça. Não expõem seus sentimentos.

Frases freqüentes: Sinto-me melhor sozinho, gosto de estar assim. / Não dou o menor palpite na vida dos outros, mas também não gosto que se metam na minha. / Muitos dizem que sou uma pessoa arrogante, mas, na verdade, sou retraído. / Sou de falar pouco até mesmo em casa.

O floral traz a capacidade de servir aos outros, serenidade e gentileza.


35 - WHITE CHESTNUT( Aesculus hippocastanum / Castanheiro-da-índia )

 

whit_chestnut


Para pessoas que sofrem por causa de pensamentos repetitivos, indesejados, que não abandonam a mente, um diálogo interno torturante que perturba e tira a paz. São pensamentos persistentes, angustiantes e incessantes. Essas pessoas têm insônia e dificuldade para dormir, pois estes pensamentos não as abandonam e as impedem de relaxar. Costumam ficar "ruminando" durante o dia todo acontecimentos que ocorreram durante a manhã. Ficam argumentando mentalmente seus problemas e conversas consigo mesmas repetidamente, como se tivessem um "disco arranhado" dentro da cabeça.

Frases freqüentes: Estou atormentado por esses pensamentos. / Não consigo sentar para estudar, meus pensamentos não me deixam em paz. / Não consigo parar de pensar na briga de hoje de manhã. / Estava tão ocupada em meus pensamentos que quase bati o carro. / Me sinto prisioneiro de meus próprios pensamentos.

O floral traz calma e clareza mental, a pessoa passa a não se preocupar à toa.


36 - WILD OAT ( Bromus ramosus / Bromo )

 

wild_oat

 

Esta é a essência para as pessoas que não conseguem encontrar o seu caminho na vida. Possuem uma indefinição que os tortura, pois os deixa perdidos em relação a que rumo seguir, fazendo com que tentem vários caminhos, sem encontrar satisfação em nenhum deles, tornando-se frustrados com isso. O tipo Wild Oat se desanima e se torna insatisfeito pela sua indecisão, suas metas são pouco claras e sem harmonia interior. Sentem que a vida está passando e que, apesar de seu talento, não conseguem descobrir atividades que lhes tragam satisfação e realização.

Frases freqüentes: Eu não sei o que quero fazer. / Já fiz três faculdades e parei todas na metade, agora estou estudando música, mas ainda não sei se é realmente isso que eu quero. / Estou perdida e não sei que rumo seguir.

O floral traz otimismo, determinação, capacidade de dar o primeiro passo e pode ajudar também na escolha de uma carreira, pois torna claros os talentos e ambições, dando direção à pessoa.

 

37 - WILD ROSE ( Rosa canina / Rosa-dos-cães )

 

wild_rose


São pessoas sem o mínimo de vontade própria. Falta-lhes energia vital, não vivem, vegetam. Não apresentam interesse pela vida. São resignadas e apáticas. Se acontece algo ruim, é porque tinha que acontecer e tudo bem, se ficam doentes, a vida é assim mesmo; não se esforçam para mudar as situações, as aceitam simplesmente, sem gostar ou deixar de gostar. Não são felizes nem tristes, parecem mortas, não possuem expressão e sua voz é monótona. Sua companhia aborrece e deprime as pessoas por sua falta de interesse e por serem acomodadas. Não vivem suas vidas, são meros espectadores e não participadores e vivenciadores de sua existência. Costumam ficar sentadas diante da televisão. São vazias.

Frases freqüentes: A vida é assim mesmo. / Não costumo reclamar das situações, elas são como são e ponto. / Não me interesso por nada. / Sou uma droga mesmo e não tenho cura. / Estou bem como estou.

O floral traz interesse pela vida, energia vital e forças para participar ativamente da vida.


38 - WILLOW ( Salix vitellina / Salgueiro )

 

willow

 

Para pessoas com ressentimento e amargura. Sentem-se vítimas do destino e costumam culpar as outras pessoas pelos seus erros. É o típico rabugento, que vive sempre de cara fechada. Sentem inveja da felicidade, sorte e sucesso dos outros, por isso tornam-se pessoas resmungonas e irritadiças. São negativas e acabam se tornando verdadeiros desmancha-prazeres. São rancorosas, vingativas, não perdoam, nem esquecem e muitas vezes sentem raiva. Sentem pena de si mesmas e são amarguradas porque sentem que a vida tem sido injusta com elas. Tomam sem dar, aceitam ajuda com se fosse um direito seu e obrigação dos outros, por isso são mal-agradecidas.

Frases freqüentes: Isso não é justo! / Ninguém se importa comigo. / Por que os outros podem ter sucesso e alegrias se para mim a vida não deu nada? / Não vou agradecer, o que eles fizeram, foi o mínimo que estavam devendo para mim. / Se eu não me divirto, ninguém vai se divertir também.

O floral traz perdão e reconhecimento dos erros cometidos, senso de humor e otimismo.


Objetivo


Como pudemos observar, o Dr. Edward Bach criou seus remédios florais com o objetivo de trazer:

 

Compreensão para as pessoas que tem medo,


Satisfação consigo mesmas para as que sentem solidão,


Sensibilidade estável para os que estão susceptíveis a influências e idéias alheias,


Fé e esperança para os que têm desânimo ou desespero,


Autoconfiança para as pessoas com indecisão,


Vitalidade e consciência clara para as pessoas que possuem falta de interesse nas circunstâncias atuais e


Consideração com os outros para os que possuem excessiva preocupação com o bem-estar dos demais.

 

Fonte: http://www.floraisdebach.org/o_que_sao_os_florais_do_dr_bach.htm
http://www.farmaciavitae.com.br/florais.htm
http://www.florais.com.br/si/site/0201
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ess%C3%AAncia_floral

Instituto Ahau - Terapeutas Especializados Cursos e atendimentos

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade