Tâmara: benefícios para saúde

tamasau1aCultivada há milênios, não se sabe exatamente qual a origem das tamareiras, mas há indícios de que a planta seja nativa da África e do sudoeste da Ásia. O fruto desta palma, a tâmara, possui coloração avermelhada e sabor agridoce, sendo considerado muito saboroso. As tâmaras muitas vezes são chamadas de "fruta milagrosa" por sua característica energizante e por fornecer muitos nutrientes. Elas são extremamente ricas em vitaminas, em particular as vitamina C, B1 e B2, minerais, oligoelementos, cobre, zinco, magnésio e fósforo. Devido a isso, fornece diversos benefícios à saúde.

Como possuem muitas fibras, as tâmaras ajudam a combater a constipação. Devido ao seu teor em glicose, frutose e sacarose, essas frutas são uma excelente fonte de energia para as células. A grande quantidade de ferro torna a fruta uma aliada na luta contra anemia. Além disso, as tâmaras são capazes de regular o sistema nervoso devido ao potássio que contêm. Outro benefício é que podem diminuir o nível de colesterol ruim, o LDL. Por serem ricas em minerais, fortalecem também os ossos, sendo recomendadas por alguns médicos para a prevenção de doenças que acometem essa parte do corpo, como a osteoporose.

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Devido ao sabor adocicado, as tâmaras são muitas vezes utilizadas para substituir o açúcar em receitas. No Brasil, é consumida principalmente como fruta seca, uma vez que chega no país por importação. São típicas nas festas de Natal. As tâmaras são também ricas em calorias. Em média, 100 gramas da fruta representam um valor energético de 282 calorias.


Tâmara Seca – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo

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Por Claire Bonnemasou, 2014 - Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente, em especial nas zonas mais desérticas, devido à escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional, tem enormes benefícios na saúde, conheça as fantásticas propriedades este alimento.

É altamente nutritiva devido à sua composição rica em proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas principalmente a vitamina C, fibras, potássio, ferro e cálcio. Além de 72% de sua composição se de hidratos de carbono simples e complexos, o que faz deste fruto um alimento muito energético, seno um alimento ideal, para desportistas, crianças e trabalhos enérgicos.

Benefícios do Tâmara Seca

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Minerais

Os minerais são importantíssimos no nosso organismo, a tâmara ajuda a manter os níveis necessários. Os sais minerais são fundamentais e ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contracção muscular, o transporte do oxigénio para a parte muscular e regular o metabolismo energético do organismo.

Açúcares complexos

Devido à sua composição de açucares complexos, permite que o organismo tenha um metabolismo lento e demorado. Assim é uma propriedade muito interessante para quem pratica esforço físico ou mental muito prolongado, onde é exigido enorme resistência.

Vitaminas

As tâmaras para além da já referida vitamina C, também é rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando um bem-estar e funcionando muito bem como um anti-stress. Também é um fruto óptimo para que sofre de insónias ou tem dificuldades em dormir, isto porque tem na sua composição triptófano que estimula a formação de melatonina de moda a contribuir para ter um sono tranquilo e descansado.

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Celulose e frutose:

O seu valor deve-se em grande parte a composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um ligeiro laxante.

O ferro

É também um nutriente que compõe a tâmara, é recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias.

Potássio

Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea. Regula e mantém a pressão sanguínea. Mas tenha sempre em atenção que o potássio é eliminado do corpo sem risco de toxidade para as pessoas que não tenham problemas renais. Pois para as pessoas com função renal anormal devem, monitorizar a ingestão porque podem não ser capaz de eliminar a quantidade adequada.

Quantidade recomendada de Tâmara Seca

De acordo com especialistas, para obter todos os nutrientes dessa fruta o consumo diário deve ser de 3 tâmaras.

Valor Nutricional – Tâmara

1 Unidade
Calorias 23 kcal
Proteínas 0,20 g
Carboidratos 6,23 g
Gorduras 0,03 g

Orientações gerais sobre a tâmara

Mesmo que a tâmara seja uma fruta muito saudável, é importante ter em mente que ela não deve ser consumida em excesso. Além disso, é importante que um médico ou profissional de saúde alimentar seja consultado antes de se optar pelo consumo de tâmaras. De resto, desfrute a tâmara e aproveite seus benefícios para a saúde.


Fonte: http://saude.ccm.net
           Barra de Cereal
           http://www.cozinhaai.com.br
           https://www.greenme.com.br

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