QUALIDADE DE VIDA

Spirulina: um dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta

spirusaude113/04/2023 - A espirulina é uma alga verde-azulada que cresce tanto em água doce quanto salgada. Tem sido consumido como fonte de alimento há milhares de anos e agora é frequentemente usado como ingrediente em suplementos dietéticos e outros produtos de saúde. Se você está procurando uma forma de complementar sua dieta, estas são as razões pelas quais a espirulina é uma boa escolha para você. Se alguma vez existiu um alimento digno de ser chamado de superalimento, é a espirulina. Também é conhecida como “algas verde-azuladas”. A espirulina vem da planta espirulina, que pode ser encontrada tanto em água doce quanto em água salgada. É um tipo de cianobactéria que pode crescer em vários climas, incluindo desertos e áreas tropicais. Ele tem sido usado há milhares de anos como alimento para humanos e animais. (1)

Os benefícios para a saúde da espirulina

A espirulina contém mais de 60 fitoquímicos naturais diferentes, incluindo carotenóides (beta-caroteno, luteína, zeaxantina), clorofila (que lhe confere sua cor verde vibrante) e ficocianina (um pigmento azul). Ele também contém muitas vitaminas e minerais, como ferro, magnésio e zinco. A espirulina é frequentemente usada por veganos e vegetarianos como fonte de ferro e proteína. (2) De acordo com o USDA, a alga contém 57% de proteína em peso.

É um poderoso antioxidante

Foi demonstrado que a espirulina em pó tem poderosas propriedades antioxidantes – sua pontuação ORAC é superior a 24.000 (4x a dos mirtilos), o que significa que pode combater os radicais livres em seu corpo e prevenir danos causados por eles. A espirulina também fornece o ácido graxo essencial GLA, que ajuda no combate à inflamação no corpo, ao mesmo tempo que fornece uma forma de ferro altamente digerível que ajuda a prevenir a anemia. (3)

A espirulina em pó também é uma boa fonte de vitaminas B1 e B2, necessárias para a produção de energia no corpo. Também é rico em manganês e cobre, que ajudam a proteger contra os radicais livres no corpo.

Uma fonte de proteínas e aminoácidos

A espirulina é uma proteína completa que contém todos os 9 aminoácidos essenciais. Também é rico em arginina, que apoia a função imunológica e ajuda na produção de óxido nítrico no corpo. A espirulina em pó também é rica em glutamina, o que ajuda a prevenir a perda de massa muscular e ao mesmo tempo fornece energia ao corpo. (4)

Para controle de colesterol e açúcar no sangue

Foi demonstrado que a espirulina reduz os níveis de açúcar no sangue e os níveis de HbA1c. Também pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de HDL. A espirulina é rica em ficocianina, um potente antioxidante que pode ajudar a combater o desenvolvimento do câncer. Também foi demonstrado que reduz a inflamação e melhora a circulação sanguínea. (5)

Aumenta a imunidade e a digestão

A Spirulina ajuda a apoiar a imunidade e também é um ótimo desintoxicante. Ele contém muitos nutrientes que ajudam a estimular o sistema imunológico, incluindo vitamina C, ferro, beta-caroteno, cálcio e magnésio. Foi demonstrado que melhora a digestão e reduz a inflamação no intestino. Também ajuda a reduzir gases e inchaço, tornando-se um ótimo alimento para quem tem síndrome do intestino irritável (SII). Além disso, a espirulina contém probióticos que promovem bactérias saudáveis no trato digestivo. Mais estudos são necessários para determinar exatamente como isso funciona e sua eficácia em humanos. (6)

O resultado final

A Spirulina é um suplemento incrível para adicionar à sua dieta. Mas é exatamente isso – é um suplemento. Incluir a espirulina na sua dieta regular não significa que você não precise mais comer frutas e vegetais, evitar alimentos processados e embalados e todos os outros marcadores de um estilo de vida saudável. Se você nunca se exercita, faz escolhas alimentares inadequadas e não dorme bem, a espirulina não compensará magicamente tudo isso.

Se você quer melhorar sua saúde, o primeiro passo é analisar seus hábitos atuais. Antes de considerar adicionar Spirulina à sua rotina, primeiro verifique se você está comendo vegetais e frutas suficientes, proteínas magras, gorduras saudáveis e carboidratos ricos em fibras. Além disso, certifique-se de beber bastante água, dormir o suficiente e fazer exercícios moderados por pelo menos 20 a 30 minutos diariamente. Depois de fazer tudo isso, considere apoiar ainda mais a sua saúde com espirulina. Com tudo isso junto, você com certeza notará a diferença nos seus níveis de saúde e energia.

Fontes

https://theheartysoul.com

“O verdadeiro valor da espirulina.” Pubmed. Silke Grosshagauer, et al. Abril de 2020.
“Espirulina.” Examinar.
“Suplementação de Spirul ina como terapia adjuvante no aumento da capacidade antioxidante: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos controlados.” Pubmed. Fatemeh Naeini, et al. Outubro de 2021.
USDA
“Uma revisão sistemática e meta-análise do impacto da espirulina como suplementação nas concentrações plasmáticas de lipídios.” Pubmed. Maria-Corina Serban, et al. Agosto de 2016.
“A suplementação de dietas com espirulina influencia a função imunológica e intestinal em cães.” NCBI. Ebenézer Satyaraj, et al. Maio de 2021.