CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Máquina de escrever DNA codifica frases completas em células vivas

celviva107/11/2022 - Esqueça a tinta invisível – no futuro, os espiões poderão enviar mensagens secretas codificadas diretamente no DNA das células vivas. Pesquisadores do Howard Hughes Medical Institute (HHMI) demonstraram uma "máquina de escrever DNA" codificando frases completas em DNA, que pode eventualmente funcionar como uma "caixa preta" celular. Por mais impressionantes que sejam nossos próprios sistemas de armazenamento de informações digitais, eles são insignificantes em comparação com os da natureza.

O DNA é um meio incrivelmente denso, com um único grama capaz de armazenar até 215 milhões de GB de dados – e possivelmente mais, com alguns ajustes. Infelizmente, escrever e ler a partir do DNA continua sendo um processo complicado. Assim, a equipe do HHMI desenvolveu um novo sistema para registrar informações no DNA de forma fácil e sequencial. A máquina de escrever DNA, como eles chamam, insere pequenos segmentos de DNA em uma “fita de DNA” em branco, um após o outro da esquerda para a direita. A equipe criou até 4.096 símbolos específicos que podem ser inseridos e demonstrou que o DNA Typewriter pode organizá-los para formar frases completas que podem ser lidas mais tarde.

Leia também - Veado 'vampiro' é visto no Afeganistão após 66 anos

Em seus primeiros testes, os pesquisadores soletraram “O que Deus fez?” Este versículo da Bíblia pode soar um pouco dramático, mas a frase foi escolhida porque foi a primeira frase transmitida via telégrafo usando código Morse. A segunda frase – “Sr. Watson, venha aqui! – foi igualmente histórico, pois a primeira linha já falada por uma linha telefônica. A terceira e última frase de teste foi “Bound forever, DNA”, uma linha de uma música do grupo pop coreano BTS.

Mas a DNA Typewriter não serve apenas para escrever citações nas células. A equipe diz que poderia eventualmente ser usado para rastrear a atividade e a história das células, permitindo que os cientistas desvendassem seu desenvolvimento ou respostas a doenças ou drogas como a caixa preta de um avião. Em experimentos, os pesquisadores rastrearam como uma célula se dividiu em 1,2 milhão ao longo de 25 dias, analisando seus códigos de barras para reconstruir sua árvore genealógica.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

Fonte: HHMI