SÍMBOLOS E OBJETOS

O Inexplicável Dodecaedro Romano

dode topoEle tem sido classificado como uma arma de guerra, um castiçal, um brinquedo de criança, um medidor de tempo, um instrumento astronômico, um símbolo religioso - só para citar alguns exemplos. Mas o que é , de fato esse objeto misterioso? Há livros e sites dedicados a identificá-lo corretamente, dissertações dedicadas a desvendar a verdade, os livros didáticos e currículos de classe passaram a discutir sobre qual é sua função. No entanto, a única coisa que os historiadores concordam é sobre um nome para o objeto estranho: dodecaedro romano. Essa parte foi fácil, visto que a forma matemática deste artefato é um dodecaedro. Descrito como um objeto geométrico de bronze ou pedra, tem doze faces pentagonais planas, cada uma com um furo circular no meio (não necessariamente o mesmo tamanho).

Todos os lados se conectam para um centro oco.

Leia também - O misterioso manuscrito Oera Linda

É datado em algum período ao redor do segundo e terceiro século EC, e foi surgindo em toda parte na Europa. Arqueólogos encontraram a maioria deles na França, Suíça e partes da Alemanha, onde os romanos dominaram. Mas seu uso ainda é um mistério, principalmente porque os romanos, que geralmente mantinham arquivos meticulosos sobre tudo, não fazem nenhuma menção a ele nos registros. Com tamanhos variando de 4 a 11 centímetros, e alguns botões decorativos de rolamento, só fica mais difícil de identificar uma função.

dode2

As especulações entre os historiadores resultaram em muitas hipóteses diferentes. Arqueólogos ainda vão quebrar a cabeça com ele durante muito tempo, porque o dodecaedro não está definido para uma área cultural específica e, portanto, nenhuma área de especialização. Mesmo as teorias que existem são muito controversas entre os historiadores.

Artefato religioso

dode1

Dodecaedro romano é um pequeno objeto oco de bronze ou pedra em forma dodecaedral, com doze faces retas pentagonais, cada uma com uma abertura circular no meio (de diâmetro variável) que se conecta ao centro vazio. Os dodecaedros romanos datam dos séculos II ou III a.C.

Leia também - Búzios

Aproximadamente cem destes objetos foram encontrados entre a Inglaterra e a Hungria e ao leste da Itália, sendo a maioria descobertos na Alemanha e na França. Seu tamanho varia de quatro a onze centímetros, variando também em termos de textura.

A função ou o uso do dodecaedro permanece um mistério; nenhuma menção a ele foi encontrada em imagens ou registros de época. Entre as utilidades propostas por estudiosos modernos, especula-se que o objeto pode ter servido como: castiçal; dado; arma de guerra; brinquedo infantil; instrumento de análise; mecanismo para determinar a época das colheitas; mecanismo utilizado para calibrar sistemas de canalização; e apoio de estandartes do exército. Sugeriu-se também que ele pode ter sido uma espécie de artefato religioso, sendo esta teoria baseada no fato de que a maioria dos exemplares foi encontrada em sítios arqueológicos galo-romanos.

Fonte : http://www.foxnews.com/
http://pt.wikipedia.org/