SÍMBOLOS E OBJETOS

O misterioso manuscrito Oera Linda

manus3O manuscrito do Oera Linda apareceu em 1867, quando foi oferecido para publicação (e rejeitado) à biblioteca da Frísia. Em 1872, um erudito frísio dispôs-se a traduzi-lo para o holandês e em 1876 surgiu uma tradução inglesa. A cópia é datada de 1256 e o texto afirma ser uma cópia de manuscritos ainda mais antigos, que teriam sido escritos por várias pessoas, esse manuscritos datariam de 2194 a.C. a 803 d.C. Entretanto, alguns estudiosos do assunto afirmam que o papel em que os manuscritos foram escritos pertenceriam ao século XIX, derrubando a hipótese de que os textos fossem tão antigos.

Leia também - O Escaravelho

Segundo o texto, a Europa e outras terras foram, pela maior parte de sua história, governadas por uma sucessão de "Reverendas Mães" que presidiam uma ordem hierárquica de sacerdotisas celibatárias dedicadas à deusa Frya (Freyja) e seu pai, o deus supremo Wr-alda. Refere-se a uma terra chamada "Atland" (terra dos antigos ou terra antiga em frísio), uma ilha semicircular localizada no que é hoje o mar do Norte, que teria sido destruída por um desastre natural em 2194 a.C. Data todos os eventos a partir desse marco.

manus1

manus2

O livro faz várias referências à origem de raças e civilizações a partir das migrações dessa terra e provavelmente inspirou Helena Blavatsky, que faz referências a "Atland". Entre suas afirmações está a de que um frísio chamado Tunis fundou o porto fenício de Tiro em 2000 a.C. e que um outro frísio chamado Inka criou um reino no extremo Ocidente, depois de procurar pela Atland perdida. Também diz que o alfabeto grego é derivado de um antigo alfabeto frísio.


Fonte: http://noitesinistra.blogspot.com.br/