TERAPIAS COMPLEMENTARES

Chi Kung - Parte 3

chi 4"Uma mosca é apanhada e colocada numa pequena garrafa de ginseng...a garrafa é cheia com água...a mosca fica aparentemente sem vida e a água é despejada. A mosca é colocada num pedaço de papel enquanto eu olho (o mestre de Qi-Gong) soprar o seu Qi curativo sobre a mosca sete vezes. Sentamo-nos e esperamos alguns minutos...a experiecia conclui-se enquanto vejo a mosca começar a andar outra vez." Lacy conclui, "muitos falam do autentico Qi, mas poucos o tentam provar com uma ...

tão autêntica experiencia." Um pergunta-se porquê. As consequencias de tudo isto não são insignificantes. Enquanto a crença no Chi está profundamente enraizada na cultura asiática, no ocidente, muitas pessoas estão a ser persuadidas a acreditar que Chi Gong pode dar poderes psicocinéticos, invulnerabilidade, resistência à sida, de acordo com um artigo recente no "Inside Kung-Fu".

Estudantes de uma escola marcial que frequentei faziam exercícios para cultivar os "poderes internos", que incluiam receberem golpes potentes e pontapés no estomago, braços, costelas e plexo. Como não estava a pagar 75 dólares por mês para receber feridas internas, parei de a frequentar.

Muitos destes sendo batidos repetidamente para desenvolver o seu "poder Chi" eram menores, e nada era dito sobre as consequências a longo termo de tais pancadas. Os estudantes que eram feridos eram admoestados a redobrar o seu esforço para evitar repetições!

Apenas uma nota: as moscas não teem pulmões. Quando "afogadas" limitam-se a entrar em choque. Quando secam, voltam ao seu comportamento normal. É isto o milagre referido!

Que evidências para o chi? O mesmo que para outros poderes psiquicos e sobrenaturais: funciona! Pergunte aos que acreditam. Eles podem ver e sentir os resultados. Os cépticos pensam que se estão a auto-iludir. Não duvidamos dos seus sentimentos e das suas proezas, apenas das suas explicações. A ideia de que há uma espécie de fluido de energia movendo-se no corpo e isto explica como um soco pode partir um tijolo parece desnecessário e rebuscado. Esta ideia tambem é usada para explicar como a acupuntura funciona. O acupunturista está a canalizar o chi. Esta noção está ainda por detrás da prática do toque terapeutico e da terapia de massagem. Sou a ultima pessoa a queixar-se de uma massagem, mas os seus efeitos benéficos, mantenho, são apenas fisicos e nada teem a ver com quimeras metafisicas como o chi.


Aprenda alguns movimentos


Bom para digestão, enxaqueca e hipertensão

 

chi digestão

 

Comece com pernas afastadas, joelhos semiflexionados, braços ao longo do corpo e mãos voltadas para dentro. Eleve os braços semiflexionados até ficarem acima da cabeça, com as palmas voltadas para dentro, enquanto inspira. Depois, expirando, desça o tronco para o lado direito, abaixando o braço direito até a linha do ombro. Olhe para a mão direita, acompanhando o movimento. Repita para o outro lado.


Bom para o sistema respiratório

 chi respiracao

 

 

Inspirando, eleve os braços semiflexionados até a altura dos ombros, com as palmas das mãos para baixo. Em seguida, vire as palmas das mãos uma para a outra e afaste os braços lateralmente. Por fim, expirando, reaproxime os braços e volte à posição inicial.


Bom para equilibrar as emoções

 chi emoçoes

 

 

Expirando, cruze os braços à frente do corpo com as mãos fechadas. Inspirando, eleve-os cruzados até ficarem sobre a cabeça. Na sequência, abra as mãos e afaste os braços lateralmente enquanto expira. Desça-os levando os cotovelos em direção à cintura e cruze os braços novamente.


Bom para conhecer o próprio corpo

 chi conhecer

 

 

Enquanto inspira, flexione os cotovelos lateralmente com as palmas das mãos para cima. Eleve os braços lentamente, ainda flexionados, até as mãos ficarem ao lado da cabeça. Por fim, com as palmas voltadas para frente, expire abaixando os braços. Volte ao início


Bom para aumentar a esperança

 chi esperaça

 

 

Braços ao lado do corpo, mão esquerda com a palma para cima e a direita para baixo. Expirando, eleve o braço esquerdo girando o corpo para o lado direito e levantando ligeiramente os calcanhares. Respire. Retorne à posição inicial e faça o exercício para o outro lado.


Bom para dores na cervical, bursite e tendinite

 chi cervical

 

 

Deixe os braços à frente do corpo, flexione os cotovelos e mantenha as mãos paralelas, como se estivesse segurando uma bola. Expire enquanto gira o tronco para o lado esquerdo e eleve os braços acima dos ombros. Volte à posição inicial ao mesmo tempo em que inspira e repita o movimento para o outro lado.


Bom para estimular a sensibilidade

 chi sensivel

 

 

Braço esquerdo estendido à frente, na linha do ombro, com a palma da mão virada para cima. Braço direito flexionado com a palma da mão voltada para cima na altura do peito. Na sequência, inspirando, gire o tronco para a direita, levando o cotovelo direito para trás e, ao mesmo tempo, virando a palma da mão para frente. Retorne à posição inicial e faça o exercício para o outro lado.


Bom para proteger o corpo de doenças autoimunes

chi doenças

 

 

Dê um passo com o pé esquerdo e mantenha o joelho direito flexionado. Cruze os braços à frente do corpo com as mãos fechadas e incline levemente o tronco à frente. No segundo passo, enquanto inspira, eleve os braços até deixar as mãos acima da cabeça. Por último, abra as mãos e abaixe os braços flexionados lateralmente, inclinando suavemente o corpo para trás. Retorne à posição inicial.


Bom para fortalecer o sistema imunológico

 chi imuno

 

 

Gire levemente o tronco à esquerda levando o braço direito flexionado próximo ao abdome. Ao mesmo tempo, eleve o braço esquerdo e volte a palma da mão para o rosto. Expire e gire o corpo à direita. Depois, inverta a posição das mãos e repita o movimento.


Bom para aliviar a ansiedade

 chi ansiedade

 

 

Flexione o joelho direito e estique a perna esquerda, levantando a ponta do pé. Flexione os cotovelos e punhos perto do peito. Expirando, desça as mãos (com os dedos voltados para o chão) até o umbigo. Sem parar, estique as mãos e leve-as para cima com as palmas voltadas para frente (fazendo um ?U?) até a altura dos ombros.


Bom para regular a menstruação e aumentar a felicidade

 chi menstruacao

 

Feche a mão esquerda e eleve o braço flexionado à frente do corpo. Ponha a palma da mão direita de frente para a mão esquerda. Gire o tronco devagar de um lado para o outro mantendo os braços nessa posição. Inverta e repita o movimento do outro lado. Os olhos devem acompanhar a manobra das mãos

 

Chi kung traz equilíbrio e disposição

 

Acabe com o estresse, controle o apetite e turbine as defesas do organismo em apenas 15 minutos. Conheça o treino de origem chinesa que faz tudo isso e mais! O significado de chi kung (pronuncia-se tchi kun) é energia pura. Trata-se de uma atividade de origem chinesa que inspirou a maioria das técnicas da medicina oriental. ''Com movimentos que buscam equilibrar mente, corpo e espírito, você controla o peso, aumenta a disposição, melhora o sistema imunológico e elimina o stress, entre outros benefícios'', explica Henrique Cirilo, diretor do Instituto Brasileiro de Chi Kung e autor de O Livro Dourado de Chi Kung (Roca)

Entre os benefícios, podemos destacar que o Chi Kung mantém você tranquila, feliz e revitalizada. Ele também:

. Melhora o seu humor: segundo um estudo da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, os exercícios são capazes de atenuar os sintomas da depressão de forma tão eficaz quanto o uso de remédios.

- Garante um sono tranquilo: com Chi Kung, pacientes que têm problemas para dormir conseguiram cair no sono 18 minutos mais rápido. O resultado vem do Instituto de Pesquisa Oregon, nos Estados Unidos (EUA).

- Turbina a imunidade: que tal dar um gás no sistema imunológico? Uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois, nos EUA, revelou que adultos que fizeram Chi Kung por três horas semanais depois de serem vacinados contra a gripe produziram três vezes mais anticorpos que aqueles que receberam somente a vacina.

- Alivia a enxaqueca: não é fã dos analgésicos? Os exercícios podem indicar o fim das dores de cabeça causadas por stress. A conclusão é da Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos EUA. O Chi Kung reduz os espasmos musculares e as inflamações que podem contribuir com as crises.

E mais:
. Fortalece o sistema nervoso
. Equilibra as emoções
. Reduz a sobrecarga mental
. Relaxa os músculos e aumenta a flexibilidade
. Ajuda na superação de medos e limites
. Alivia dores nas costas

Antes de começar a praticar, lembre-se:

Como: praticar cada movimento completo de três a seis vezes, com calma e num fluxo contínuo, sempre olhando para as mãos. Você pode seguir na sequência que quiser.

Quando: para ter todos os benefícios apresentados nesta reportagem, exercite-se pelo menos três vezes por semana, na hora e local que você preferir.

Segredo: a respiração. Inspire e expire pelo nariz, mantendo os lábios fechados.

Dica: para uma injeção imediata de energia, realize o seu movimento preferido sempre que sentir necessidade.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chi_Kung
http://www.healing-tao.com.br/
http://www.skepdic.com/brazil/chi.html
http://mdemulher.abril.com.br/