TEMAS INEXPLICADOS

O Despertar - Parte 13: O Reencontro com o Mestre

despertar13cO alinhamento dos corpos físico, emocional e mental é a etapa final para concluir todo o processo de purificação espiritual. O entendimento de que o corpo carnal é apenas o veículo de manifestação física e a expressão ativa dos dois corpos anteriores, onde a alma atua no seu ponto mais denso, fazendo suas experiências no mundo da forma. Ao compreender isto, a sabedoria que o peregrino adquiriu ao longo da sua caminhada, leva-o a aceitar a lei da ordem que rege a evolução cósmica: "Assim embaixo, como acima! Então, neste instante sabe-se que existe uma hierarquia que dirige cada passo em nosso crescimento interior.

A certeza de que a parte espiritual antecede em tudo, a manifestação física no plano terreno. Neste conhecimento começa a refletir todo o processo em si e vê uma nova realidade que não foi percebida antes: havia invertido tudo, durante a vida inteira!

A partir de agora olha tudo sob o ângulo do observador e a visão clara se apresenta diante dos seus próprios olhos. Era realmente um escravo de si mesmo! Uma forma de escravidão inconsciente em que a personalidade no seu egocentrismo e apego, usava o corpo emocional e o corpo mental para satisfazer todos os seus desejos e prazeres terrenos.

Servia de si mesmo vivendo uma ilusão tão profunda e envolvente. Sempre querendo mais e mais, numa competição interminável que uma existência não era o suficiente, necessitando de vidas e vidas para alcançar seus fins. Aprende diante disto que há um mecanismo perfeito para alcançar a felicidade. A obediência à lei divina.

Compreende o significado e o objetivo da vida, entende que o caminho da dor e do sofrimento era necessário para o seu crescimento. Esse entendimento leva-o para o seu interior e percebe a vida que sempre pulsou dentro de si e que esta vibração está mais além do que imaginava. Começa então a percorrer o caminho de volta...

Para isto inicia um novo processo inteiramente desafiador: primeiro dominar as suas emoções e em seguida dirigir seus próprios pensamentos de forma organizada. A disciplina é o método para alcançar essas metas. Tenta a todo custo controlar os impulsos que vem do corpo físico, através do cérebro viciado pelas tentações do mundo exterior. Acalma a mente. Cura as feridas das emoções fragilizadas pelas dores e sofrimentos.

Quando a muito custo consegue sutilizar as emoções, vai aprendendo a sentir a própria vida que pulsa no seu interior e a expressá-la no seu meio ambiente, interagindo e relacionando com as pessoas de uma forma inteiramente nova. Suas emoções são conduzidas de forma racional e inteligente porque agora conhece as leis que governam a vida humana. Seus pensamentos são mais harmônicos, embelezados pelo raciocínio lógico de que a existência da paz é um estado de ser e que a única energia que move qualquer sentimento é a do amor incondicional.

Deste ponto, serve-se do conhecimento... e, da sua nova experiência. Aprende a pensar. Estuda os mecanismos do cérebro físico conduzindo a nova formação das ramificações dos seus neurônios. Vai deixando de usar os velhos trilhos, começando a percorrer os novos que estão sendo construídos lentamente, mas de forma consciente. E se encanta com o novo caminho e a nova paisagem, mas bela e colorida. A mente configura um novo padrão de funcionamento, abandonando os velhos "softwares", antiquados para este novo tempo em que as informações são mais velozes para serem processadas.

Implanta em si mesmo um novo programa, quebrando os paradigmas que travam o seu progresso. Seus pensamentos são controlados pelo hábito do discernimento. Sabe o que quer e o que não deve fazer. Sua disciplina ultrapassa todos os obstáculos. Supera a si mesmo nesta batalha interior. E vence! Suas emoções são compreendidas dentro do foco de aprendizagens. Compreende as causas das dores e sofrimentos e decide não mais vivenciar estas experiências, fazendo um esforço também consciente para se desapegar de tudo que impede de alcançar a sua liberdade.

Estas emoções violentas são transmutadas para o sentimento suave da verdadeira vida do ser. A compreensão do ser em toda a sua plenitude e, não mais em estar. Apenas é. Os pensamentos conduzem os sentimentos em harmonia e a atividade se expressa através do corpo físico, a partir de ideais mais elevados.

Quando isto ocorre, o alinhamento dos corpos se faz de forma tão perfeita que a conexão das consciências fragmentadas dos corpos físico, emocional e mental inferior, conduz a energia, a luz da poderosa presença divina, para baixo, num fluxo ininterrupto da mesma forma que ao abrir as comportas de uma represa, a enxurrada de águas desaba rio abaixo.

A "ponte" agora está reconstruída e, jamais poderá ser rompida esta ligação. Será um momento de extrema felicidade. Inigualável. Inimaginável. O reencontro com o seu Eu Superior é o momento mais marcante de toda a jornada terrena. Este é o seu mestre da Vida. O seu Cristo interior. É aquele que fragmentou a parte de si mesmo e criou todas as personalidades das encarnações vividas na face deste planeta. É quando a personalidade reconhece essa verdade que esteve oculta por tanto tempo e imerge nesta consciência superior. É a famosa "volta do filho pródigo"!

Este momento transcendental é conhecido pela frase ocultista que diz: "quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!". O peregrino agora entra para o caminho do discipulado, onde passará a receber as instruções e orientações daquele que sempre foi o seu mentor espiritual, aquela voz silenciosa que sempre o guiou na longa noite que marcou a sua caminhada. Revelações e descobertas serão colocadas diante de si como um livro aberto. E, então uma nova vida se inicia...

PARTE 14

Copyright © 2012-2013. Por Caminhando com o Mestre (http://ernesto-shimabuko.blogspot.com.br). Todos os direitos reservados. É dada permissão para copiar e distribuir este material contanto que o conteúdo seja transmitido integralmente e sem alteração, o autor seja creditado, seja distribuído gratuitamente, e esta nota de direitos e o link sejam incluídos.