CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Epidemiologista sênior da Suécia: o uso de máscaras faciais é “muito perigoso”

usomas120/08/2020, por Steve Watson - “Ter máscaras e depois pensar que pode lotar seus ônibus ou shoppings - isso é definitivamente um erro”. O principal especialista da Suécia em coronavírus alertou que encorajar as pessoas a usar máscaras é "muito perigoso" porque dá uma falsa sensação de segurança, mas não impede a disseminação do vírus de forma eficaz. “É muito perigoso acreditar que as máscaras mudariam o jogo no que diz respeito ao COVID-19”, disse Anders Tengell, que supervisionou a resposta da Suécia à pandemia enquanto resistia a qualquer forma de bloqueio ou mandato de máscara.

“As máscaras podem ser um complemento para outras coisas quando outras coisas estão seguras no lugar”, acrescentou Tengell.

“Mas começar com máscaras e depois pensar que você pode lotar seus ônibus ou shoppings - isso é definitivamente um erro”, ele insistiu. Tegnell tem se manifestado consistentemente contra o uso de máscaras, declarando no mês passado que “Com os números diminuindo muito rapidamente na Suécia, não vemos sentido em usar máscara facial na Suécia, nem mesmo nos transportes públicos”.

“As descobertas que foram produzidas por meio de máscaras faciais são surpreendentemente fracas, embora tantas pessoas ao redor do mundo as usem”, disse Tengell.

“Estou surpreso que não tenhamos mais ou melhores estudos mostrando o efeito que as máscaras realmente têm. Países como Espanha e Bélgica obrigaram suas populações a usar máscaras, mas o número de infecções ainda aumentou ”, declarou o epidemiologista. A Suécia, que não impôs nenhuma ordem de bloqueio obrigatória, viu seus casos de coronavírus e mortes diminuírem.

Leia também - Armazenamento de informações médicas abaixo da superfície da pele

“É muito promissor que a Suécia tenha caído a esses níveis”, disse Tegnell, acrescentando que “as curvas estão caindo e as curvas para os gravemente enfermos estão começando a se aproximar de zero”.

Como a Newsweek reconheceu no início deste mês, a taxa de mortalidade COVID-19 da Suécia é menor do que a da Espanha, Reino Unido e Itália, países que impuseram bloqueios. A queda do PIB da Suécia de 8,6 no 2º trimestre de 2020 também é significativamente menos severa do que a média de 12,1 observada na zona do euro, deixando o país escandinavo em "muito melhor forma do que o resto da Europa".

Fonte: https://summit.news/