QUALIDADE DE VIDA

O perigo do TikTok: estudo mostra que o uso de mídias sociais muda o cérebro dos adolescentes

ticperigo101/04/2023 - Um estudo recente de psicólogos mostra que o uso regular das redes sociais está ligado a mudanças no cérebro dos adolescentes. Isso é especialmente preocupante devido ao fato de que a plataforma de mídia social mais popular para adolescentes americanos é o TikTok da China, que envia mensagens prejudiciais aos adolescentes assim que eles se inscrevem em uma conta. Os efeitos das mídias sociais no cérebro em desenvolvimento das crianças há muito tempo são um tema de preocupação para pais e formuladores de políticas. Agora, o New York Times relata que um novo estudo de neurocientistas da Universidade da Carolina do Norte lançou alguma luz sobre o assunto, usando varreduras cerebrais para rastrear os efeitos do uso de mídia social em alunos do ensino médio de 12 a 15 anos, um período de rápido desenvolvimento do cérebro. O estudo descobriu que as crianças que verificavam regularmente seus feeds ...

de mídia social por volta dos 12 anos mostraram maior sensibilidade às recompensas sociais de seus colegas ao longo do tempo. Em contraste, os adolescentes com menos engajamento nas mídias sociais mostraram um interesse decrescente em recompensas sociais. Embora o estudo não possa fazer afirmações causais definitivas sobre os efeitos das mídias sociais no cérebro, os autores sugerem que as descobertas podem ter consequências de longo prazo até a idade adulta.

O estudo foi realizado em um grupo diversificado de 169 alunos de uma escola de ensino médio na zona rural da Carolina do Norte. Os alunos foram divididos em três grupos com base na frequência relatada de uso de mídia social: habitual (verificar feeds 15 ou mais vezes por dia), moderado (verificar de 1 a 14 vezes por dia) e não habitual (verificar menos de uma vez por dia). . Os sujeitos receberam varreduras cerebrais completas em intervalos de aproximadamente um ano enquanto jogavam um jogo que exibia recompensas e punições na forma de colegas sorridentes ou carrancudos.

Durante o jogo, usuários habituais de mídia social mostraram maior ativação em três áreas do cérebro:

- Circuitos de processamento de recompensas, que também respondem a experiências como ganhar dinheiro ou comportamentos de risco.

- Regiões cerebrais que determinam o que se destaca no ambiente.

- O córtex pré-frontal, que ajuda na regulação e controle.

Essas mudanças na função cerebral sugerem que os adolescentes que frequentemente verificam seus feeds de mídia social podem se tornar “hipersensíveis ao feedback de seus colegas”, de acordo com a Dra. Eva Telzer, professora associada de psicologia e neurociência na Universidade da Carolina do Norte e uma das autores do estudo.

No entanto, ainda não está claro se essas alterações cerebrais são benéficas ou prejudiciais. Por um lado, o aumento da sensibilidade social pode ser visto como adaptativo, indicando que os adolescentes estão aprendendo a se conectar com os outros. Por outro lado, o aumento da sensibilidade social pode levar a outros problemas, como ansiedade social e depressão.

O Breitbart News informou anteriormente que aplicativos como o TikTok foram considerados prejudiciais à saúde mental dos adolescentes. Em dezembro, o Breitbart News informou que um estudo do Center for Countering Digital Hate (CCDH) revelou que os algoritmos do TikTok estão recomendando conteúdo de automutilação e transtorno alimentar para novos usuários logo após eles ingressarem na plataforma.

O estudo envolveu pesquisadores criando contas no TikTok e se passando por usuários de 13 anos interessados em imagem corporal e conteúdo de saúde mental. Os resultados mostraram que apenas 2,6 minutos após entrar no aplicativo, os algoritmos do TikTok começaram a recomendar conteúdo suicida para as novas contas. Além disso, o conteúdo do transtorno alimentar foi recomendado em menos de oito minutos.

O Breitbart News informou extensivamente sobre os perigos do TikTok. Em uma coluna defendendo a proibição do aplicativo chinês nos Estados Unidos, a repórter Alana Mastrangelo escreveu:

ticperigo2

O perigo para crianças e adolescentes

A China é um país estrangeiro hostil que está usando o TikTok para fazer com que os adolescentes dos EUA participem de tendências perigosas e com risco de vida.

Em setembro, o FDA alertou os pais sobre um novo desafio mortal do TikTok que envolve crianças cozinhando frango em NyQuil, “presumivelmente para comer”. A tendência no aplicativo de propriedade da China foi apenas o exemplo mais recente de um truque perigoso que se espalhou para os jovens americanos.

Outro desafio visto no TikTok em 2020 envolveu instar os usuários a tomar grandes doses do medicamento para alergia Benadryl (difenidramina) para induzir alucinações. O desafio resultou em relatos de adolescentes sendo levados às pressas para o hospital e, em alguns casos, morrendo.

No ano passado, os funcionários da escola se manifestaram contra o “desafio do banheiro” do TikTok, que incentivou os alunos a vandalizar os banheiros da escola. O desafio, também conhecido como “licks tortuosos”, envolvia vídeos retratando vandalismo de estantes de troféus, corredores e salas de aula, bem como roubo de extintores de incêndio, placas escolares e outros bens.

Para adicionar insulto à injúria, o aplicativo chinês também recompensa os usuários dos EUA, tornando-os virais ou tornando-se “famosos no TikTok” por se comportarem de maneira tola. Por um lado, isso é feito postando vídeos de dança frívolos, mas, por outro, é para popularizar tendências perigosas ou postar conteúdo sexual.

O algoritmo do TikTok também torna mais fácil para os adolescentes se tornarem virais e ganharem fama na internet quando postam vídeos sexualizados. Isso também afetou a saúde mental dos adolescentes, de acordo com profissionais de saúde mental. E a empresa chinesa aparentemente adapta seus algoritmos para ter diferentes impactos em várias comunidades. Por exemplo, uma ação movida em julho alega que o TikTok promove conteúdo especialmente violento para adolescentes negros.

Ao contrário de outras plataformas de mídia social – como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter – o TikTok torna muito mais fácil e rápido para os adolescentes obterem o que consideram “fama” no aplicativo. Essa fama pode vir com um preço terrível.

Fonte: https://www.breitbart.com