QUALIDADE DE VIDA

Saiba mais sobre Raios e como Proteger-se !!

AARAIOO que é raio... Raios são descargas elétricas atmosféricas que não seguem um padrão de destino, ou seja, um raio não necessariamente desloca-se rumo a terra, ele pode vagar apenas na nuvem de origem e partir para outra dotada também de cargas. Os raios não se limitam apenas em partir de nuvens, estes podem ser emanados da terra. Sua intensidade e amperagem é extremamente alta podendo variar em largas faixas. Porque o raio cai em "X" local - O raio procura o caminho mais fácil para descarga, é totalmente imprevisível aonde ele possa atingir.É verdade que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?Não, muito pelo contrário, dependendo da intensidade elétrica ele pode ter seqüenciais descargas no mesmo local, é raro isto acontecer pois geralmente quando ...

um raio cai em determinado ponto ele libera toda a descarga local, não restando energia suficiente para um posterior descarga. Pelo sim ou pelo é melhor não seguir rumo ao local onde houve uma descarga, pois este ponto oferece condições propícias para receber novas descargas. 

O que acontece se um raio atingir uma pessoa? Existe duas formas de descargas tendo pessoas como vítimas:

Leia também - Sintonia e Vibração

1 - quando o raio cai exatamente sobre a pessoa, esta fica totalmente carbonizada sem nenhuma chance de sobreviver, tem seu tamanho reduzido em até 70% ficando irreconhecível

2 - quando um raio cai no solo muito próximo a uma pessoa, dependendo da distância pode matar mas não altera a mesma fisicamente, o que acontece na maioria dos casos é a pessoa desmaiar com a dissipação da descarga que vaga no solo podendo em alguns casos proporcionar parada cardíaca. Esta dissipação de energia ocorre quando há chuva, ou seja, se o solo estiver molhado pois sabemos que a água é condutora de energia.

Como evitar os raios

É muito difícil saber um local adequado para não ser surpreendido pelo raio. Um belo abrigo é o carro, onde foi cientificamente provado que mesmo que um raio caia sobre o mesmo você não sofre descarga. Mas como não existem carros ou casas no meio da trilha uma forma é procurar abrigar-se em partes baixas, não expondo-se muito em pontos elevados. Áreas descampadas são os locais prediletos dos raios assim como árvores. Não se proteja junto a árvores pois estas funcionam como pára-raios e você poderá receber parte desta descarga ou parte de uma árvore na cabeça!

Já nos foi perguntado a respeito de como poder evitar raios em topos de montanha... aí a situação fica difícil!

Leia também - A Diferença entre Alergia ao Glúten e Doença Celíaca

Uma das formas é tentar desocupar o topo, procurando abrigo nas vertentes, mas caso isso for impossível o ideal é você montar seu para-raio distante do seu acampamento com um garfo ou faca na ponta de um galho de forma que ele fique aterrado e apontado para cima no ponto mais alto da montanha... ressalto extremo cuidado ao fazer isso para que você não acabe sendo o próprio para raio e como já disse... beeeeeeem distante do seu acampamento! (ainda assim, recomendamos afastar-se do cume - O raio busca a menor trajetória ao solo, e a montanha é exatamente esse atalho).

Fonte:http://www.saphyria.com.br/?a=76710