QUALIDADE DE VIDA

A Terapia Max Gerson e a cura do câncer - Parte 2

gerson 2A Terapia em si - A dieta. A dieta Gerson é naturalmente rica em vitaminas, minerais, enzimas e líquidos. É extremamente baixa em sódio e gorduras. Tipicamente, um paciente Gerson tem a seguinte dieta diária: - 13 copos de sumo, — de cenoura, cenoura/maçã e de vegetais de folhas verdes –, preparados, de hora a hora, a partir de produtos biológicos e frescos - 3 refeições totalmente vegetarianas, igualmente a partir de produtos biológicos e frescos, preparadas com vegetais, cereais integrais e frutas Uma refeição típica inclui: uma salada variada, vegetais cozinhados, batata assada, sopa e sumo Tudo sem sal. - fruta fresca e biológica sempre disponível, como complemento à dieta.

A Terapia Gerson procura regenerar o corpo para a saúde, estimulando o metabolismo inundando o corpo diariamente com nutrientes de cerca de 8 quilos de vegetais e frutas cultivados biologicamente. A maior parte é utilizada para fazer sumos frescos, um copo de hora a hora, 13 vezes por dia. Comida sólida, crua e cozinhada, é consumida nas quantidades que se desejar.


Suplementos

Somente e apenas são usados suplementos quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de um certo nutriente.

É assim com os seguintes suplementos:

- Sais de potássio – O potássio é um elemento chave na terapia. Seria impossível comer toda a quantidade de alimentos que seria necessária para fornecer a quantidade de potássio que se pretende.

- Enzimas pancreáticos – Os sumos são a forma mais eficaz de fornecer ao corpo o máximo de enzimas contidos nos alimentos. No entanto, o Dr. Gerson entendeu dever fornecer mais enzimas ainda.

- Extracto de fígado – Ajuda a regenerar o fígado e a fortalecê-lo. Devido aos riscos de utilizar produtos derivados de fígados de animais, tem de ser utilizado na forma de suplemento.

- Vitamina B-12 – Compensa a deficiente quantidade de vitamina B12 da maior parte dos alimentos vegetarianos da Dieta Gerson (NB: Há alimentos vegetarianos com quantidade mais do que suficiente de B12, mas não são utilizados na Terapia Gerson)
- Solução de Lugol (solução de iodo e de iodeto de potássio) (metade da concentração) – O iodo estimula a tiroíde, logo o metabolismo. A maior parte dos alimentos tem pouco iodo. As algas contêm muito iodo, mas não são utilizadas na Terapia Gerson. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.

- Extracto de tiróide – Para estimular mais ainda o metabolismo. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.

- Enemas(1) de café e de camomila – para ajudar o fígado a desintoxicar (café) e suavizar o cólon (camomila)

ATENÇÃO:

TODOS OS SUPLEMENTOS REQUEREM GRANDE CUIDADO.

HÁ VÁRIAS CONTRAINDICAÇÕES (ver em Cuidados com Suplementos).
As quantidades são definidas em função do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.


Desintoxicação


Parte crucial da Terapia Gerson é a desintoxicação dos tecidos e do sangue. Ela é realizada por vários meios, mas em primeiro lugar e sobretudo através do uso de enemas de café.

A base científica para o uso de enemas de café está bem documentada.

Os enemas fazem diminuir as dores e aceleram a cura. Todos os pacientes o confirmam.

Biologicamente, os sistemas enzimáticos do fígado são estimulados e o fluxo de bilis aumenta, levando consigo maior quantidade de toxinas. Está comprovado que estes enemas aumentam a capacidade do corpo de eliminar resíduos tóxicos do ambiente, dos tratamentos à base de quimioterapia e de outras fontes.

Os tumores e outros tecidos doentes são também mais rapidamente eliminados à medida que vão sendo degradados.

Outro método de desintoxicação é à base de óleo de rícino, usado como um estimulante adicional do fluxo de bílis e como mais uma forma de aumentar a capacidade do fígado de filtrar o sangue.

Para além disso, enzimas digestivos servem para aumentar a absorção de nutrientes e facilitar a degradação e eliminação de tecido danificado.


Duração


A duração é muito variável. Depende do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.

Na maior parte dos casos, os primeiros resultados concretos e visíveis de melhorias da doença acontecem logo no primeiro mês, mesmo em casos de doenças graves.

No entanto, a cura total ainda não aconteceu nessa altura e, se o paciente abandona a Terapia muito cedo, pensando já estar curado, regride na maior parte das vezes.

Assim, para produzirem uma cura total, os pacientes devem manter-se fielmente na Terapia bastante para além dos sinais exteriores de recuperação. Só assim todo o organismo e todo o seu metabolismo podem regenerar completamente. No caso de doenças graves em estadios avançados, esse prazo pode ir até cerca de 2 anos.

Em estados menos graves, verificam-se curas totais ao fim de prazos que vão de poucas semanas até vários meses.

A duração poderá prever-se antecipadamente, mas o ideal é iniciar a Terapia com flexibilidade e aguardar que os resultados apareçam, aceitando o seu próprio ritmo pessoal.


Onde fazer a Terapia Gerson

FAZER EM CASA OU NUM CENTRO? COM AJUDA OU SEM?

Embora a filosofia de limpeza e de re-activação do corpo seja simples, é muito importante sublinhar que a Terapia Gerson é um método de tratamento complexo, que requer muita atenção aos detalhes, e que pode provocar sintomas de cura agrestes.
Veja a secção Cuidados ao Iniciar a Terapia Gerson para saber em que casos não deve iniciar a Terapia sem a supervisão de um terapeuta Gerson e em que casos não deve sequer praticá-la.

Não estamos a dizer que a Terapia não deverá ser feita pelo próprio paciente, autonomamente. Pelo contrário, a Terapia Gerson é uma terapia “faça-você-mesmo”.

No entanto, estamos a advertir e a salientar que os pacientes devem ter uma muito boa compreensão das condições de aplicação e dos procedimentos da Terapia para que possam praticá-la segura, tranquila e eficazmente em suas casas.

A escolha é sua.

Tem 3 grandes opções:

- fazer a Terapia por si próprio, em casa
- fazê-la em casa, mas com a ajuda de um ou mais amigos ou de um Caregiver Gerson
- fazê-la num centro

Muitos pacientes curaram-se completamente praticando a Terapia em suas casas, sem nunca irem a qualquer Centro ou clínica, apenas estudando e aplicando a literatura disponível. Outros passaram algumas semanas num centro e depois continuaram em casa.

Mas, ATENÇÃO!, caso esteja bastante debilitado e/ou padeça de doença grave em estado avançado, mais do que recomendar, cometêmo-lo vivamente a que:

1. Pelo menos durante as 2 ou 3 primeiras semanas, repouse muito.

Deverá mesmo fazer um retiro. Esse retiro até pode ser em sua casa, mas seja honesto consigo próprio, avalie bem se em casa terá condições para isso (não deverá dedicar-se a nada mais senão à Terapia e a si).
O seu corpo precisa desse repouso para desintoxicar e regenerar. Essas deveriam ser praticamente as suas duas únicas funções durante os primeiros dias ou semanas.

Além disso, os sintomas de desintoxicação e cura podem ser bastante agressivos, ou pelo menos bastante incómodos, e, nesse caso, o seu corpo poderá mesmo forçá-lo a repousar.

2. Opte por ter ajuda, quer seja de um amigo, de um Caregiver Gerson ou ainda internando-se num Centro apropriado.

Os sintomas de cura podem ser agrestes e, além disso, a Terapia é muito exigente em termos de tempo dedicado quer às compras quer à preparação dos alimentos e enemas.

Se, ao invés, o seu estado é de pouca debilidade e/ou a sua doença, mesmo que grave, não se encontre em estado muito avançado, e, além disso, não se encontre em nenhuma das condições referidas na secção Cuidados ao Iniciar a Terapia Gerson, faça a sua própria avaliação e tome a sua decisão sobre a forma de apoio, ou não, que vai adoptar.


Cuidados

CUIDADOS A TER AO INICIAR A TERAPIA GERSON


Restrições à pratica da Terapia Gerson

- Não inicie uma Terapia Gerson sem a supervisão de um terapeuta Gerson caso exista qualquer das seguintes condições:
– quimioterapia (a decorrer ou já terminada)
– diabetes
– metástases no cérebro
– deficiência renal
– corpos estranhos como pacemakers, próteses, parafusos, etc

- A Terapia Gerson não pode ser praticada por pessoas que tenham recebido qualquer transplante.

- Os pacientes têm de ser capazes de comer, beber e eliminar normalmente.

Escolher uma Terapia

Nenhum tratamento funciona infalivelmente, para toda a gente, em qualquer momento. Quem quer que lhe diga o contrário não lhe está a contar os factos.

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de uma doença que assume como mortal, a escolha da melhor estratégia para combater essa doença pode criar muita confusão e desorientação.

Todos afirmam ter “o melhor tratamento”, “a cura mais rápida” ou “a única terapia que funciona”.

Em muitos casos, o seu médico só tem conhecimento de tratamentos convencionais e, no que respeita a tratamentos não-convencionais, ou desconhece ou tem mesmo uma atitude hostil.

Independentemente do número de opiniões diferentes que recebe sobre como tratar a sua doença, — é você que vai tomar a decisão final sobre o que fazer… e precisa de estar confortável com a sua decisão.

ESCOLHA O TRATAMENTO QUE FAÇA O MAIOR SENTIDO PARA SI!

Advertências em Relacão à Escolha da Terapia Gerson>
Se considera aderir à Terapia Gerson, pensamos que faz uma excelente escolha.

Queremos então adverti-lo em relação a vários pontos.

A Terapia Gerson é dura e exigente.

Exige disciplina e paciência. E exige muito trabalho. Em casos de doenças debilitantes exige também certamente a ajuda de alguém.

Compenetre-se bem de que é necessário um total cometimento da sua parte.

Deve cometer-se a 100 por cento à Terapia.

Se não tenciona fazê-lo, aconselhamos que procure outro tratamento.

Os princípios da Terapia Gerson são muito claros e bem definidos, com razões bem concretas para existirem.
A maneira como o Dr. Gerson construiu esses principios foi através da prática clínica e do método científico.
A sua terapia é fruto dos resultados obtidos.

Ela contém os elementos que deram os melhores resultados.

É claro que, se respeitar apenas alguns dos princípios, mas não todos, é melhor para a sua saúde do que não respeitar nenhuns, mas nesse caso não está a praticar a Terapia Gerson.

No entanto, é possivel que, apesar disso, se cure da sua doença, o que é fantástico. Há muitos casos de curas com as mais variadas terapias, alimentares e não-alimentares. Não consideramos que a Terapia Gerson seja o único tratamento eficaz para doenças, nem o tratamento ideal.

Acreditamos sim que é o tratamento mais completo para a doença.

Também não afirmamos que cure tudo, nem todos, nem sempre.

Mas, com os milhares de pacientes que já se curaram das suas doenças “incuráveis” praticando a Terapia Gerson, podemos dizer que ela é um grande sinal de esperança.

Esses testemunhos são a maior mostra da eficácia deste tratamento e foram eles que fizeram que o Dr. Gerson dedicasse a sua vida completamente à cura do cancro, refinando continuamente a sua terapia, obtendo cada vez mais e melhores resultados.

Fonte: http://pistasdocaminho.blogspot.com/
          http://terapiagerson.wordpress.com/