LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Socotra, uma ilha do outro mundo

socotra1bSocotra ou Socotorá é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África (Corno de África), a 250 km a leste do cabo Guardafui e a uns 350 km a sudeste da costa do Iémen, que administra Socotra em nome do Sultanato de Mahra e Socotra. O arquipélago reúne 825 espécies de plantas que nao sao encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Estas árvores ...

(veja as imagens fantasticas abaixo) estranhas chaman-se "dragoeiros de Drago, dragão, porque a seiva é vermelha, e segundo a lenda parece o sangue do dragão. O nome científico desta árvore é dracaena cinnabari, pode alcançar 5 metros de altura e viver até os 300 anos. Antigamente a seiva vermelha tinha uso medicinal sendo usada em tinturaria.

O explorador portugues Tristão da Cunha desembarcou nas ilhas no começo do século XVI e nesta época estas ja estavam sob o dominio Portugues.

Socotra passou a ser controlada pelos sultões de Mahra em 1511, até que em 1886, devid a sua posição estratégica, foi dominada pelos Britânicos por todo o estreito de Aden. Em 1967 com a independencia do Iemen delas adquiriram soberania total. Convem observar em Julho de 2008, a UNESCO reconheceu o arquipélago como patrimônio natural da humanidade.

Leia também - O segredo das montanhas Bucegi

 

socotra2

socotra3

socotra5

 

socotra8

socotra9

socotra10

 

 

O arquipélago é formado por uma ilha montanhosa principal, Socotra (3625 km2), tres ilhas menores conhecidas como Os Irmãos (Abd al Kuri, Samha e Darsa) e ainda outras pequenas ilhotas desabitadas. Abd Al kuri e Samha somam mais população de umas poucas centenas de pessoas, enquanto que Dorsa esta Desabitada. A principal cidade é Hadiboh (43000 habitantes em 2004). Nas ilhas fala-se um idioma semita próprio, o Soqotri.

 Leia também - O Portão dos Deuses

socotra11

socotra12

socotra13

 

A maioria dos habitantes da ilha vive sem eletricidade, água corrente ou estradas pavimentadas e dedicam-se a criação de gado caprino. No final dos anos 90, desenvolveu-se um Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento dedicado a ilha, visando prinsipalmente a exploração do turismo.

 Leia também - O Templo Mórmon em Utah

socotra16

socotra17

socotra14

 


Fonte: http://www.notiun.com/