QUALIDADE DE VIDA

Vacina do câncer testada em mais de mil pacientes

vacina_pulmao10/01/2011 - No dia 10 de janeiro de 2011, em Havana, Cuba, autoridades científicas anunciaram o registro da primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão. Com a vacina Cimavax-EGF “baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico”, o câncer de pulmão  avançado transforma-se numa doença crônica controlada. A chefe da equipe médica que desenvolveu a vacina contra o câncer de pulmão, Gisela González, lembrou dos mais de 15 anos de pesquisas científicas que resultou no sucesso da primeira vacina contra o câncer de pulmão. O primeiro teste clínico da vacina Cimavax-EGF foi realizado em 1995. Os estudos para a sua criação foram iniciados desde 1992.Após esse registro a vacina será utilizada em toda Cuba.

O registro da vacina contra o câncer de pulmão em outros países é uma questão de tempo. A vacina "está baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico", acrescentou González. "Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar", concluiu.

 

vacina_cientistas

 

vacina Cimavax-EGF feita por pesquisadores do Centro de Imunologia Molecular de Havana quando aplicada em paciente terminal – após tratamentos de radioterapia e quimioterapia, sem resultados – ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada. Como resultado: melhor expectativa e qualidade de vida.

Atualmente estão sendo feitos estudos científicos para avaliar a eficácia da vacina contra o câncer de pulmão, em outros tipos de câncer como o de útero, mama e próstata, mas por enquanto é preciso aguardar, comentou a cientista Gisela González.


Fonte: AFP
       UOL
       PORTAL G1