CURIOSIDADES

Quando o Céu Dança: Entenda por que Maceió se Pintou de Verde Após uma Tarde de Tempestade!

ceuverde12022 - Coloração nos céus da cidade alagoana não é rara, conforme indicado pela meteorologia. O evento gerou memes na internet. O firmamento de Maceió assumiu uma tonalidade verde no final da tarde desta sexta-feira (4), após um período de chuvas intensas, acompanhadas por relâmpagos e trovões na capital alagoana. O acontecimento despertou a curiosidade dos habitantes de Maceió, levando-os a criar memes nas redes sociais relacionados a uma possível invasão alienígena. Contudo, há uma explicação lógica para a coloração verde nos céus. De acordo com Vinícius Pinho, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), esse fenômeno pode ocorrer em noites com nuvens de tonalidade cinza, que estão associadas à ocorrência de chuvas.

 

 

 

 

 

ceuverde2

 

"É comum em noites com nuvens bastante densas, já que, devido à densidade dessas nuvens, a luz urbana acaba refletindo na parte inferior delas", declarou o meteorologista. Vinícius Pinho esclareceu que o fenômeno não possui uma denominação específica e não há motivo para preocupação.

ceuverde3

"Quando há a presença desse tipo de nuvem, densa e situada mais próxima à superfície durante a noite, sobre uma área urbana consideravelmente habitada, a luz da cidade reflete na base inferior dessa nuvem. É por isso que percebemos essa tonalidade mais clara, com um toque esverdeado; no entanto, trata-se apenas da refração das luzes urbanas na base da nuvem. Esse fenômeno não apenas embeleza o céu, mas também é indicativo de que o céu ainda está carregado, embora não seja algo anormal", explicou o meteorologista.

Um dos memes gerados a partir dessa situação peculiar foi relacionado à possível invasão de seres extraterrestres. "E o céu na Jatiúca que está verde. Invasão alienígena? Hahaha...", compartilhou um usuário nas redes sociais.

REFERENCIAS:     YOUTUBE

                            RADIO JORNAL

                            BSB NOTÍCIAS

                            UOL

                            TERRA