CURIOSIDADES

Robô de xadrez russo quebra o dedo de criança durante torneio

xadrezdedo124/07/2022 - "ISSO, CLARO, É RUIM." Um robô de xadrez jogando três partidas ao mesmo tempo quebrou o dedo de um menino de 7 anos em um torneio que terminou na quinta-feira. O canal de notícias russo Baza postou imagens de vídeo do momento em seu canal Telegram e informou que o menino sofreu uma fratura, mas está bem. Os internautas do Twitter pegaram a filmagem e a enviaram online para que todos pudessem ver, como o vídeo mostrado abaixo.

De acordo com Baza, o robô "apertou" o dedo do garoto, mas é possível que seja um erro de tradução ou apenas um pouco errado. O vídeo faz parecer que o robô colocou seu "dedo" ou uma peça de xadrez em cima da mão do garoto, como se estivesse apenas confuso.

A agência de notícias estatal russa TASS informou que a criança conseguiu terminar o torneio enquanto usava um gesso, mas que seus pais podem estar entrando com um processo, conforme observado pela PC Gamer ontem. Por enquanto, as autoridades acham que a lesão foi um acidente.

"O robô quebrou o dedo da criança - isso, é claro, é ruim", disse o presidente da Federação de Xadrez de Moscou, Sergey Lazarev, à TASS, via PCG. "O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores o ignoraram. A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder , mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô."

Leia também - Escritora de ficção tem cérebro congelado para reviver no futuro

Impasse

Sergey Smagin, deputado da Federação de Xadrez de Moscou, disse à RIA Novosti - também de propriedade da Rússia - disse que esta foi a primeira vez em sua memória que ele se lembra de um robô quebrando o dedo de alguém. Com toda a probabilidade, o robô, que estava jogando contra vários oponentes, ficou confuso ou tentou fazer um movimento em um momento ruim.

Ainda bem que não há um bot de xadrez violento à solta ao mesmo tempo em que a IA do Google foi (provavelmente falsamente) acusada de ganhar consciência. Nós não gostaríamos que eles se unissem.

Fonte: https://futurism.com/the-byte