CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aranhas Joro, Trichonephila clavata

joroaranha1Trichonephila clavata, também conhecida como aranha Joro (ジョロウグモ(女郎蜘蛛、上臈蜘蛛, Jorō-gumo), é um membro do gênero Trichonephila. A aranha pode ser encontrada em todo o Japão (exceto Hokkaidō), Coréia, Taiwan, China e, desde 2020, ...

grande parte do nordeste da Geórgia e noroeste da Carolina do Sul nos Estados Unidos. Devido ao seu grande tamanho e às cores vivas e únicas da fêmea Trichonephila, a aranha é muito apreciada no Japão. Em 2014, os cientistas confirmaram a primeira ocorrência conhecida de T. clavata na América do Norte.

Em 2019, esta espécie foi movida do gênero Nephila para Trichonephila. O congênere de T. clavata, Trichonephila plumipes, é comumente encontrado na Austrália. Ele também foi transferido de Nephila para Trichonephila, junto com outras 10 espécies.

Trichonephila clavata passa o inverno como ovos e se espalha como pequenos juvenis na primavera. O tamanho do corpo da fêmea adulta é de 17 a 25 mm, enquanto o do macho é de 7 a 10 mm.

A teia das fêmeas pode atingir vários metros de comprimento. À luz do sol, os fios amarelos parecem ter uma rica cor dourada. A estrutura da teia vista em corte transversal é incomum para uma teia orbicular; tem três camadas: a orbe central, mais duas camadas irregulares na frente e atrás da orbe.

O indivíduo adulto do sexo feminino tem listras amarelas e azuis escuras, com vermelho na parte posterior do abdômen. No outono, machos menores podem ser vistos nas teias das fêmeas para copular. Após o acasalamento, a fêmea gira um saco de ovos em uma árvore, colocando de 400 a 1.500 ovos em um saco. Seu ciclo de vida termina no final do outono ou início do inverno com a morte da aranha. A próxima geração surge na primavera.

Leia também - FLOPS

Embora a aranha não seja agressiva, ela morderá para se proteger. A mordida é considerada dolorosa, mas não fatal.

Pesquisadores liderados por Masao Nakagaki na Universidade de Shinshu, no Japão, conseguiram criar um fio de seda que é mais forte, mais macio e mais durável do que a seda convencional, injetando ovos de bicho-da-seda com genes da aranha Jorō. Os bichos-da-seda que eclodem tecem casulos contendo 10% de proteína de aranha. Diz-se que a seda dragline tem muitos usos, como coletes à prova de balas, suturas após uma operação, linha de pesca, redes e raquetes de tênis. Um fabricante japonês, Okamoto, começou a desenvolver aplicações comerciais para a seda e planejou lançar meias de aranha extrafinas e duráveis até 2010.

 

Tudo o que você precisa saber sobre a aranha Joro

 joroaranha2

Trichonephila clavata, também conhecida como 'Joro Spider', é um membro do gênero de aranha dourada. A aranha pode ser encontrada em todo o Japão, Coréia, Taiwan, China e, mais recentemente, no nordeste da Geórgia. As aranhas Joro são facilmente identificadas por seu tamanho maior e teias distintas de várias camadas douradas. Aqui Any Pest discute tudo o que você precisa saber sobre a aranha joro e sua invasão no estado da Geórgia.

Identificando a Aranha Joro

Tamanho – A aranha Joro é conhecida por ter um abdômen grande com pernas ainda mais longas. As fêmeas têm aproximadamente 0,66 a 0,98 polegadas (1,7 a 2,5 cm) e os machos têm aproximadamente 0,27 a 0,39 polegadas (0,70 a 1 cm). Aranhas joro fêmeas foram identificadas no estado da Geórgia com envergaduras de 3 a 4 polegadas (7,62 a 10,16 cm).

Cor – As aranhas fêmeas têm faixas azuis e amarelas profundas nas pernas, e o abdômen é uma infusão de vermelho, amarelo e preto em padrões assimétricos. Os machos são mais simples, pois têm apenas um corpo marrom.

Avistamentos – As aranhas Joro são normalmente vistas principalmente durante os meses de outono (setembro e outubro).

Vida útil - (1) ano

Origem

A aranha Joro é nativa da Ásia, mas foi vista com frequência este ano no norte da Geórgia. Relatórios da Universidade da Geórgia afirmam que os primeiros avistamentos da aranha foram entre 2013 e 2014. Os cientistas usaram análises genéticas para confirmar esses avistamentos como aranhas Joro em 2015, e o diretor de coleções do Museu de História Natural da Geórgia, Rick Hoebeke, rastreou-os à medida que se espalhavam pelo Estado.

joroaranha4

Os cientistas acham que eles chegaram como clandestinos em navios de carga. Desde então, a aranha cresceu em massa dentro do estado, já que foram avistadas em quase 25 condados diferentes. Este gênero de aranhas são profissionais em se espalhar. Eles usam uma técnica de balonismo, na qual as aranhas giram uma teia para capturar a corrente de ar, permitindo que voem por 80 a 160 quilômetros antes de se agarrar a uma árvore. As aranhas Joro prosperam na orla da floresta e ao redor das casas e são frequentemente encontradas reunidas em grupos.

Perigoso para os seres humanos?

Com suas pernas longas e abdômen grande, essas aranhas podem parecer intimidadoras, mas NÃO são perigosas para as pessoas. Como todas as aranhas, elas são venenosas, mas uma única mordida pode ser comparada a uma pequena picada de abelha. No entanto, a menos que uma pessoa seja especificamente alérgica a aranhas Joro, ela não deve se preocupar.

Leia também - Tetrodotoxina ou Toxina do Baiacu

Prevenção

Existem muitas maneiras de evitar que as aranhas entrem em sua casa. Aqui estão alguns:

Mantenha uma casa arrumada.

Não deixe comida fora que atraia outros insetos, que por sua vez atraem aranhas.

Aspire as teias de aranha regularmente.

Sele todas as rachaduras ou pontos de entrada em sua casa.

Acompanhe o paisagismo. Não mantenha plantas ou vegetação diretamente contra sua casa.

Fonte: https://en.wikipedia.org
           https://anypest.com