CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Uma pílula anticoncepcional para homens pode iniciar testes em humanos este ano

anticonman123/03/2022, por Ed Cara - A pílula não hormonal foi 99% eficaz na prevenção da gravidez em camundongos, segundo uma nova pesquisa. Os cientistas ainda estão correndo para criar o primeiro contraceptivo masculino que não seja um preservativo ou cirurgia. Em uma nova pesquisa preliminar, uma equipe diz ter desenvolvido uma forma não hormonal de controle de natalidade masculino, que mantém camundongos de laboratório estéreis por quatro a seis semanas, aparentemente sem efeitos colaterais.

Os primeiros testes em humanos da pílula devem começar até o final do ano. O anticoncepcional proposto é o produto de pesquisadores da Universidade de Minnesota, que dizem que funciona visando como nossos corpos interagem com a vitamina A, conhecida por ser essencial para a fertilidade em mamíferos. Dietas deficientes em vitamina A têm sido associadas à esterilidade, por exemplo. Depois de uma longa busca, eles encontraram um composto experimental que bloqueia uma proteína responsável pela ligação a uma forma de vitamina A (ácido retinóico) em nossas células, conhecida como receptor alfa do ácido retinóico (RAR-α). O RAR-α é uma das três proteínas com uma função semelhante, e a esperança é que seu bloqueio seletivo seja suficiente para induzir esterilidade duradoura, mas reversível, causando pouco ou nenhum efeito fora do alvo em outros lugares.

Existem outros possíveis tratamentos de controle de natalidade masculinos mais próximos da concretização em ensaios clínicos, embora tenha sido um longo e difícil caminho para chegar lá. A maioria dessas opções propostas funciona visando a testosterona, que pode vir com efeitos colaterais indesejados, como colesterol alto ou menor desejo sexual. A equipe da UMN acha que seu tratamento poderia passar por cima dessas preocupações, o que poderia torná-lo uma opção mais atraente, de acordo com o pesquisador principal Md Abdullah Al Noman, aluno de pós-graduação em química medicinal da universidade.

“Como os homens não precisam sofrer as consequências da gravidez, o limite para os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais é bastante baixo”, disse Noman ao Gizmodo por e-mail. “É por isso que estamos tentando desenvolver pílulas anticoncepcionais não hormonais para evitar efeitos colaterais hormonais”.

Leia também - NASA começa a trabalhar num motor de dobra de verdade!!!

Até agora, o composto - apelidado de GPHR-529 - parece funcionar como pretendido. Em novos dados apresentados na quarta-feira na reunião de primavera da American Chemical Society, a equipe descobriu que camundongos machos tratados com o tratamento por quatro semanas experimentaram consistentemente uma queda acentuada na contagem de esperma e se tornaram estéreis. No geral, o GPHR-529 foi estimado como 99% eficaz na prevenção da gravidez, sem efeitos colaterais perceptíveis. E cerca de quatro a seis semanas depois que pararam de tomá-lo, os camundongos machos não eram mais estéreis. Outra pesquisa deles em animais mostrou de forma semelhante que a inibição do RAR-α deve ser segura e eficaz na indução temporária da esterilidade masculina.

“Isso tudo parece promissor até agora. Mas os ensaios clínicos são o teste definitivo para a segurança de qualquer candidato a medicamento”, observou Noman.

Desde então, a equipe licenciou o GPHR-529 para a empresa YourChoice Therapeutics para maior desenvolvimento e, se as coisas correrem conforme o planejado, eles esperam iniciar os ensaios clínicos em estágio inicial em pessoas até a segunda metade do ano. A equipe da UMN também está trabalhando para identificar outros candidatos promissores, tanto no caso de o GPHR529 não dar certo quanto para melhorar seu conceito existente, o que poderia permitir que eles obtenham o mesmo efeito contraceptivo em uma dose menor.

Em outro lugar, o gel masculino NES/T, que reduz os níveis de esperma e testosterona natural, mas depois suplementa sua própria testosterona para reduzir os efeitos colaterais, está chegando. Espera-se que um teste de Fase IIb em larga escala do gel seja concluído no início de 2023, embora mais testes sejam necessários para a aprovação do FDA.

Fonte: https://gizmodo.com