CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FBI: Golpistas estão fazendo entrevistas para empregos remotos usando tecnologia deepfake

deeptech101/07/2022, por Michael Kan - Os golpistas podem estar tentando conseguir empregos em empresas de TI para acessar dados de clientes ou financeiros, bancos de dados corporativos de TI e/ou informações proprietárias, diz o FBI. personificar candidatos a emprego durante entrevistas para cargos remotos, de acordo com o FBI. A agência viu recentemente um aumento no número de reclamações sobre o golpe, disse o FBI em um comunicado público na terça-feira. Os fraudadores têm usado deepfakes e informações de identificação pessoal roubadas das vítimas para enganar os empregadores a contratá-los para trabalhos remotos. Os deepfakes envolvem o uso de programas com inteligência artificial para criar uma mídia realista, mas falsa, de uma pessoa. No reino do vídeo, a tecnologia pode ser usada para trocar o rosto de ...

uma celebridade pelo corpo de outra pessoa. Na frente de áudio, os programas podem clonar a voz de uma pessoa, que pode ser manipulada para dizer o que você quiser. A tecnologia já está sendo usada em vídeos do YouTube para efeito de entretenimento. No entanto, o conselho do FBI mostra que deepfakes também estão alimentando esquemas de roubo de identidade. “As reclamações relatam o uso de falsificação de voz, ou potencialmente deepfakes de voz, durante entrevistas online dos potenciais candidatos”, diz o FBI.

Os golpistas têm usado a tecnologia para se candidatar a empregos remotos ou de trabalho remoto de empresas de TI. O FBI não declarou claramente qual o objetivo final dos golpistas. Mas a agência observou que "algumas posições relatadas incluem acesso a PII do cliente (informações de identificação pessoal), dados financeiros, bancos de dados corporativos de TI e/ou informações proprietárias".

Leia também - Último fabricante de VHS anuncia fim da produção

Essas informações podem ajudar os golpistas a roubar detalhes valiosos de empresas e cometer outros esquemas de fraude de identidade. Mas em algumas boas notícias, o FBI diz que há uma maneira de os empregadores detectarem a deepfakery. Para garantir os empregos, os golpistas têm participado de entrevistas em vídeo com possíveis empregadores. No entanto, o FBI observou que a tecnologia baseada em IA ainda pode mostrar falhas quando o golpista está falando.

“As ações e o movimento dos lábios da pessoa vista entrevistada na câmera não se coordenam completamente com o áudio da pessoa que fala”, disse a agência. “Às vezes, ações como tossir, espirrar ou outras ações auditivas não estão alinhadas com o que é apresentado visualmente”.

Fonte: https://mashable.com/