CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Armas de energia dirigida

armadirigida topoUma arma de energia dirigida é um tipo de arma de energia que canaliza a energia numa direção particular por outros meios que não um projétil. Algumas destas armas são reais ou viáveis; outras são pura ficção científica. A energia é apresentada sob várias formas: Radiação eletromagnética: (tipicamente lasers ou masers). Partículas com massa: (armas de feixe de partículas). Armas fictícias freqüentemente usam algum tipo de radiação ou partícula energética que não existe no mundo real. Algumas destas armas são conhecidas como raios da morte ou armas de raios e são geralmente representadas projetando energia contra uma pessoa ou objeto para matar ou destruir. A maioria dos exemplos de tais armas vêm da ficção científica (ou de brinquedos e adereços usados em filmes).

Desenvolvimento recente de armas de energia dirigida

Diversos tipos de armas letais de energia dirigida estão sob pesquisa ativa e desenvolvimento. Dentre as armas laser que já estão operacionais destacam-se o Laser Tático Móvel de Alta Potência conhecido pela sigla em inglês MTHEL e o Airborne Laser Boeing YAL-1, instalado em um avião Boeing 747-400F adaptado. Desde os anos 1980, quando surgiu o projeto "Guerra nas Estrelas", os Estados Unidos vêm desenvolvendo também satélites equipados com armas laser, que fariam parte de um possível "Escudo anti-mísseis", mas que ao menos oficialmente, ainda não foram lançados ao espaço.

 Leia também - ENIAC e as primeiras programadoras

Armas de energia direcionada são quase uma realidade no campo de batalha

 

16/09/2020, por Simon Veazey - Rússia e a China têm investido dinheiro em armas de energia dirigida. As armas de energia dirigida estão finalmente posicionadas para desempenhar um papel sério no campo de batalha. A ideia do raio da morte foi proposta já em 1935. Mas os inventores logo abandonaram a ideia após calcularem que era necessária uma grande quantidade de energia que era impossível reunir na época. Em vez disso, sua pesquisa resultou em um dispositivo eletromagnético diferente: o radar. Oitenta e cinco anos depois, a tecnologia do que agora é conhecida como armas de energia direcionada evoluiu o suficiente para começar a desempenhar funções que normalmente são desempenhadas por artilharia e mísseis. Os militares têm desenvolvido armas de energia dirigida de diferentes tipos desde 1960, mas só agora é que a tecnologia de disparo de mísseis que foi imaginada em Guerra nas Estrelas de Reagan é uma realidade próxima.

A visão original de 1935 do raio da morte antipessoal tem sido explorada de tempos em tempos, mas agora foi colocada de lado para abrir caminho para máquinas que visam outras máquinas. Em maio deste ano, um laser operacional instalado em um navio da Marinha derrubou um drone durante um teste no Pacífico. O avanço não é apenas uma tecnologia que pode concentrar muita energia em um ponto do espaço. O feixe também deve rastrear precisamente o mesmo ponto, dentro de alguns centímetros, em um alvo se movendo a 800 quilômetros por hora a vários quilômetros de distância, por cerca de cinco segundos.

Outros tipos de armas de energia direcionada usam radiação de microondas como uma bomba de minipulso para desativar componentes eletrônicos em alvos, em vez de causar danos físicos como lasers. “Os lasers estão sendo atualizados agora no Departamento de Defesa. Existem vários programas para fazer isso”, disse Bryan Clark, analista sênior de tecnologia de defesa do Hudson Institute, ao Epoch Times. “A Marinha tem um laser em um de seus navios agora”. Esse laser de 60 quilowatts é projetado para destruir drones, ou talvez foguetes, de acordo com Clark. “Não seria realmente útil contra mísseis de cruzeiro ou mísseis balísticos”.

Mísseis assassinos a caminho

“A ideia é que este seja um passo em direção a um laser mais potente”, afirma.

armadirigida1
O USS Ponce conduz uma demonstração operacional do Sistema de Armas Laser patrocinado pelo Office of Naval Research (ONR), enquanto implantado no Golfo Pérsico em 17 de novembro de 2014.

A partir do próximo ano, a Marinha planeja montar lasers em sua mais recente classe de destróieres avaliada em 150-300 quilowatts. “Assim que atingirem o alcance de 300 quilowatts, esses lasers serão capazes de lançar mísseis de cruzeiro – dependendo de qual míssil de cruzeiro for e da velocidade com que estiver indo”, diz Clark. A defesa antimísseis é uma prioridade para os generais americanos que tentam conter o grande número de mísseis da Rússia e da China, construídos na última década. A China, em particular, acumulou o maior arsenal de mísseis de longo alcance do mundo na última década, especificamente para neutralizar a supremacia dos porta-aviões americanos e suas aeronaves no Pacífico. Ao mesmo tempo, pensava-se que uma resposta aos contra-mísseis poderia ser baseada no desenvolvimento do canhão-elétrico, que usa energia eletromagnética em vez de explosivos para lançar projéteis.

armadirigida2
Um sistema de demonstração de laser HEL-MD montado em um Caminhão Tático Pesado de Mobilidade Expandida (HEMTT) padrão do Exército passa por testes na instalação de teste White Sands no Novo México em 31 de outubro de 2014.

Mas Clark diz que a arma não foi uma mudança tão grande quanto o esperado. As armas ferroviárias se desgastam rapidamente, têm uma taxa de fogo semelhante a um canhão de artilharia normal e custam mais. “O único benefício é que os projéteis saem mais rápido e podem atingir diferentes tipos de alvos”, diz ele. (Em vez disso, o Pentágono está adaptando os projéteis hipersônicos desenvolvidos para o canhão elétrico para funcionar como projéteis normais de artilharia.) Quanto à defesa contra mísseis, Clark diz que as armas de energia direcionada revelaram ter mais potencial do que o canhão elétrico, mas ainda têm limitações.

Ele diz que elas fornecem novas opções, mas não serão uma mudança tão grande para os futuros campos de batalha quanto os sistemas autônomos. “O que a energia direcionada faz é simplesmente substituir o que é feito hoje com mísseis terra-ar ou substituir uma arma do tipo artilharia.” É claro que as armas de energia direcionada têm a vantagem de não ficar sem munição. Ao contrário dos projéteis ou mísseis que podem manobrar e formar um arco ao redor da curvatura da Terra, os lasers só podem disparar na linha de visão. Clark observa que os lasers montados em aeronaves não terão esses problemas. Outra maneira de contornar o problema da linha de visão para a defesa contra mísseis seria montar armas em satélites, diz ele. Mas isso levanta o problema de como carregar uma arma faminta de energia no espaço. “Os sistemas de geração de energia por satélite são projetados para fornecer níveis de baixa tensão ou baixos níveis de corrente por um longo período de tempo, não grandes quantidades de corrente por um curto período de tempo. Esse foi um dos desafios que Star Wars encontrou. ”

Uma reviravolta de Star Wars

Brent Sadler, analista de defesa da Heritage Foundation, concorda que a energia direcionada não é uma panaceia. “Alguma capacidade de canhão tradicional ou de canhão elétrico será necessária se a manutenção atmosférica, de alcance ou de sistemas exigir um armamento secundário além da energia direcionada.” No geral, entretanto, Salder diz que a chegada de armas de energia direcionada “será ótima e alterará o design de futuros navios de guerra”. “As armas de energia dirigida (DE) têm diferentes requisitos de energia, então os navios do futuro terão que considerar isso em seu projeto, bem como os requisitos de manutenção.”

“Dito isso, não ter que carregar centenas de cartuchos de munição libera espaço e peso, pense em navios mais rápidos que são potencialmente menores com uma tripulação reduzida.” Sadler diz que o desenvolvimento de armas de energia direcionada remonta à iniciativa Star Wars de Reagan, que produziu a capacidade de interceptação da AEGIS BM e dos interceptores. Ele diz que a tecnologia de energia direcionada tem sido travada por dificuldades em produzir esses níveis de potência e também em ser capaz de mitigar os impactos atmosféricos. “Acho que o que eles estão vendo é o culminar de melhor poder de processamento, novos avanços de materiais para nível de potência, bem como maior investimento nesses sistemas.”

armadirigida3
O USS Ponce conduz uma demonstração operacional do Sistema de Armas Laser patrocinado pelo Office of Naval Research (ONR), enquanto implantado no Golfo Pérsico em 17 de novembro de 2014 .

“O fornecimento de energia não é realmente uma questão de design, mas uma questão de engenharia de como distribuir a energia em um navio.” Sadler diz que os lasers montados em navios, por enquanto, são os mais amplamente usados ​​no campo hoje para se defender contra drones e pequenos barcos “como os que os iranianos usam no Estreito de Ormuz”. Mas ele diz que os militares estão “muito perto” de serem capazes de derrubar mísseis, mas devem primeiro obter potência de até 300 quilowatts para tornar a defesa antimísseis viável. “Isso não significa que sistemas menos poderosos podem ser combinados com plataformas múltiplas antes de ter um efeito aditivo no abate de mísseis, por exemplo, três navios com lasers de 150 kW focalizando o fogo em um único míssil.”

Uma extensão da guerra eletrônica

Além dos lasers, as armas de energia direcionada também incluem emissores de microondas. Ao contrário dos lasers, eles são projetados para atordoar alvos ou fritar seus circuitos, em vez de causar danos físicos. “É basicamente um mini EMP”, diz Clark. “Isso danifica a parte eletrônica de um computador ou de um sistema de orientação. Portanto, pode ser igualmente ofensivo contra a infraestrutura, danificando seus componentes eletrônicos, ou você pode usá-lo contra um míssil de cruzeiro que se aproxima para danificar os componentes eletrônicos e, com sorte, causar sua queda”. É possível fortalecer a equipe contra essas armas com uma gaiola de faraday a bordo, diz Clark. A Rússia e a China têm investido dinheiro em armas de energia dirigida, diz Clark, e alguns temem que eles possam estar na frente dos Estados Unidos. Mas embora eles tenham feito um pouco mais de progresso com a tecnologia subjacente, ele diz que eles não têm capacidade operacional.

A Rússia e a China tendem a usar a tecnologia militar mais recente mais como “uma ferramenta de mensagem”, diz ele, antes de implementarem qualquer doutrina militar, treinamento, logística ou manutenção. “Os militares americanos demoram mais, mas quando essas questões surgem, eles têm toda uma infraestrutura de apoio por trás deles.” “Quando esses lasers começarem a aparecer nos navios da Marinha – cada novo contratorpedeiro DDG-51 terá um laser – eles terão toda uma logística e infraestrutura de apoio por trás deles, um novo programa de treinamento para as pessoas aprenderem a operá-los ”.

 

EUA testam arma a laser capaz de destruir aviões em pleno voo

 armadirigida4

25/05/2020 - Imagens divulgadas pela Marinha norte-americana mostram um laser disparado do convés de um navio de guerra e o que parece ser um drone em chamas. Um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos testou (e alcançou o objetivo) uma nova arma a laser de alta energia que pode destruir aviões em pleno voo, informou a Frota do Pacífico norte-americana em um comunicado divulgado na sexta-feira (22). As imagens e os vídeos divulgados pela Marinha mostram que o navio de transporte anfíbio USS Portland executou “a primeira implementação em termos de sistema de um laser em estado sólido de classe de alta energia” para desativar um avião não tripulado, segundo o comunicado.

Leia também - O que é criogenia humana?

Um laser disparado do convés de um navio de guerra aparece no vídeo. Uma gravação curta revela o que parece ser um drone em chamas. A Marinha não detalhou a localização específica da realização do teste do Demonstrador do Sistema de Armas a Laser (LWSD, em inglês) e afirmou apenas que ele foi executado no oceano Pacífico no dia 16 de maio. O poder da arma também não foi revelado, mas um relatório de 2018 do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos informou que a expectativa era de um laser de 150 kW.

“Ao realizar testes avançados no mar contra um veículo aéreo não tripulado e pequenas embarcações, obtivemos informações valiosas sobre as capacidades do Demonstrador do Sistema de Armas a Laser do Estado Sólido contra possíveis ameaças”, disse o capitão Karrey Sanders, comandante do USS Portland, em um comunicado. “Com essa nova capacidade avançada, estamos redefinindo a guerra no mar para a armada.”

Armas de energia dirigida

A Marinha disse que os lasers, os quais chama de armas de energia dirigida (DEW, em inglês), podem ser defesas eficazes contra drones ou pequenas embarcações armadas. “O desenvolvimento de DEWs da Marinha, como o LWSD, proporciona benefícios imediatos para os combatentes de guerra e proporciona ao comandante maior espaço de decisão e opções de resposta”, indicou a nota. Em 2017, a CNN presenciou um exercício de fogo real de uma arma a laser de 30 kW a bordo do navio de transporte anfíbio USS Ponce no Golfo Pérsico. Na ocasião, o tenente Cale Hughes, oficial do sistema de armas a laser, descreveu como elas funcionam. “Lança enormes quantidades de fótons em um objeto”, disse Hughes. “Não nos preocupamos com o vento, não nos preocupamos com o alcance, não nos preocupamos com nada mais. Somos capazes de atacar os alvos na velocidade da luz.” O USS Ponce foi retirado de operação meses depois.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           https://www.epochtimes.com.br/
           https://www.cnnbrasil.com.br/