CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ENIAC e as primeiras programadoras

prograeni1Em 15 de Fevereiro de 1946, a Universidade da Pensilvânia apresentava ao público o ENIAC, o pai dos computadores modernos, iniciando uma nova era que mudaria a forma como o mundo funciona. Todos já ouvimos falar sobre as 30 toneladas do ENIAC, suas milhares de válvulas, o esforço colossal de centenas de engenheiros que trabalharam durante 3 anos para realizar esse feito histórico. No entanto, poucos sabem da participação essencial de 6 mulheres inovadoras ...

e brilhantes sem as quais talvez o projeto não tivesse sido concluído. No início dos anos 40, milhares de mulheres atenderam ao chamado do governo americano para se juntarem ao esforço de guerra em todas as áreas possíveis, inclusive em algumas funções que eram exclusivamente masculinas antes da guerra. Dentre estas estava uma equipe do Ballistic Research Lab (Laboratório de Pesquisas Balísticas) do exército americano cuja função era realizar cálculos de trajetórias e tabelas balística que eram utilizadas diretamente nos campos de batalha. Esse trabalho que, além de complexo do ponto de vista matemático, era altamente entediante e repetitivo mas de suma importância para o exército, no entanto considerado como um trabalho braçal, era delegado as mulheres. Como cada cálculo era feito à mão (mesmo, lápis, papel e uma calculadora de mesa) algumas trajetórias mais complexas levavam até 12 horas para serem concluídas e revisadas.

Leia também - O que é criogenia humana?

Esse posto de trabalho recebia o nome de “computadoras” e ate a conclusão do ENIAC essas duas operações nada tinham em comum. No entanto finalizada a construção do hardware propriamente dito era preciso testa-lo e programa-lo para executar os cálculos e nesse momento, ninguém melhor que as “computadoras” do BRL para realizar o feito inédito. Dentre elas foram selecionadas as 6 primeiras programadoras da historia.

Kay McNulty, Betty Jennings, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas and Ruth Lichterman, eram formadas em matemática (exceto Betty, que era jornalista por formação, mas matemática por natureza) e foram as selecionadas entre as quase 200 outras computadoras do BRL para essa tarefa inédita na história da humanidade: criar um algoritmo e implementa-lo em um computador eletrônico. Vale lembrar que o ENIAC não se parece em nada com o que entendemos hoje por computador e “programa-lo” significava que primeiro elas deveriam entender como a máquina funcionava nos mínimos detalhes, pois a programação era feita através de switches, relés que configuravam as operações matemáticas e cartões perfurados que entravam com o algoritmo do programa a ser executado. Todo esse processo levou cerca de um ano quando o “grande cérebro” (como foi chamado na época pelo New York Times) foi apresentado a público, as meninas do ENIAC haviam concluído essa tarefa com todo o sucesso, lançando ali as bases para a computação moderna.

prograeni2

Este feito histórico foi e ainda e negligenciado pelo grande publico e durante muitos anos os livros de história só creditam o ENIAC aos seus engenheiros e aos militares ligados ao projeto. Porém, justiça seja feita, em 1997 o WITI (womem in technology institute) fez um homenagem às Meninas do ENIAC por suas grandes contribuições ao desenvolvimento da ciência da computação;

Este post foi originalmente publicado no blog da PP4D em 8 de março de 2013

Bibliografia:

Light, Jennifer S - “When computers were women” - Technology and Culture; Jul 1999; 40, 3; Research Library Core pg. 455 (http://pcfly.info/doc/Computers/18.pdf)

WITI 97 induction page: http://www.witi.com/center/witimuseum/halloffame/298369/ENIAC-Programmers-Kathleen-McNulty,-Mauchly-Antonelli,-Jean-Jennings-Bartik,-Frances-Synder-Holber-Marlyn-Wescoff-Meltzer,-Frances-Bilas-Spence-and-Ruth-Lichterman-Teitelbaum/

Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/ENIAC#Programming

US ARMY - Fotos: http://ftp.arl.army.mil/ftp/historic-computers/

Penn State: http://www.seas.upenn.edu/about-seas/eniac/operation.php

Filme: http://www.imdb.com/title/tt1587359/


AS MULHERES QUE PROGRAMAVAM O ENIAC

prograeni3

O Eniac, uma estrutura gigantesca com quase 18000 válvulas e pesando 27 toneladas o Electronic Numerical Integrator And Computer é considerado o primeiro computador eletrônico da história. A primeira máquina capaz de ser programada para execução de cálculos diferentes para objetivos diferentes.

Leia também - Baterias da Tesla podem ameaçar rede elétrica tradicional

Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Snyder Holberton, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence and Ruth Lichterman Teitelbaum formavam o time das primeiras programadoras. Primeiro conhecidas como as computadoras (as moças que computavam). Computadoras foi o temo pejorativo escolhido pelo exército americano para o grupo de 80 mulheres que trabalhavam na Universidade da Pensilvânia calculando trajetórias balísticas. Uma forma de separar as mulheres dos verdadeiros matemáticos.

prograeni4

Quando o exército concordou em financiar um projeto experimental para a construção do Eniac, seis dessas mulheres foram selecionadas para serem as primeiras programadoras. Naquela época não existiam linguagens de alto nível, compiladores, ambientes de desenvolvimento ou nenhuma dessas ferramentas que temos hoje. Assim quando falamos em programar nos referimos ao mais baixo nível possível.

prograeni5

Todas as seis programadoras atuaram diretamente com o Eniac desenvolvendo programas balísticos durante a guerra, treinando novos programadores e criando rotinas para melhorar a eficiência do trabalho de programar a máquina . Em 1947 o Eniac recebeu um upgrade de memória se tornando a primeira máquina capaz de armazenar um programa para execução posterior. Para colocar um pouquinho de sexo e intriga nessa história Kay casou-se com o Dr. John Mauchly que, juntamente com J. Presper Eckert havia inventado o Eniac. Algumas faleceram antes de ter seu trabalho reconhecido publicamente.


Fonte: www.depijama.com