CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Veja o aterrorizante novo robô BirdBot

robbird1Março de 2022, por Douglas Helm - Você já viu os robôs da Boston Dynamics que dançam sobre duas pernas e os autômatos mais parecidos com cachorros que correm sobre quatro. Você já viu muitos filmes que retratam andróides como Exterminador do Futuro ou Blade Runner. Mas você já viu o BirdBot? BirdBot é a criação de Alexander Bardi-Spröwitz, Monica Daley e membros de seu laboratório e foi projetado para nos dar um robô bípede melhor. Você pode ver o Birdbot abaixo: ...

Alexander Bardi-Spröwitz é um engenheiro que se propôs a fazer um robô baseado na biologia de um pássaro. Ele encontrou a cientista veterinária Monica Daley para combinar sua experiência em biologia animal com suas habilidades de engenharia e robótica. E assim nasceu o BirdBot. O robô usa as observações do movimento e da biologia dos pássaros para tornar um robô mais ágil em seus dois pés, ao mesmo tempo que tem mais equilíbrio em terrenos densos ou acidentados.

Um dos desafios de criar um robô bípede é a forte pressão de cada impacto que o pé faz no chão. Como explica Bardi-Spröwitz, a força de um pé de corrida batendo no chão pode ser até três vezes o peso do corredor, e a caminhada pode ser 1,5 vezes o peso. O outro desafio de criar o BirdBot é levar essa força em consideração e, ao mesmo tempo, garantir que ele possa se equilibrar em um pé quando o outro estiver saindo do chão para dar um passo à frente.

robbird2

Para corrigir esse problema, o BirdBot usa um sistema de mola que faz a transição rápida das pernas do robô de uma posição estendida para uma posição flexionada. O robô também usa um sistema de cinco articulações que imita o movimento de um avestruz. Ao contrário dos humanos, cujos músculos e tendões só podem se espalhar por duas articulações, a biologia das aves permite que esses músculos e tendões se conectem a cinco articulações. Ao projetar isso na estrutura do BirdBot, a equipe conseguiu fazer o robô lidar com o terreno e permanecer na posição vertical.

Leia também - Para Stephen Hawking, buracos negros podem ser passagem para outro universo

Este sistema de cinco articulações é vantajoso para o BirdBot. Ele elimina a necessidade de sensores complexos de pressão e equilíbrio que adicionam volume e complicações à construção do robô. Isso permite que o BirdBot escale em tamanho com mais facilidade e use até 75% menos energia quando você o compara com robôs do mesmo tamanho.

robbird3

Embora você possa se assustar com o BirdBot, ele tem muito potencial muito útil, de acordo com Bardi-Spröwitz. Ele espera que o robô seja capaz de ajudar na silvicultura e na agricultura sustentável. Robôs com rodas geralmente têm problemas ou não podem operar em terrenos acidentados ou irregulares. Bardi-Spröwitz acredita que o BirdBot será capaz de capinar fazendas interculturais, localizar árvores caídas em florestas densas e muito mais. Atualmente, o BirdBot tem espaço para melhorias, portanto, pode não estar totalmente pronto para esses casos de uso. O robô é incapaz de se mover para os lados, movendo-se apenas para frente e para trás neste ponto. No entanto, Bardi-Spröwitz espera fazer melhorias no robô em breve. Então, se você vir um BirdBot valsando em torno de uma fazenda ou floresta perto de você no futuro, não surte. É amigável! Provavelmente.

Fonte: https://www.giantfreakinrobot.com/