CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pequenos robôs que mudam de forma escovam e passam fio dental nos dentes, matam bactérias

robodente topo05/07/2022, por Michael Irving - Como muitas tarefas domésticas, em breve poderá haver uma maneira de terceirizar a escovação dos dentes para robôs. Engenheiros da Universidade da Pensilvânia desenvolveram um sistema de microrrobôs que podem mudar de forma para formar cerdas ou fio dental. Eles não apenas removem a placa, mas liberam antimicrobianos para matar bactérias ruins. Escovar e usar fio dental todos os dias pode ser irritante, e mesmo as pessoas que seguem a rotina podem perder áreas e acabar com problemas.

Parte do problema é que as escovas de dentes não levam em conta as diferenças na forma ou no espaçamento dos dentes de diferentes pessoas.

O novo sistema resolve esse problema efetivamente mudando de forma. É composto por nanopartículas de óxido de ferro, que podem ser montadas em diferentes formações e controladas por meio de campos magnéticos. Desta forma, as partículas podem ser dispostas na forma de cerdas para escovar a placa das superfícies dos dentes, ou fios mais finos semelhantes a fio dental para esfregar entre os dentes.

Mas esses microrrobôs não limpam apenas os dentes mecanicamente. O óxido de ferro é conhecido por ativar o peróxido de hidrogênio, desencadeando uma reação que produz radicais livres que matam as bactérias e os biofilmes pegajosos que formam nos dentes.

A equipe testou o sistema pela primeira vez em uma placa plana de material artificial semelhante a um dente para obter os movimentos dos microrrobôs. Então, eles passaram a controlá-lo sobre o terreno mais realista dos modelos de dentes impressos em 3D. Por fim, os microrrobôs foram testados em dentes humanos reais, montados em um dispositivo que os organizava da maneira como ficariam na boca.

Leia também - Robô da IBM substitui 34 funcionários de empresa no Japão

Os testes mostraram que esses microrrobôs podem remover com eficiência a placa bacteriana e os biofilmes, reduzindo as bactérias patogênicas abaixo dos níveis detectáveis. A equipe também mostrou que poderia controlar com precisão a rigidez e o comprimento das cerdas ajustando o campo magnético, permitindo que as pontas fossem firmes o suficiente para limpar os dentes, mas ainda macias o suficiente para serem suaves nas gengivas.

Os pesquisadores dizem que a personalização desse sistema de microrobô pode limpar melhor os dentes das pessoas, enquanto seu potencial de mãos livres pode permitir que pessoas com habilidades motoras finas reduzidas ainda cuidem de sua saúde bucal.

Exatamente que forma esse sistema assumiria em um dispositivo comercial ainda não foi visto, mas os pesquisadores estão investigando dispositivos de encaixe na boca que podem ser semelhantes a alguns outros sistemas rápidos de limpeza de dentes que vimos. Outros microrrobôs foram testados recentemente para limpar os dentes, eliminando infecções de dentro para canais radiculares mais eficazes.

A nova pesquisa foi publicada na revista ACS Nano.

Fonte: Universidade da Pensilvânia