CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leite lácteo sem animais deve finalmente chegar às prateleiras dos EUA

proteleite1a28/02/2022 - Um novo tipo de leite chegará em breve às prateleiras dos EUA, mas não é um produto à base de plantas projetado para se assemelhar ao leite lácteo. Em vez disso, é feito de proteínas de soro de leite ...

produzidas pela microflora projetada para cuspir exatamente as mesmas proteínas encontradas no leite de uma vaca. O leite sem vaca exclusivo é o primeiro produto da Betterland foods, uma nova empresa que busca criar produtos alimentícios inovadores e sustentáveis. A Betterland está trabalhando no leite sem vaca com a Perfect Day, uma empresa formada em 2014 por dois veganos que buscam encontrar uma maneira de produzir produtos lácteos sem animais mais saborosos. A grande inovação do Perfect Day foi identificar a proteína de soro de leite como o elemento-chave em produtos lácteos que só poderiam ser produzidos por um animal. Todos os outros elementos podem ser encontrados em outro lugar. Assim, os cientistas da Perfect Day projetaram um tipo de fungo para produzir proteínas de soro de leite de vaca por meio de um processo chamado fermentação de precisão.

A Perfect Day não é a única empresa que utiliza micro-organismos para produzir proteínas de soro de vaca. A empresa Imagindairy, com sede em Israel, por exemplo, anunciou no ano passado o sucesso do uso de levedura para produzir a proteína láctea desejada.

Criar uma proteína de soro de leite sem vaca é apenas o primeiro passo na jornada para levar novos produtos lácteos sem animais às prateleiras dos supermercados. Uma série de sorvetes usando as proteínas do soro do leite foram os primeiros produtos usando as proteínas do Perfect Day a chegar às prateleiras comerciais, mas de acordo com Ryan Pandya, cofundador do Perfect Day, um leite sem vaca sempre foi o principal objetivo.

“Só queríamos lançar o leite quando sabíamos que poderíamos oferecer uma opção sem compromisso para os consumidores, e estamos muito satisfeitos em fazer exatamente isso com a Betterland Foods”, disse Pandya. “Este é um momento incrível em que podemos finalmente entregar um produto que os consumidores nos pedem desde o primeiro dia e dar ao mundo outra maneira de desfrutar do leite que amamos há literalmente milhares de anos – agora com muito menos impacto no planeta."


Leia também - Robô humanóide Titan da Cyberstein


proteleite2
Fábrica de aditivos para alimentação animal - suplemento de nutrição animal

Os dois novos produtos são um leite integral e um leite extra cremoso. O leite contém oito gramas de proteína e tem 67% menos açúcar do que o leite de vaca convencional. Também é isento de lactose e colesterol.

Aqueles com alergia a proteínas do soro infelizmente estão sem sorte porque, como essas proteínas são exatamente as mesmas que seriam encontradas no leite de vaca, elas provavelmente ainda desencadearão reações alérgicas. No entanto, se você é vegano, a Perfect Day argumenta que sua proteína de soro de leite tecnicamente não é um produto animal e foi criada sem prejudicar nenhum animal. Portanto, este novo tipo de leite pode ser vegano.

“Nós ouvimos de veganos todos os dias que estão empolgados com nossos produtos e alguns que não acham que isso é para eles”, explica Perfect Day em seu site. “Se você define o veganismo como eliminar o consumo de produtos de origem animal, o Perfect Day se encaixa na conta.”

Falando à Fast Company, a CEO da Betterland, Lizanne Falsetto, disse que o produto inicial foi projetado para se assemelhar a todas as características práticas do leite de vaca. Neste ponto, o sabor não é exatamente o mesmo do leite, mas Falsetto disse que o objetivo não é copiar o leite, mas melhorá-lo.

“De forma transparente, nosso objetivo para o desempenho do leite Betterland é ser praticamente indistinguível do leite de vaca em termos de espuma, espuma, cozimento, chicoteamento, cozimento ou vapor”, disse Falsetto. “Em termos de sabor, no entanto, nosso objetivo é que o leite Betterland seja preferido ao leite de vaca tradicional”.

Os novos produtos lácteos devem ser lançados nas lojas de varejo dos EUA nos próximos meses.

Fonte: Perfect Day