CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Homem recebe coração de porco geneticamente modificado no primeiro transplante do mundo

coracaopor101/11/2022 - Um americano se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um transplante de coração de um porco geneticamente modificado. David Bennett, 57, está bem três dias após o procedimento experimental de sete horas em Baltimore, dizem os médicos. O transplante foi considerado a última esperança de salvar a vida de Bennett, embora ainda não esteja claro quais são suas chances de sobrevivência a longo prazo. "Era morrer ou fazer esse transplante", explicou Bennett um dia antes da cirurgia. "Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha", disse ele.

Médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland receberam uma dispensa especial do regulador médico dos EUA para realizar o procedimento, com base no fato de que Bennett - que tem doença cardíaca terminal - teria morrido. Ele havia sido considerado inelegível para um transplante humano, uma decisão que muitas vezes é tomada pelos médicos quando o paciente está com a saúde muito debilitada. O porco usado no transplante foi geneticamente modificado para eliminar vários genes que teriam levado o órgão a ser rejeitado pelo corpo de Bennett, informou a agência de notícias AFP.

coracaopor2

Para a equipe médica que realizou o transplante, ele marca o culminar de anos de pesquisa e pode mudar vidas em todo o mundo. O cirurgião Bartley Griffith disse que a cirurgia levaria o mundo "um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos".

Leia também - Ferramentas de pesquisa na Internet e Técnicas Básicas de Investigação Online

Atualmente, 17 pessoas morrem todos os dias nos EUA à espera de um transplante, com mais de 100.000 na lista de espera. A Dra. Christine Lau, presidente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, estava no centro cirúrgico durante a cirurgia.

"Ele corre mais risco porque precisamos de mais imunossupressão, um pouco diferente do que normalmente faríamos em um transplante de humano para humano. não sei", disse ela à BBC.

“As pessoas morrem o tempo todo na lista de espera, esperando por órgãos. voar por todo o país à noite para recuperar órgãos e colocá-los em receptores", acrescentou. comum.

coracaopor3

Em outubro de 2021, cirurgiões em Nova York anunciaram que haviam transplantado com sucesso um rim de porco em uma pessoa. Na época, a operação era o experimento mais avançado no campo até agora. No entanto, o destinatário naquela ocasião estava com morte cerebral sem esperança de recuperação.

Fonte: https://www.bbc.com/