CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como os computadores cerebrais podem tornar a Matrix real

cerebromatrix1Tristan Greene - Essa realidade está quebrada, eu gostaria de uma diferente por favor. O problema com a realidade é que ela tende a insistir em si mesma. Os cientistas há muito ponderam se podemos realmente viver em uma simulação. Mas isso não muda nossa experiência. Se estamos na Matrix, é uma mentira muito convincente. O que nos leva à pergunta óbvia: é possível que os humanos “vivam” dentro de uma simulação de computador? Uma maneira de responder a isso seria construir um dos nossos. Se pudéssemos enganar com sucesso um cérebro humano para pensar que uma realidade gerada por computador era realmente a realidade básica, isso funcionaria como uma prova de conceito para a ideia de que todos nós poderíamos estar vivendo em uma simulação de nível superior. Mas construir um canal para uma realidade gerada ...

por computador é mais fácil falar do que fazer. Para passar convincentemente um ambiente falso como real, precisaríamos entrar diretamente no cérebro e falar sua linguagem. O pesquisador independente Oleksandir Kostikov, neurocientista e médico, acredita que isso será possível no futuro. Em um artigo publicado no TechTalks, eles explicam como as interfaces cérebro-computador podem nos permitir acessar diretamente mundos virtuais: Um novo tipo de inteligência artificial se tornará um híbrido bioeletrônico, no qual um cérebro humano vivo e uma máquina trabalharão juntos em um sistema duplo complementar. Ambos os componentes se complementarão e se reforçarão, criando algo completamente novo que nem a natureza nem os designers de sistemas totalmente eletrônicos encontraram antes.

Conheceremos um novo tipo de inteligência artificial de tipo individual, construída em torno de uma interface de neurocomputador que conecta diretamente os neurônios do cérebro humano e um computador. Sobre como exatamente a interface nos permitirá viver em um mundo virtual de nossa própria escolha, Kostikov escreve: É importante entender que o esquema descrito permitirá excitação controlada e monitoramento da resposta de um único neurônio.

Leia também - A Rã mais perigosa do mundo: Phyllobates terribilis

Essa discrição significa que a largura de banda da interface será suficiente para transmitir diretamente ao cérebro humano uma realidade artificial completamente indistinguível da fisiológica. Você será capaz não apenas de ver, ouvir e sentir a realidade artificial, mas também se mover ativamente nela da mesma maneira que no mundo físico real.

A grande ideia aqui é, em essência, o empacotamento da atividade cerebral humana. Em vez de tentar mapear o cérebro, Kostikov está propondo uma interface capaz de uma taxa de transmissão de um para um para a cognição. Sem mais contexto, parece que Kostikov está sugerindo um paradigma em que usaríamos um sinal digital para sequestrar o fluxo de consciência do cérebro. Em um segundo você estaria vivendo sua vida normal, no próximo você estaria totalmente imerso em um mundo sintético que é tão convincente quanto a realidade. Ainda não se sabe se isso é realmente possível ou não – a maioria das funções superiores do cérebro permanecem misteriosas para os cientistas. Mas há algumas preocupações éticas interessantes que precisam ser discutidas com antecedência.

É moralmente aceitável deixar as pessoas passarem seu tempo em um mundo completamente imersivo de sua própria criação? O que acontece com nossos cérebros se, essencialmente, mantivermos uma existência de fantasia por um longo período de tempo? Devemos permitir que as pessoas se coloquem em um estado de animação medicamente suspensa para viver em uma realidade sob medida em tempo integral? E os doentes terminais ou pessoas com baixa qualidade de vida? Por um lado, é inevitável que as pessoas queiram experimentar uma realidade alternativa quando a tecnologia estiver disponível ?

Fonte: https://thenextweb.com/