CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sentinel-6: saiba tudo sobre o mais importante satélite climático da Terra

satel6 2Por Daniele Cavalcante, 26/11/2020 - O Sentinel-6 Michael Freilich foi lançado no último sábado (21) em um foguete Falcon 9 da SpaceX, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. A missão foi desenvolvida em uma parceria histórica entre a NASA e Agência Espacial Europeia (ESA), e seu o objetivo é analisar o aumento do nível dos mares para compreender melhor as consequência das mudanças climáticas em curso no planeta. Mas como ele fará isso, e por quê?

Em uma órbita polar, o satélite está a uma altitude de 1336 km, inclinado a 66 graus. Ele mede 2,35m × 4,17m × 5,30m e pesa 1.191 kg, contando com 230 kg de combustível a bordo. Seu tempo de vida útil é estimado em 5 anos e meio, mas, após esse período seu "irmão gêmeo" será lançado para continuar o trabalho. A missão também coletará dados de temperatura e umidade atmosférica que ajudarão a melhorar as previsões meteorológicas e modelos climáticos. O satélite, anteriormente conhecido como Sentinel-6A, recebeu o nome do Dr. Michael Freilich, ex-diretor da Divisão de Ciências da Terra da NASA e defensor das melhorias nas medições do oceano via satélite.

Este programa será dividido em duas etapas, sendo o lançamento do dia 21 o início da primeira. Em 2025, o satélite Sentinel-6B também será enviado ao espaço para aprimorar ainda mais as medições por pelo menos mais cinco anos. Assim, o Sentinel-6 terá, no total, até 2030 para cumprir seu objetivo. “Este registro contínuo de observações é essencial para rastrear o aumento do nível do mar e compreender os fatores que contribuem para isso”, disse Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA.

Como o Sentinel-6 funciona

Os oceanos e a atmosfera da Terra estão intrinsecamente conectados, já que o mar absorve mais de 90% do calor retido pelo aumento dos gases de efeito estufa. Isso faz com que a água do mar se expanda — um terço do aumento atual do nível do mar é resultado desse processo, enquanto o derretimento dos gelos é responsável pelo restante. A tarefa do Sentinel-6 é calcular a taxa dessa expansão das águas.

Leia também - Motores de dobra espacial não são mais ficção científica

Mas como uma simples dupla de satélites conseguirá obter informações tão precisas sobre os imensos oceanos? Bem, isso será possível não só graças à posição privilegiada deles no espaço, observando tudo de cima, como também devido a um radar altímetro a bordo de ambos. Este equipamento é capaz de calcular minuciosamente a distância entre os satélites e a Terra, simplesmente enviando um pulso de radar até a superfície do planeta. O pulso reflete na superfície e retorna para o satélite, que calcula o tempo deste processo e, assim, determina a distância que a onda do radar levou para retornar aos sensores.

Monitorando constantemente a distância entre o satélite e a superfície do mar, os cientistas saberão dizer o quanto o nível da água subiu com o passar dos anos. É uma mudança lenta — porém cada vez mais acelerada —, mas o monitoramento ao longo de dez anos será o suficiente para responder várias perguntas sobre as mudanças climáticas do nosso planeta. Embora outras missões semelhantes tenham sido enviadas anteriormente, o Sentinel-6 vai coletar medidas em resolução bem mais alta, além de estudar as variações mais discretas no nível do mar próximo às costas e até mesmo a velocidade dos ventos nos oceanos. Por isso, trata-se do programa mais importante e promissor nessa área. Outra tecnologia a bordo é o instrumento Advanced Microwave Radiometer (AMR-C), que permitirá aos pesquisadores verem características oceânicas bem mais minuciosas e mais complicadas, em comparação com satélites de missões anteriores, especialmente perto dos litorais.

satel6 1

A remodelagem das costas

Um dos resultados mais impactantes das mudanças climáticas são as alterações dos níveis da água nos oceanos, e isso traz consequências em vários sentidos. Uma delas é a remodelagem das costas da Terra, ou seja, dos litorais. O Sentinel-6 será capaz de medi-las e saberá com que rapidez isso está acontecendo. Nos próximos anos, esse monitoramento será essencial para saber como esses efeitos afetarão a humanidade, pois os cientistas esperam que o aumento do nível do mar não apenas mude os litorais, como também resultem no aumento de inundações das marés e tempestades. “O Sentinel-6 Michael Freilich é um marco para medições do nível do mar”, disse Josh Willis, cientista do projeto. “É a primeira vez que conseguimos desenvolver vários satélites que abrangem uma década completa, reconhecendo que as mudanças climáticas e a elevação do mar vieram para ficar”.

Além dos oceanos

O Sentinel-6 Michael Freilich não se limitará a medir a elevação do nível dos mares, mas também analisará os efeitos das mudanças climáticas em várias camadas da atmosferra terrestre, da troposfera à estratosfera. Isso será feito com a ajuda de um instrumento chamado Global Navigation Satellite System - Radio Occultation (GNSS-RO), que poderá rastrear os sinais de rádio dos satélites de navegação que orbitam a Terra.

Sempre que um satélite de navegação estiver perto do horizonte terrestre — isto é, na perspectiva do Sentinel-6 Michael Freilich —, seu sinal de rádio passará pela atmosfera e o Sentinel-6 poderá captá-lo. Ao atravessar a atmosfera, o sinal fica mais lento, sua frequência muda e seu caminho se curva, devido ao efeito de refração. Medir essa refração através do GNSS-RO ao longo dos anos será importante para calcular as mudanças mais sutis na densidade atmosférica, temperatura e teor de umidade. De acordo com Chi Ao, cientista da equipe do GNSS-RO, os pesquisadores também precisam “de medições de longo prazo de nossa mudança atmosférica para entender melhor os impactos totais das mudanças climáticas”.

Por que isso é importante?

Melhorar o conhecimento sobre os oceanos ao longo da década trará uma série de vantagens, como uma maior compreensão da temperatura atmosférica global, e de como o clima da Terra está mudando. Afinal, a mudança climática não afeta apenas os mares, mas também a superfície e toda a vida na Terra.

Um exemplo prático dos avanços que esse conhecimento pode proporcionar é a meteorologia. Com as medições do altímetro e do GNSS-RO combinadas, os meteorologistas poderão melhorar ainda as previsões climáticas, e isso inclui não apenas a temperatura como também a umidade da atmosfera. Aliás, conhecer as condições da camada superior do oceano ajudará a aprimorar as previsões de formação e evolução dos furacões.

Leia também - Navio cargueiro gigante movido a vento promete mudar o transporte marítmo

Atualmente, os níveis do mar aumentam em média 3,3 milímetros por ano, mais do que o dobro da taxa no início do século XX, de acordo com a NASA. “Em 2050, teremos um litoral diferente do que temos hoje”, aponta Willis. Enquanto isso, “há cada vez mais pessoas se mudadando para as regiões costeiras e as megacidades costeiras continuam a se desenvolver, o impacto da mudança do nível do mar será mais profundo nessas sociedades”, alerta Craig Donlon, cientista de projetos da ESA.

Conhecer os desafios climáticos que o futuro nos reserva é fundamental para nos prepararmos desde já para enfrentá-los. As informações que o Sentinel-6 Michael Freilich fornecerá informações valiosas para governos e autoridades que precisarem planejar estratégias relacionadas ao aumento do nível do mar, tempestades e furacões.

Fonte: NASA, ESA
           https://canaltech.com.br/