LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Tashirojima, a Ilha dos Gatos

ilhaga topoTashirojima é uma pequena ilha, com 3,14 km ², conhecida como “Ilha dos Gatos“, devido à população numerosa de felinos que vivem lá, superando inclusive ao número de moradores que não passam de 80. A população caiu cerca de 90% em relação à 50 anos atrás e atualmente cerca de 83% dos habitantes possuem mais de 65 anos, o que traz uma certa preocupação em relação ao futuro da ilha. Tashirojima fica a 20 km da cidade de Ishinomaki em Miyagi ken, área onde ocorreu o terremoto e tsunami de 2011. Os gatos são símbolos de sorte e proteção e como o local não foi completamente devastado pelo desastre, as pessoas passaram a acreditar mais ainda nisso. Um fato curioso é que não existe cães na ilha, somente centenas de gatos, ...

a maioria “vira lata”  e moradores de “rua”, porém são cuidados e alimentados pelos visitantes e população local.

Mas de onde vieram tantos gatos?

ilhaga4

Há séculos atrás, a principal atividade econômica na ilha era a criação de bicho de seda, porém os ratos estavam ameaçando a criação. Com isso, foram trazidos alguns gatos, por serem os predadores naturais destes roedores.

Leia também - A Estrada para outra Dimensão

Os felinos cumpriram sua missão, foram se multiplicando e se alojando perto das casas dos pescadores, onde aproveitam-se das sobras. Hoje em dia, não há mais criação de seda na região e as principais atividades são a pesca e o turismo.

ilhaga5

Os gatos foram tomando conta da região e depois de um tempo as pessoas se afeiçoaram pelos bichos e passaram a estudar o seu comportamento em relação à previsão do tempo e às condições de pesca. Eles até construíram um Neko Jinja (santuário para os gatos) no meio da ilha, que acabou se transformando em atração turística, além de pousadas e edifícios com formato de gato.

ilhataga6

Yutaka Hama, 49 anos, lidera um grupo que procura promover viagens e turismo em Tashirojima. Seu desejo é que mais jovens se interessem em conhecer a ilha e quem sabe se fixar por lá. Hama, que se mudou para Tashirojima a alguns anos atrás, agora opera uma pousada na ilha e vem se empenhando em criar perspectivas de emprego para atrair os visitantes, além dos adoráveis gatos.

ilhaga2

Afinal, do jeito que a coisa anda, se não tomarem logo iniciativas como essas, só sobrarão gatos de moradores na ilha. Por isso até um documentário foi feito pela TV japonesa, a fim de divulgar Tashirojima, destacando inclusive um gato especial: Jack, um gato preto e branco com a orelha esquerda caída. Teve também um filme chamado Nyanko, onde em uma de suas sequências, mostraram cenas com os gatos de Tashirojima.

Leia também - El Dorado

Os gatos são queridos e protegidos pela população local e eles não permitem que nenhum predador dos gatos, entre na ilha, para não ameaçá-los. As duas principais vilas da ilha são Oodomari e Nitoda (onde fica a maior parte dos gatos). Não há campo de pouso na ilha e o único meio de chegar a ilha é através de balsa, que sai de Ishinomaki. A viagem dura aproximadamente 40 minutos.


Fonte: http://www.japaoemfoco.com/