CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A casa mais sustentável do mundo fica no Reino Unido

casasus0110/12/2015 - Atenção aos detalhes: camada tripla de vidro e esquadrias grossas para evitar a perda de calor. Casa eficiente no Reino Unido (Foto: Cortesia Jan Piotrowicz/ Divulga) O telhado dessa casa em West Kirby, no Reino Unido, é feito de painéis fotovoltáicos Observada à distância, essa casa localizada no Reino Unido parece apenas mais uma residência familiar. Mas ela acaba de conquistar o título de mais energeticamente eficiente do país, arrematando o prêmio de melhor Novo Edifício Doméstico, o Swig Awards, na categoria Eficiência Energética. Os proprietários Colin e Jenny Usher angariaram também um dos postos mais desejados do mundo: eles mantém a residência funcionando com apenas £ 15 por ano – cerca de 7 reais por mês. Uma economia dos sonhos! Arquiteto há 35 anos, Colin não fez o projeto apenas para tentar diminuir suas despesas. Apaixonado pelo uso de energia de fontes renováveis, a construção da casa permitiu a experimentação de suas próprias ideias e teorias sobre o tema.

 

casasus02 casasus03

"Essa casa acaba com o mito de que uma residência eco precisa ser muito cara e feia", contou ele. O custo total da construção – incluindo a compra do terreno e a demolição da propriedade preexistente – foi de £ 440.500, valor próximo ao custo de casas de quatro quartos na região. Colin interpretou as leis da termodinâmica para criar um esquema arquitetônico no qual a casa perde apenas um grau por dia quando o sistema de aquecimento está desligado. É mais simples do que se pode imaginar: as bases para a construção foram o isolamento térmico, a geração de energia e o sistema de aquecimento.

casasus04 casasus05

Entre as maneiras de seguir esses parâmetros estão utilizar o concreto, para reter o calor, e usar painéis solares que funcionam o tempo inteiro para gerar eletricidade para iluminação e aparelhos domésticos. Além disso, uma bomba de calor de alta tecnologia suga o ar exterior e aquece a água encanada que corre por baixo do piso.

casasus06 casasus07

casasus08

Como as massas de ar quente sobem, por serem menos densas que as massas de ar frio, o inteligente sistema de ventilação fica nas regiões altas da casa – daí um pé-direito digno de atenção – e armazena o calor gerado por chuveiros e fogões, devolvendo ar fresco para os espaços de convivência.

Fonte: http://casavogue.globo.com/