CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Polêmico Pokemon Go - Parte 2

pogo1aOs termos de acesso de Pokémon GO que todo mundo concordou sem ler - 18/07/2016 - Nas últimas semanas, o mundo e a internet parou por conta de um “joguinho”. Pokémon GO, é um jogo desenvolvido com a parceria da empresa Niantic com a The Pokémon Company e traz um dos primeiros jogos de realidade aumentada para um grande número de pessoas. Qualquer pessoa pode jogar sem comprar um dispositivo supercaro ou ir em um lugar específico, basta ter um smartphone. E é bem aí que mora o problema. Como o jogo é acessível para praticamente todo mundo, já que é difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone, muitas pessoas estão aceitando termos sem ao menos ler o que estão permitindo. Mas por que estamos falando desse assunto, se não ler os termos é algo que acontece frequentemente com todo mundo? A resposta é simples, Pokémon GO passou um pouco dos limites.

Quando alguém baixa o app e se cadastra, ele pode acabar aceitando coisas absurdas. Aceitando esses termos, ela acaba dando acesso para a empresa a diversas coisas, como por exemplo: suas fotos, sua câmera e acesso total ao seu e-mail, podendo ler, escrever e enviar e-mails se passando por você. Além disso, como o aplicativo usa GPS, ele vai saber onde você vai estar e quanto tempo esteve lá.

Lembrando que as informações sobre isso podem estar um pouco confusas em sites estrangeiros. Apesar de existir o termo “acesso total ao e-mail”, a empresa disse que não está utilizando essas informações extras e apenas utiliza informações biográficas como idade, endereço do e-mail e telefone. Outra informação que temos sobre o assunto é que o termo “acesso total ao e-mail” foi colocado erroneamente e que a empresa já está trabalhando para retirar isso.

Como todas as informações parecem estar confusas e ainda não temos certeza se a empresa teve acesso ou não, a informações tão particulares. De toda forma, precisamos ficar atentos a tudo que fazemos na internet e mesmo que a empresa não tenha nenhum intuito de fazer o mal com essas informações, não devemos dar acesso a informações tão particulares.

Outros casos

Não acredite que foi a primeira vez que termos de acesso causaram polêmica. Nosso site já fez uma matéria que deixou muitas pessoas de boca aberta. O grande “vilão” dessa vez foi o aplicativos “Messenger” onde ele tem termos bem absurdos como enviar SMS sem a necessidade de informação ou a frequência em que você conversa com tal pessoa que está nos seus contatos.


10 termos de uso do Facebook Messenger que você aceitou sem ler

pogo11


10/03/2015 - O Facebook anunciou que obrigará os usuários a migrarem para o Facebook Messenger (Só para acesso via celular), por isso muitas pessoas já baixaram e instalaram o aplicativo da empresa, por falta de alternativas. Atualmente aproximadamente 1 bilhão de usuários utilizam o aplicativo oficial. Isso significa que todas essas pessoas aceitaram os termos de uso e permitiram a obtenção de diversas informações e recursos dos seus smartphones.

O fato é que a maioria das pessoas aceita os termos sem ler, é um “mal moderno” as empresas de software criam termos de uso cada vez mais extensos, e podem esconder o que quiser lá dentro, a maioria das pessoas só clicam em “Aceitar” e pronto. Pensando nisso, o site Huffington Post publicou a lista completa de permissões que você autorizou ao instalar o Facebook Messenger, a grande maioria delas permite a empresa extrair informações do seu aparelho sem que você perceba.

Confira:

1.Permissão para o aplicativo alterar o estado de conexão com a rede;

2.Permissão para obter o acesso aos números de telefone da lista sem a sua intervenção. Este recurso pode ocasionar cobranças de taxas adicionais sem a necessidade de confirmação;

3.Permissão para o aplicativo enviar mensagens SMS sem a necessidade de confirmação;

4.Permissão para gravar sequências de áudio com o microfone. Esta permissão garante que o app salve esta informação a qualquer momento sem a necessidade de confirmação;

5.Permissão para tirar fotos e vídeos com a câmera. Esta permissão permite utiliza a câmera a qualquer momento sem a necessidade de confirmação;

6.Permissão para acessar todos o histórico de ligações de seu aparelho, incluindo as chamadas que você efetuou e recebeu. Esta permissão apenas cria arquivos de logs no aparelho, mas outros apps maliciosos podem acessar essas informações sem o consentimento do usuário;

7.Permissão para acessar informações referentes aos seus contatos, incluindo a frequência que você se comunica através de emails e outras formas de contato;

8.Permissão para acessar as suas informações pessoais que estão armazenadas no aparelho, como o nome e informações de contato. Isso significa que o app pode identificá-lo e enviar suas informações à outras pessoas;

9.Permissão para acessar os recursos de ligação de seu aparelho. Esta permissão possibilita que o app descubra até mesmo o seu número telefônico;

10.Permissão para obter as listas de contas conhecidas no telefone, incluindo qualquer conta que foi criada por aplicativos que você instalou.

Assustado?

A lista acima te mostra todas as possibilidades que o aplicativo pode usar no seu smartphone, mas isso não significa que ele usa todas. Porém, é no mínimo estranho que um aplicativo de chat tenha acesso a tantas informações do usuário sem tem que solicitar. De toda forma, mesmo que a instalação do Facebook não gere prejuízos reais, todos os acordos de uso devem ser lidos de forma integral, assim o usuário terá conhecimento de tudo que os jogos e aplicativos solicitaram do seu aparelho, e decidir se quer ou não ter o aplicativo instalado em seu smartphone. O Google Play faz inúmeros alertas aos usuários, para que eles leiam o termo de serviço e não pulem como é comum na maioria dos casos. E aí, o que você acha isso?


Pokémon Go gera polêmica sobre privacidade de usuários

pogo12


26/07/2016 - Com a febre que o game Pokémon Go vem causando, muitos usuários pelo mundo instalam o app em seus smartphones sem pensar duas vezes. Mas, talvez, devessem. Vêm circulando pela internet, nos últimos dias, teorias de que o jogo daria muito acesso às informações contidas no dispositivo. Também se comenta das possíveis "ligações perigosas" do game com a CIA.

No Facebook, um post que já tem quase 40 mil compartilhamentos (leia aqui) fala do fundador da empresa responsável por Pokémon Go, a Niantic Labs. O texto esclarece que John Hanke, antes de criar a empresa, lançou outro empreendimento, chamado Keyhole. Esta empresa, especializada em mapeamento de superfícies, foi comprada pelo Google e deu origem ao Google Maps e Street View. A Keyhole também recebeu investimentos da In-Q-tel, empresa fundada pela CIA para investir em outras empresas que desenvolvem tecnologias que sirvam aos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos.

A postagem também nota que, para jogar, é preciso dar permissão ao aplicativo para usar a câmera, o GPS, microfone e até dispositivos USB conectados ao smartphone. Como o jogo usa o mapa do mundo real como base, em interação com a câmera, cogita-se que, por exemplo, capte imagens da residência do jogador.

No site oficial do jogo, a Niantic afirma que descobriu que "o processo de criação da conta de Pokémon GO no iOS erroneamente solicita permissão de acesso completo para a conta Google do usuário", mas que o jogo só acessa "informações básicas do perfil do Google", como o ID do usuário e e-mail. A solicitação de acesso foi consertada pela empresa e pelo Google.

Na Política de Privacidade de Pokémon Go, a empresa afirma que, como o app é baseado em geolocalização, coleta e armazena informações sobre a localização do usuário. O texto alerta que "ao usar o app, você [o usuário] estará transmitindo a localização do seu dispositivo conosco e algumas dessas informações, junto com seu nome de usuário, podem ser compartilhadas dentro do app", exemplificando que a localização pode ser mostrada a outros usuários.

O termo também explicita que, por colaboração com órgãos govenramentais e de investigação, a empresa pode "divulgar qualquer informação sobre você [o usuário] que está em nosso poder ou controle para o governo ou autoridades que nós, em nosso critério, acreditamos necessário ou apropriado: (a) para responder a pedidos, processo legal (incluindo intimações); (b) para proteger nossa propriedade, direitos e segurança e a propriedade, direitos e segurança de terceiros ou do público em geral; e (c) para identificar e interromper qualquer atividade que nós consideramos atividade ilegal, antiético, ou legalmente acionável.

Pokémon Go ainda não tem data oficial de chegada ao Brasil. No entanto, especula-se que o jogo seja liberado no país no dia 31 de julho.

Confira uma tradução da Política de Privacidade do jogo:

"Última Atualização: 01 de julho de 2016

Proteger a sua privacidade (ou a privacidade de seu filho autorizado) é realmente importante para Niantic, Inc. ( "Niantic", "nós", "nosso" ou "nós"). Com isso em mente, estamos fornecendo esta Privacidade política para explicar nossas práticas relativas à coleta, uso e divulgação de informações que recebemos através dos nossos serviços de vídeo game Pokémon GO, que são acessíveis através de nosso aplicativo de dispositivo móvel (o "PDA"). Para tornar esta política de privacidade mais fácil de ler, os nossos serviços, o App, e nosso site localizado na http://pokemongo.nianticlabs.com e http://www.pokemongolive.com (o "Site") são chamados coletivamente de " serviços. "Esta política de privacidade não se aplica a quaisquer sites de terceiros, serviços ou aplicações, mesmo que sejam acessíveis através de qualquer um dos nossos serviços.

1. Revisões para esta POLÍTICA DE PRIVACIDADE

pogo13

Qualquer informação que é recolhida através dos nossos serviços apenas é abrangida pela política de privacidade em vigor no momento em que tais informações são coletadas. Podemos revisar esta política de privacidade periodicamente. Se fizermos alguma alterações materiais a esta política de privacidade, incluindo qualquer alteração que propomos que terão efeito retroativo, você será notificado dessas mudanças, colocando-as sobre os serviços ou através do envio de um e-mail ou outra notificação, e nós LL ATUALIZAR O "DATE ??A última atualização" acima para indicar quando essas alterações foram feitas.

2. COLETA E USO DE INFORMAÇÕES

2.1 Informações coletadas ou recebidas a partir Você (ou seu filho Autorizado).

Nossos principais objetivos ao recolher informação são fornecer e melhorar os nossos serviços e para permitir que você (ou seu filho autorizado) desfrute e navegue facilmente nos nossos Serviços.

2.2 Informação da conta.

Durante o jogo e quando você (ou seu filho) registra-se para criar uma conta, nós coletamos algumas informações que podem ser usadas para identificar ou reconhecer que você (ou seu filho autorizado). ( "PII") . Especificamente, porque é necessário ter uma conta no Google, Treinador Pokémon Club ( "PTC") ou Facebook antes de se registrar para criar uma conta, iremos recolher PII (tal como o seu endereço de e-mail do Google, o PTC registrados endereço de e-mail, e/ou o Facebook) que suas configurações de privacidade com o Google, PTC, ou Facebook nos permitir o acesso.

Registrar uma conta PTC vai exigir que você envie a data de nascimento do usuário (que pode ser você ou seu filho autorizado) e o nome de usuário PTC. Esta informação será compartilhada conosco (veja o "Contas with Children" parágrafo abaixo para mais informações a este respeito).

II. Informações de jogo

Durante o jogo, vamos recolher determinadas informações, como o seu (ou do seu filho autorizado) nome e as mensagens enviadas a outros usuários. Esta informação não vai permitir que outros o identifiquem (ou ao seu filho autorizado) a menos que você (ou seu filho autorizado) opte por usar o seu (ou do seu filho autorizado) nome real e outras informações de identificação. Quando você (ou sua criança autorizada) criar uma conta também irá recolher outras informações (como país e idioma) que não podem ser usadas para identificar você (ou sua criança autorizada) a menos que combinada com outras informações de identificação.

III. Contas com crianças.
Cumprimos verificáveis ??requisitos de consentimento dos pais pela Privacidade Online das Crianças Protection Act (COPPA) e as leis de proteção de dados europeus (incluindo, sem limitação, a Protecção de Dados direta) através de um processo de verificação e autorização tratado pelo PTC. Conforme descrito nos Termos de Serviço ( "Termos"), o pai ou responsável legal de cada criança com menos de 13 anos de idade devem se registrar The Pokémon Company International, Inc. ( "TPCI") através PTC antes de criar uma conta. Registrar uma conta PTC requer que o pai de uma criança forneça um endereço de e-mail, um nome de usuário para o usuário e a data de nascimento do usuário. Para residentes nos Estados Unidos, depois de um pai tem registrado uma conta PTC, TPCI irá verificar se a criança é filho do Pai, pedindo a soma dos primeiros e últimos dígitos do número de segurança social da Controladora e nome dos pais, data de nascimento, e Endereço. TPCI não vai compartilhar essa informação conosco. Após TPCI verificar se a criança é filha do Pai, ele irá pedir ao pai para autorizar a criação de uma conta conosco. Se um pai não autorizar o acesso de uma criança e uso dos serviços, a Niantic irá barrar o registo dessa criança para uma conta, impedir o acesso da criança e uso dos serviços e garantir que as informações tais criança não fique acessível através dos Serviços.

Os pais têm o direito de recusar coleta, uso e/ou divulgação de informações de identificação pessoal de seu filho, notificando-nos. Se nós aprendemos que temos recebido PII de uma criança com menos de 13 anos sem o consentimento dos pais, vamos excluir a conta da criança e todos os outros PII coletados em conjunto com essa conta.

Os pais de crianças com idade inferior a 13 compreendem e concordam que TPCI e/ou Niantic pode fornecer informações recolhidas através dos serviços a terceiros que usam tais informações para o único propósito de administrar ou fornecer os Serviços (por exemplo, monitoramento de segurança de terceiros serviços e empresas de hospedagem web).

b. Informações coletadas usando cookies e outras tecnologias da Web.

pogo14

Como muitos proprietários de sites e operadores, usamos ferramentas de coleta automatizada de dados, tais como Cookies e Web Beacons em obter certas informações no nosso site. "Cookies" são pequenos arquivos de texto que são colocados no seu disco rígido por um servidor Web quando você (ou sua criança autorizada) ceder aos nossos serviços. Podemos usar cookies de sessão e cookies persistentes para identificar se você (ou seu filho autorizado) tem ligado para os serviços e quando você (ou sua criança autorizada interagir com os nossos Serviços. Nós também podemos usar cookies para monitorar o uso agregado e encaminhamento de tráfego web em nossos serviços e para customizar e melhorar nossos serviços. Os cookies de sessão são excluídos quando você (ou sua criança autorizada) a sessão a partir dos Serviços e feche o navegador. Os cookies persistentes permanecem no seu computador e irá identificar como você usa os serviços ao longo do tempo. Embora a maioria dos navegadores aceite automaticamente os cookies, você pode alterar as opções do navegador para parar de aceitar cookies automaticamente ou consultá-lo antes de aceitar cookies. Por favor note, no entanto, que, se você não aceitar cookies, você (ou sua criança autorizada) não pode ser capaz de acessar todas as partes ou funções dos Serviços. Alguns terceiros prestadores de serviços que contratarmos (incluindo anunciantes de terceiros) também podem colocar seus próprios cookies no seu disco rígido.

"web beacons" (também conhecidos como web bugs, marcas de pixel, ou GIFs) são gráficos minúsculos com um identificador único que pode ser incluído em nossos serviços para diversas finalidades. Por exemplo, podemos utilizar web beacons para entregar ou comunicar com Cookies, para rastrear e medir o desempenho dos nossos serviços, para monitorar quantos visitantes ver os nossos serviços, e para monitorar a eficácia da nossa publicidade. Ao contrário de cookies, que são armazenados no disco rígido do usuário, Web Beacons geralmente são incorporadas de forma invisível em páginas da web (ou em um e-mail).

c. Informações relacionadas ao uso dos Serviços.

Os nossos servidores registam automaticamente determinadas informações sobre como uma pessoa usa nossos Serviços (nos referimos a essas informações como "dados de registro"), incluindo correntistas e não correntistas (seja, um "Usuário"). Os dados de registo pode incluir informações como o endereço de protocolo Internet de um usuário (IP), agente de usuário, tipo de navegador, sistema operacional, a página web que o usuário estava visitando antes de acessar nossos serviços, as páginas ou características dos nossos serviços aos quais um usuário navegou e o tempo gasto nessas páginas ou características, termos de pesquisa, os links em nossos serviços que um usuário clicou e outras estatísticas. Nós usamos dados de log para administrar os Serviços e analisamos (e pode contratar terceiros para analisar) Data Log para melhorar, personalizar e melhorar os nossos serviços, expandindo as suas características e funcionalidade e adaptando-os às necessidades e preferências dos utilizadores. Nós podemos usar dados de registro de uma pessoa e outras informações para gerar agregada, informações não-identificação sobre como nossos serviços são utilizados e utilizar essas informações agregadas para compreender e melhorar nossos serviços e para administrar o uso dos Serviços. Se envolver um terceiro para analisar os dados de registro, vamos garantir que o terceiro está sujeito aos termos contratuais que exigem-lo para processar esses dados Log de acordo com as leis de proteção de dados europeia relevantes (incluindo, sem limitação, a Directiva de Protecção de Dados) .

d. Informações enviadas pelo seu dispositivo móvel.

Nós coletamos algumas informações que o seu (ou sua criança autorizada de) dispositivo móvel envia quando você (ou sua criança autorizado) usar nossos Serviços, como um identificador de dispositivo, as configurações do usuário e do sistema operacional do seu aparelho (ou do seu filho autorizado), como bem como informações sobre o seu uso de nossos serviços durante a utilização do dispositivo móvel. Podemos usar essas informações para fornecer os serviços e para melhorar e personalizar os nossos serviços para você (ou sua criança autorizado).

e. Informações de localização.

pogo15

O App é um jogo baseado em localização. Nós coletamos e armazenar informações sobre o seu (ou do seu filho autorizado) local quando você (ou sua criança autorizado) utilizar o nosso App e tomar as ações do jogo que usam os serviços de localização disponibilizados através de seu sistema (ou do seu filho autorizado) do dispositivo operacional móvel, o que faz uso de células / triangulação torre de celular, triangulação wifi, e / ou GPS. Você compreende e concorda que, ao utilizar o nosso App você (ou seu filho autorizado) estará transmitindo o seu (ou do seu filho autorizado) a localização do dispositivo para nós e alguns dos que a informação de localização, juntamente com o seu (ou do seu filho autorizado) nome de usuário, pode ser compartilhado através da App. Por exemplo, quando você executar determinadas ações durante o jogo, o seu (ou do seu filho autorizado) nome de usuário e localização podem ser compartilhadas através da App com outros usuários que estão jogando o jogo. Também podemos utilizar as informações de localização para melhorar e personalizar os nossos serviços para você (ou sua criança autorizado).

3. informações que compartilhar com terceiros

Nós não vamos compartilhar qualquer um dos seu (ou sua criança autorizada de) PII que temos recolhidos a partir de ou sobre você (ou seu filho autorizado) exceto conforme descrito abaixo:

3.a. Informações compartilhadas com The Pokémon Company ( "TPC") e TPCI.

Se você se registrar para criar uma conta e quaisquer erros, erros ou outros incidentes ou problemas são encontrados na operação ou desenvolvimento dos serviços, poderemos compartilhar sua (ou seu filho autorizado de) PII com TPC e / ou TPCI se essa colaboração é necessária para investigar, diagnosticar, corrigir e / ou resolver o problema. Qualquer informação que você (ou seu filho autorizado) fornecem diretamente para TPC e / ou TPCI está sujeita à política de privacidade da empresa aplicável. Nós não somos responsáveis ??pelo conteúdo, privacidade, ou práticas e políticas de TPC ou TPCI segurança.

b. Informações compartilhadas com nossos provedores de serviços.

Podemos envolver terceiros prestadores de serviços para trabalhar com a gente para administrar e fornecer os Serviços. Esses prestadores de serviços de terceiros têm acesso ao seu (ou sua criança autorizado de) PII apenas com a finalidade de executar serviços em nosso nome e são expressamente obrigados a garantir a sua (ou seu filho autorizado de) PII e não divulgar ou usar o seu (ou sua ) PII da criança autorizado para qualquer outra finalidade.

c. Informações compartilhadas com terceiros.

Podemos compartilhar informações agregadas e não informações de identificação com terceiros para a investigação e análise, perfil demográfico e outros fins semelhantes. Esta informação não irá incluir o seu (ou do seu filho autorizado) PII.

d. A informação divulgada em relação a transações comerciais.

Informações que coletamos de nossos usuários, incluindo PII, é considerado como um bem da empresa. Assim, se forem adquiridos por terceiros como resultado de uma operação como uma fusão, aquisição ou venda de ativos ou se os nossos bens sejam adquiridos por um terceiro, no caso de nós sair do negócio ou entrar em falência, algumas ou todos os nossos ativos, incluindo a sua PII (ou do seu filho autorizado), podem ser divulgados ou transferidos para um terceiro adquirente festa em conexão com a transação. No caso de uma operação deste tipo, damos-lhe a comunicação da operação ea oportunidade para um período de 30 dias para recusar a divulgação ou transferência do seu PII (ou do seu filho autorizado) para o terceiro adquirente festa em conexão com a transação.

e. Informação Divulgada para nossa proteção e proteção dos outros.

Nós cooperamos com funcionários do governo e aplicação da lei ou festas privadas de aplicar e cumprir a lei. Podemos divulgar qualquer informação sobre você (ou sua criança autorizada) que está em nosso poder ou controle de governos ou autoridades policiais ou festas privadas como nós, em nosso critério, acreditamos necessário ou apropriado: (a) para responder a reclamações, processo legal (incluindo intimações); (B) para proteger nossa propriedade, direitos e segurança e a propriedade, direitos e segurança de terceiros ou do público em geral; e para identificar e interromper qualquer atividade que nós consideramos a atividade ilegal, antiético ou legalmente acionável.

4. SUAS ESCOLHAS

pogo16

Nós oferecemos-lhe opções em relação à coleta, uso e compartilhamento de suas PII (ou do seu filho autorizado) e vamos respeitar as escolhas que você faz. Por favor, note que se você decidir não fornecer-nos com a PII que solicitadas, você (ou sua criança autorizado) não pode ser capaz de acessar alguns ou todos os recursos dos Serviços.

a. Rescindindo o seu consentimento.

Você tem o direito de recusar continuar coleta, uso e / ou divulgação de suas PII (ou do seu filho autorizado), notificando-nos. Se você tiver consentido o seu acesso (ou do seu filho autorizado) e uso dos Serviços, mas desejo de rescindir tal consentimento, por favor contacte-nos em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para submeter o pedido. Nós prontamente vamos interromper seu (ou do seu filho autorizado) acesso e utilização dos serviços e garantir que o seu (ou sua criança autorizado) PII já não é acessível ao público através dos Serviços. Por favor note, no entanto, que se você recusar continuar coleta, uso e / ou divulgação de suas PII (ou do seu filho autorizado), você pode não ser capaz de acessar e utilizar a totalidade ou uma parte dos Serviços.

b. Excluir .

Para os residentes dos Estados membros da União Europeia e pais de crianças autorizadas, se você optar por subscrever a nossa lista de endereços (ou optar por inscrever o seu filho autorizada a nossa mailing list) durante o registro da conta, que periodicamente enviará você (ou seu autorizado criança) livre boletins e e-mails que promovem diretamente nossos serviços. Para todos os outros usuários, se você não optar por sair de assinatura para nossa lista de endereços (ou optar por sair de inscrição para o seu filho autorizada a nossa mailing list) durante o registro da conta, que periodicamente vão enviar-lhe (ou seu filho autorizado) boletins de notícias livres e e-mails que promovem diretamente nossos serviços. Quando você (ou sua criança autorizado) receber tais comunicações promocionais de nós, você (ou sua criança autorizado) terá a oportunidade de optar por sair (seja através de seu (ou sua criança autorizado da) conta ou seguindo as instruções de cancelamento de recebimento no e -mail você (ou seu filho autorizado) recebem). Vamos precisar de enviar você (ou seu filho autorizado) determinadas comunicações sobre os serviços e você (ou sua criança autorizado) não será capaz de optar por essas comunicações (por exemplo, as comunicações relacionadas com atualizações a esta Política de Privacidade).

c. Acessar, modificar e excluir suas informações.

Os pais podem solicitar e obter acesso a PII armazenadas sobre seus filhos que estão sob a idade de 13 anos, contatando-nos em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se você quiser nos para modificar ou apagar o seu (ou sua criança autorizado de) PII e / ou sua conta (ou do seu filho autorizado), ou descontinuar o fornecimento do seu (ou sua criança autorizado de) PII a terceiros, por favor contacte-nos em pokemongo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com seu pedido. Nós vamos tomar medidas para modificar ou apagar as suas informações (ou do seu filho autorizado) assim nós podemos (a menos que de outra forma permitida pela lei aplicável). Por favor note, no entanto, que algumas informações podem permanecer em cópias arquivadas / backup para os nossos registos ou conforme exigido por lei.

5. Manter as informações

Após a denúncia ou a desativação da sua (ou do seu filho autorizado) Conta, Niantic, seus clientes, associados ou prestadores de serviços pode reter informações (incluindo o seu (ou sua criança autorizada de) informações de perfil) e conteúdo de usuário para um período de tempo comercialmente razoável para backup , fins de arquivo e / ou auditoria. Se você tem dúvidas sobre a rescisão ou a desactivação da sua conta (ou do seu filho autorizado), entre em contato conosco diretamente em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

6. RESPOSTA AO "NÃO MONITORAR"

Nossos serviços não têm a capacidade de responder aos sinais de "Do Not Track" [Não rastrear] recebidos de diferentes navegadores web. Para saber mais sobre os sinais de rastreamento de navegador e "Do Not Track", visite http://allaboutdnt.org.

7. A SEGURANÇA DA SUA INFORMAÇÃO

Tomamos medidas administrativas, físicas e electrónicas apropriadas destinadas a proteger as informações que coletamos de ou sobre você ou seu filho autorizada da destruição acidental ou ilícita, a perda acidental ou acesso não autorizado, utilização, modificação, interferência ou divulgação. Esteja ciente, no entanto, que nenhum método de transmissão de informações através da Internet ou armazenar informação é completamente segura. Assim sendo, não podemos garantir a segurança absoluta de qualquer informação.

8. Links para outros sites

pogo17

Os nossos serviços podem conter links para sites e serviços que são propriedade ou operados por terceiros (cada, um "Serviços de Terceiros"). Qualquer informação que você (ou seu filho autorizado) fornecer ou a um Serviço de Terceiros ou que é recolhida por um Serviço de Terceiros (incluindo Google, Facebook e PTC) é fornecido diretamente para o proprietário ou o operador do Serviço de Terceiros e é sujeito à política de privacidade do proprietário ou operador. Nós não somos responsáveis ??pelo conteúdo, privacidade, ou práticas de segurança e políticas de qualquer Serviço de Terceiros. Para proteger suas informações (ou do seu filho autorizado), recomendamos que você analisar cuidadosamente as políticas de privacidade de todos os Serviços de Terceiros que você (ou seu filho autorizado) Acesso através dos nossos Serviços.

9. Transferência Internacional

Seu (ou do seu filho autorizado) PII podem ser transferidos e mantidos em, computadores localizados fora do seu estado, província, país ou outra jurisdição governamental onde as leis de privacidade podem não ser tão protetoras quanto as na sua jurisdição. Se você estiver localizado fora dos Estados Unidos e optar por fornecer seu (ou do seu filho autorizado) PII para nós, podemos transferir o seu (ou do seu filho autorizado) PII para os Estados Unidos e processá-lo lá. Sempre que transferir o seu (ou do seu filho autorizado) PII fora da jurisdição em que você (ou seu filho autorizado) estão localizados, podemos garantir que as salvaguardas apropriadas estão no lugar em relação à sua segurança. Você pode pedir-nos para não transferir a sua (ou do seu filho autorizado) PII para os Estados Unidos, mas se você fizer isso, não pode ser capaz de fornecer alguns ou a todos os serviços para você (ou seu filho autorizado).

10. Dúvidas?

Por favor contate-nos em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. se você tem dúvidas sobre nossa Política de Privacidade, ou se desejar fazer uma reclamação sobre a nossa coleta, uso ou divulgação de seu (ou sua criança autorizado de) PII sob esta Política de Privacidade . Nós usaremos nossos esforços razoáveis ??para resolver qualquer reclamação que você possa ter o mais rapidamente possível."


Termos de uso de Pokémon Go dá acesso total ao e-mail do usuário

pogo18


18/07/2016 - Pokémon Go foi o assunto mais comentado das últimas semanas, o jogo para Android e iOS que já foi lançado em diversos países também foi o mais baixado pelos usuários. Basta ter um smartphone com Android compatível ou um iPhone e sair por aí capturando Pokémon. Mas responda uma pergunta, você leu os termos de uso antes de instalar o jogo? Pois é, isto está sendo um grande problema, a maioria dos usuários baixam e instalam o jogo sem ler seus termos de uso, muitos dirão que é normal não ler, mas os termos de uso do jogo Pokémon Go podem ter passado dos limites.

Por exemplo, quando você instala o jogo e aceita os termos, você nem sabe que está dando permissão para a empresa ler seus e-mails, acessar suas fotos, câmera ou sua localização. O termo mais perigoso é o ”acesso total ao e-mail”, com esse termo a empresa tem acesso a seus e-mails pessoais. Mas a desenvolvedora do jogo diz que os termos foram feitos apenas para utilizar informações como a idade, endereço de e-mail e telefone dos usuários e não para coletar informações pessoais. Quanto ao acesso total ao e-mail, a empresa disse que foi colocado de forma errônea e será resolvido em breve.

Mesmo com esse pronunciamento da empresa, o usuário deve ficar bastante atento a certos termos de uso, para que não tenha sua privacidade violada. Pokémon Go deve chegar em breve ao Brasil.


Pokémon Go: "Estamos a criar uma geração que precisa de recompensas contínuas"


26/07/2016, por Catarina Fonseca - O Pokemón Go foi pretexto para uma conversa com o psicólogo António Norton sobre o tipo de pessoas em que nos estamos a tornar, e sobre o mundo que queremos (ou não) para o futuro.

Mesmo que não tenhamos nunca visto um Pokémon à nossa frente no meio da rua do costume, já toda a gente ouviu falar nele. É divertido, pró-activo, tira os ‘gamers’ de casa, transforma os 'geeks' em pessoas sociáveis, cria ocasiões para o convívio, e recorda a criança que fomos ou a criança há sempre em nós. Desvantagem: a desatenção ao mundo real e a acumulação de gente. Os ‘caçadores’ já foram confundidos com ladrões, já morreram afogados ou atropelados, já atraíram pessoas para as roubarem. Em Portugal o povo é pacífico e ainda não aconteceram desastres de maior, e planeia-se mesmo actividades como passear cães sem dono (reais) enquanto se procuram bonecos virtuais.

Não parece a ameaça apocalíptica que os seus detractores pintam. De qualquer maneira, o Pokémon Go pode ser um bom pretexto para pensar sobre o tipo de sociedade em que nos estamos a tornar. Muito disto é especulação? Sem dúvida. Mas mal não faz se nos habituarmos a reflectir sobre o que se passa. Por isso, falámos com o psicólogo António Norton, que nos ajudou a perceber melhor que tipo de mundo estamos a criar (ou não).

Já vivemos cada vez mais no mundo virtual?

Pois vivemos, e isto vai tendo custos cada vez maiores. Por isso é que é importante refletirmos um pouco sobre o que está a acontecer. Esclareço que isto é apenas a minha opinião, mas é inegável que somos cada vez mais ‘homo virtualis’. E isto é progressivo. Vivemos metade da nossa vida na dimensão real e outra na dimensão virtual. Vamo-nos adaptando a uma intrusão virtual que é muito apelativa e muito viciante.

E isso é bom ou mau?

Claro que tem dimensões positivas, e outras menos positivas. Ou seja: há alturas em que temos de estar no aqui e agora real. Seria impensável que eu estivesse com um paciente e ao mesmo tempo a pôr mensagens ou ‘likes’ e a apanhar Pokémons. No mundo virtual, a nossa capacidade de atenção reduz-se. É como se não estivéssemos inteiramente presentes, e não estamos na posse das nossas capacidades para reagir aos desafios da realidade. Isso não significa apenas que vamos a atravessar a estrada e podemos ser atropelados. Tem consequências ao nível da forma como vivemos a vida e como nos tornamos pessoas. Por exemplo, se eu combino com uns amigos jogar paintball, nós vamos para um campo específico, e durante algum tempo restrito todos nós estamos ali. Acaba aquele tempo e vamos à nossa vida. Com os Pokémons, o campo de batalha estende-se ao mundo inteiro. E portanto, estas pessoas interferem na minha realidade. Se têm acidentes de carro, estão a invadir o meu mundo.

Mas não se trata apenas de uma brincadeira, uma forma de fantasia inocente?

pogo19

Não é tão inocente como parece, porque existe ainda a questão da alienação. Claro que todos nós humanos precisamos de fugir à realidade. Isso é saudável, e a arte, num certo sentido, também é isto. O problema é quando essa fuga à realidade se transforma num objectivo de vida. Que dimensões da minha vida é que estão a ficar para trás, é que estão desnutridas, quando a minha vida é a virtual? Viver é difícil. E por vezes é aliciante que a vida seja mais simples e mais compensadora, porque no Pokémon Go o reforço é imediato. Se eu tiver à minha frente o meu companheiro ou companheira, com quem as coisas não estão bem, e eu em vez de enfrentar os meus problemas prefiro ir caçar Pokémons, então não estou a lidar bem com a minha vida.

Mas esta alienação não é de hoje, pois não? Antes dos Pokémons já havia viciados em jogos, já havia gente a mandar SMSs enquanto guiava, por exemplo…

Claro que isto não é de hoje. Já tive pacientes a dizerem-me que a vida sexual não estava boa, e em vez de falarem com o outro, estavam preocupados com a reserva de cereais do Farmville, lembra-se? Isto não é inocente, isto não é só um jogo, e isto não nasceu com os Pokémons. Quando as pessoas morrem a tirar selfies dentro de carros, o que é que está a acontecer? É como se as pessoas não se permitissem estar no aqui e agora e precisassem de uma dimensão de constante recompensa. Isto é muito perigoso. Porque é uma droga, e estamos a criar uma geração que vive disso. A vida não é feita de contínuas recompensas. Então eu vou estar aqui a ouvir o meu pai chagar-me a cabeça por causa das notas, ou vou tirar selfies?

Há quem diga que o jogo tirou os ‘gamers’ de casa…

É verdade. Mas de que forma usufruem a cidade? Eles vêem a cidade através de um écran. Eles vêem pessoas, mas também bonecos, porque para eles a realidade tem de ser mais do que a realidade, como se a vida por si só não fosse suficientemente estimulante. E esta intrusão da realidade virtual vai acontecer cada vez mais. Os meus filhos vão brincar com bonecas virtuais em vez de bonecas físicas. Qual é a diferença? Toda! Toda a diferença do mundo! Nada suplanta a dimensão real de uma coisa, de uma pessoa, nunca! É como dizer que se prefere fazer amor com uma boneca virtual!

Bem, se for ao Japão já é isso que acontece…

Precisamente. Mas pense lá, de onde é que vem o Pokémon, os Tamagotchis, e muitos desenhos animados? Isto é muito interessante. Porque estamos a falar de uma cultura altamente avançada, mas altamente alienada, uma cultura tecnologicamente brutal feita de gente que vai para cabines individuais cantar. E não é à-toa que eles são tecnologicamente tão evoluídos: é que o avanço relacional é muito pobre. E portanto têm de fabricar compensações e estratégias para lidar com essa falta. Portanto, nós não podemos dizer que o Pokémon é só um jogo que agora está na berra e daqui a uns tempos vai desaparecer. Temos de reflectir sobre o mundo que temos e o mundo que queremos. E para reflectir é preciso parar. Porque se estamos continuamente com um pé aqui e outro pé noutro mundo, estamos em constante fragmentação, nunca estamos em sítio nenhum.

Daí depois contra-estratégias como o Mindfulness, que tentam chamar as pessoas à realidade, ao aqui-e-agora, ao presente, à atenção…

Claro que sim. Essas forças contrárias, que tentam trabalhar o momento presente, são importantes, mas serão o bastante?

Há limites para a fragmentação?

Não sei. Nós humanos somos extraordinariamente inteligentes, temos uma capacidade enorme para a transcendência, e não sei qual é o limite do virtual. Temos é de perceber que estamos cada vez mais sozinhos, mais isolados, mais solitários, e estamos a construir estratégias para lidar com isso que não nos ajudam enquanto seres humanos.

As pessoas acreditam que estão a preencher os seus vazios?

pago14

Quando provavelmente não estão. E esta dimensão de alienação torna-se cada vez mais totalitária. Há muitas pessoas que saem do trabalho, vão para casa e ficam em casa a jogar. E é isto que fazem na vida. Guiar é tão chato que temos é de mandar selfies. Passear é tão chato que tem de haver bonecos. E depois temos as consequências que se sabe. Por isso é tão importante que as pessoas estejam disponíveis para reflectir sobre isto. Não se trata de criticar. Trata-se de tentar entender. Até posso eu mesmo achar divertido apanhar Pokémons, mas esse não deve ser o objetivo da minha vida. E não tenho dúvidas nenhumas de que há por aí muita gente neste momento a apanhar aviões para ir caçar Pokemons.

 PARTE 3