CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Computador mais barato do mundo vai custar 8 euros

compubar1Chama-se C.H.I.P., é do tamanho de um cartão de crédito e vai chegar ao mercado como o computador mais barato do mundo: pela módica quantia de oito euros, a invenção permitirá navegar na Internet, criar documentos, jogar, ver vídeos... em suma, fazer tudo o que é possível fazer com um computador normal a um preço reduzido. O projeto, que foi lançado na plataforma de financiamento coletivo 'Kickstarter', onde já angariou mais de 1,6 milhões de dólares (quase 1,5 milhões de euros) - ultrapassando largamente os 50.000 dólares ambicionados - é da responsabilidade da empresa norte-americana Next Thing Co. De acordo com os criadores, o computador, cujo tamanho não ultrapassa ...

os seis centímetros de comprimento, vai contar com um processador de 1GHz, memória RAM de 512MB e um espaço de armazenamento adicional de 4GB, incluindo, também, Wi-Fi incorporado. O C.H.I.P dispõe, igualmente, de conexão Bluetooh, para que os utilizadores possam ligá-lo a periféricos como ratos ou teclados, e pode ser ligado a qualquer tipo de ecrã - velho ou novo -, asseguram os mentores, que o descrevem como "um computador para todos": estudantes, professores, avós, crianças, artistas, 'hackers' ou inventores.

compubar2

O equipamento funciona com um sistema operativo de código aberto, o Linux, "fácil de usar" e tem visual "igual àquele a que todos estão habituados", possibilitando criar documentos através de 'softwares' como o LibreOffice ou aceder à Internet com recurso ao navegador Chromium.

compubar3

Além disso, o C.H.I.P. traz já instaladas aplicações bem conhecidas dos utilizadores, tal como ferramentas e jogos, podendo executar "milhares de aplicações gratuitas da comunidade 'open source'", explica a Next Thing Co., acrescentando que o computador pode até funcionar como um leitor de música portátil: basta ligá-lo, por exemplo, a um teclado MIDI. O computador deverá chegar ao mercado em Maio de 2016 mas, graças ao sucesso da campanha de 'crowdfunding', aqueles que contribuíram financeiramente para a concretização do projeto poderão começar a receber o C.H.I.P. nas suas casas já no mês de Dezembro.

Fonte: http://www.ciencia-online.net/