CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico - Parte 3

Super_Humanos_22Na Universidade de Toronto, o psicólogo especializado em cognição e percepção, Dr John Kennedy, esta estudando as habilidades de um homem homem incrível: Esref, o pintor cego. "Esref é um cego que desenha desde quando era uma criança, e desenha muito bem. Alguns dizem até que ele desenha melhor do que muitas pessoas que enxergam. Ele vive na Turquia. Ankara Turquia. Devido a uma mutação genética Esref Armagam nasceu sem os olhos. Esse aparente problema lhe deu incríveis poderes. Enquanto pinta paisagens que não consegue ver, esse artista esta transformando tudo que a ciência pressupõem saber sobre a visão. Esref nunca viu a luz. Quando criança sua vida foi dura e foi preciso superar grandes obstáculos para descobrir seu dom. "Ser cego na Turquina nos anos de 1950 era muito difícil.

Quando por exemplo meus amigos iam andar de bicicleta eu não podia ir. E quando eles brincavam de peão e bolinha de gude eu não podia ir. Sempre tive que brincar sozinho. Cego de nascença não podia ir para a escola fudamental, com as outras crianças. Então meu pai me levava na loja dele e para descobrir o mundo a minha volta eu usava as mãos. A primeira vez que pintei um quadro senti ter encontrado uma conexão com a vida. Meu pai observava outros cegos e percebeu que eu era diferente deles. E ele me disse uma coisa: "Esref, ainda chegará o dia em que você será um grande artista".

Super_Humanos_5

Desde a primeira vez que desenhou, Esref soube que tinha um dom e sua cegueira não iria impedi-lo. "Para fazer um desenho eu começo imaginando formas que eu ja senti, a partir dessas formas crio um quadro. Faço um esboço mental do meu quadro antes de começar a pintar." O que é incrível nas pintura dele é que ele usa cores, sombra e composição. E o mais importante: PERSPECTIVA. Ele desenha objetos que vão diminuindo a distância. É dificil compreender como ele consegue pintar e compor imagens tão perfeitas sem olhos.

Super_Humanos_26 Super_Humanos_19

Super_Humanos_20

No Centro Neurológico da Escola Médica de Harvard os cientista ficaram desorientados com as habilidades de Esref. Eles pretendem escanear o seu cérebro para descobrir como ele faz isso. Diz o Dr John Kennedy, psicologista da percepção: "Ele faz uma coisa que nós achavamos que era associada a região visual do cérebro e só era possível através da visão." E é a forma com que ele lida com espaços tridimensionais que deixou os cientistas perplexos. Mas o mais importante para Esref é ser reconhecido como um pintor e não como um pintor cego. "Quero ser lembrado como uma pessoa que viu o mundo com os dedos. Quero ser lembrado pela minha arte." diz ele.

Mas até lá ele concordou em colaborar com os cientistas. E o Dr Kennedy projetou um experimento ambicioso. Ele quer descobrir se Esref realmente compreende a perspectiva. " E meu experimento é o seguinte: é pedir a ele que desenhe um edificio específico em Florença na Itália, que foi a fonte a origem da descoberta da perspectiva, que é dar profundidade as imagens."

Super_Humanos_29 Super_Humanos_30

Florença, Itália. Em 1413, Filippo Brunelleschi estava nos degraus da Duomo, a maior catedral ja projetada e construida. Ele olho a sua volta e observou o batistério, uma estrutura romana octogonal. Foi essa construção que finalmente revelou para ele a equação da perspectiva. Ela é mais complexa que outras extruturas. Seus oito lados se encontram em angulos de 45º, fazendo com que seja dificil de desenhar, mesmo para quem enxerga. "Será que ele da conta de um objeto complexo como o batistério, lidando com todos os seus detalhes e as três dimensões de espaço de uma forma correta? Se conseguir...este homem é um assombro !!!" afirma o Dr Kennedy.

Enquanto isso em Guangzhou...A habilidade de Esref esta redefinindo o significado que damoa a visão. E no futuro quando defeitos genéticos como a cegueira puderem ser deletados, talvez não nasçam mais pessoas como ele. "As pessoas vão aceitar melhor a engenharia genética quando criarmos um bebê saudável, Verão que são evoluções positivas  e não negativas. Poderemos ter mais resistência ao cÂncer ou ser mais inteligentes". Diz o geneticista Dr Bruce Lahn. E quem sabe esses bebês saudáveis também possam ter superpoderes.

Super_Humanos_42 Super_Humanos_43

Super_Humanos_44

Mas os primeiros estágios dessa nova era da evolução estãona placa de Petri. O experimento do Dr Lahn para criar um novo roedor é dificil e lento. Mas se tudo correr conforme o planejado em aproximadamente 21 dias uma nova forma de vida deverá ter sido criada. A criação de novos animais e a manipulação de seus genes são o objetivo final da engenharia genética, esse é apenas o primeiro passo. "Cedo ou tarde a engenharia genética lidará com nossa própria espécie, a questão não é se, mas quando ! Portanto é inútil resistir." Diz o Dr. Lahn.

Mas deixar os homens a cargo de sua própria evolução é uma tarefa arriscada e imprevisível. "Esse é o risco de qualquer tecnologica inovadora, a engenharia genética tem um potêncial enorme para ser usado tanto para o bem quanto para o mal", reforça o Dr Lahn. Ele acredita que a engenharia genética pode aumentar a distância entre os privilegiados e os despossuidos. Se quem tiver recursos financeiros puder projetar crianças mais evoluidas do que os mais pobres é possível que a humanidade se divida em duas espécies completamente diferentes. Os "melhorados" e os "não melhorados". "E haverá uma diferença biológica drástica entre os dois grupos de forma que a sociedade não será apenas socialmente estratificada mas biologicamente estratificada." complementa o Dr Lahn.

Super_Humanos_31 Super_Humanos_32

Boston, EUA. Numa era em que super-poderes estiverem disponíveis no mercado, quem tiver dinheiro e influência poderá se beneficiar primeiro da nova tecnologia genética. O inventor multimilionário e escritor Ray Kurzwell busca um futuro em que o envelhecimento e a morte serão eliminados. Um futuro em que ele possa viver para sempre. Ray é o SR IMORTALIDADE. "A idéia de um envelheciemnto saudável é um oxímoro. Envelhecer significa perder suas faculdades, perder seus sentidos, perder seu apetite sexual, perder suas habilidades mentais e físicas. Não é um processo agradável. Tentamos encarar a morte positivamente, porque não temos alternativa. " Diz Kurzell. Mas ele acredita que isso esta prestes a mudar. " LDL 65 é dos melhores. Não queremos um nivel menor do que esse eu acho." Ele se consulta com o Dr Terry Grossman, especialista em longevidade. Por um preço ele ajuda a prolongar a vida de seus pacientes. E esta ajudando Kurzwell a viver o suficiente para aproveitar os benefícios da revolução genética.

"Hoje nós ainda não temos todos os meios para fornecer um prolongamento indefinido da vida, mas daqui a 10 anos saberemos tudo sobre biologia, de 10 a 15 anos." Diz o Sr Imortalidade. Um pequeno porém, ele talvez não viva até lá, pois carrega marcas genéticas indesejadas, diabetes tipo dois e um longo histórico familiar de doenças cardíacas. Então o especialista em longevidade de Kurzwell bolou uma estratégia:

- oito xícaras diárias de chá verde;

- 250 suplementos por dia;

- suplementos semanais intravenosos;

- água alcalina;

- uma rotina de exercícios.

Tudo isso para que ele aguênte mais 15 anos. "Podemos ligar e desligar genes, podemos ligar e desligar enzimas, é um conceito novo no qual sequer pensávamos antes da descoberta do genoma, isso faz menos de três anos, ainda estamos nos primeiros estágios desse processo, mas isso vai ser 100x mais eficiente daqui 10 anos do que é agora. E nós seremos capazes de reprogramar a biologia. E daqui 10 anos o mundo será muito diferente." Diz Ruzwell.

Ele diz isso com tanto certeza porque suas inveções ja mudaram o mundo. Em 1975 ele inventou o Blaind Wrider, um reconhecimento óptico de caracteres, um scaner que transforma textos impressos em braile. Isso deu origem ao fax, ao scanner de mesa e ao software de reconhecimento de voz. Junto com essa busca pela vida eterna, o Sr Imortalidade tem uma habilidade em prever o futuro. Ray Kurzwell foi descrito como a maior máquina pensante pela Revista Forbs, que o elegeu o legítimo herdeiro de Thomas Jeferson. Ele construiu um império com sua habilidade de prever quais tecnologias na moda e grande parte de suas previsões é incrivelmente precisa. Ele previu que o computador ganharia dos homens no xadrez, o colapso da União Soviética e o avanço da internet.

Segundo ele é melhor nos acostumarmos a mudanças drásticas, porque elas estão acontecendo cada vez mais depressa. "O ritmo do progresso técnico esta acelerando, não é constante. Embora na nossa percepção o ritmo das mudanças permanece contante, pelos meus modelos o paradigma do ritmo de tranformações dobra a cada década. Então nos próximos 50 anos veremos 32x mais mudanças do que vimos nos últimos 50 anos." Enquanto ele senta cercado por sua coleção premiadad de gatos de porcelana, bebericando chá verde e engolindo suplementos ele contempla um futuro em que ele também poderá ter super poderes. "Muitas pessoas definem o que é humano a partir do nossos limites. Um tempo limitado de vida, habilidades físicas e mentais limitadas...nós midamos isso e eu quero continuar vivo por muito tempo para ver as mudanças incríveis que ainda estão para acontecer." diz ele. Mas Kurzwell tem 58 anos, nem seu pai nem seu avô viveram tanto tempo assim. 15 anos talvez seja tempo demais. Mas ele tem um plano.

Os verdadeiros X-Men estão em diferentes partes do mundo e cada um deles esta prestes a ser submetido a uma intensa bateria de exames. E o impacto desses exames vai afetar a vida deles e abalar o resto da humanidade.

Guangzhou, China. Dr Bruce Lahn: "Pode parecer ridiculo prever que num futuro próximo seremos capazes de usar a engenharia genética em nós mesmos. Sendo que nenhum laboratório atualmente trabalha nisso. Entretanto com tantos laboratórios trabalhando em diversos aspectos das questões biológicas talvez seja só uma questão de tempo até que a união de todo esse progresso transforme isso em realidade".

E o experimento do Dr Lahn esta prestes a se tornar realidade. As células tronco do Apodemus foram injetadas com sucesso no embrião do camundongo. Esse embrião aumentado vai ser reintroduzido na mãe e o período de três semanas de gestação vai começar.

PARTE 4