VERDADES INCONVENIENTES

Olhe para cima

olhecima1Eu tenho 422 amigos, mas estou só. Eu falei com todos eles algum dia, mas nenhum deles me conhece de verdade. O problema é que não posso olhar nos olhos deles, só vejo um nome na tela. Faço uma pausa e olho ao redor, percebo que esta rede à que chamamos de "social" é tudo... menos social! Quando abrimos nossos computadores é nossas portas que estamos fechando. Toda essa tecnologia que possuímos, é só uma ilusão. Comunidade, companhia, um sentido de inclusão. Quando você se afasta desses aparelhos de ilusão, você acorda e vê um mundo confuso. Um mundo onde somos escravos da tecnologia que criamos. Onde a informação é vendida, por um velho rico e malvado. Um mundo de interesses e imagens individualistas, onde compartilhamos nossos melhores arquivos, mas deixamos de lado nossas emoções. Estamos felizes quando compartilhamos as experiências, mas estas experiências, são iguais, sem ninguém do lado? Estar ai com amigos, é estar no presente. Mas ninguém estará vivendo o momento presente, se uma mensagem de grupo for "suficiente".

 

olhecima3

Nós editamos, nós exageramos, nós criamos "relacionamentos". Mas pretendemos não perceber o isolamento social. Nós colocamos as palavras em ordem para ficarem bonitas, mas na verdade nem sabemos se alguém vai lê-las. Estar só não é o problema, enfatizo, quando lemos um livro, desenhamos, ou fazemos algum exercício, estamos presentes no momento e sendo pridutivos, não reservados, nem reclusos.

olhecima4

Então, quando você estiver em público, e começar a se sentir sozinho, tire as mãos do seu celular, você não precisa namorar sua lista de contatos, fale com o outro, aprenda a coexistir. Não aguento escutar o silêncio completo do trem lotado, pois ninguém quer falar, ficam com medo de se olhar como doentes mentais. EStmos virando anti-sociais, perdendo a capacidade de nos comprometer pelo outro, de escutar o outro e olhar ele nos olhos. Estamos rodeados de crianças que desde que nasceram, vivem igual a robôs e acham que é essa a norma.

olhecima2

Não é muito comum, entre meus amigos com filhos, é quase impossível entreter uma criança sem usar um ipad. Quando eu era criança, eu nunca estava em casa, andava de bicicleta, com amigos, parentes, ou em cima das árvores. Agora os parques estão mais calados, e eu também, não tem mais bicicletas e balanços. Somos uma geração de idiotas: smartphones e gente boba.

olhecima5

Olhe um pouco acima do seu telefone, apague a tela. Olhe ao redor, faça seu dia de hoje, o melhor possível. Uma verdadeira conexão, uma só, poderia te levar a enxergar a diferença que o "estar presente" pode fazer. estar presente, enquanto ela te olha nos olhos, com esse olhar você lembrará para sempre. Como quando o amor bate, os sorrisos, os beijos, as brigas...

Você não tem que compartilhar publicamente tudo o que faz, pois é só com ela, com quem quer verdadeiramente ESTAR. O momento em que chega a vender o seu computador par poder comprar um anel para a mulher de seus sonhos, que agora é real. O momento em que você segura seu primeiro filho e se apaixona de novo. o momento em que ela te acorda quando o que você quer é descansar. O momento quando você enxuga as lágrimas e quando seu bebê voa do ninho. O momento em que sua filha volta com seu neto para você abraçar, o momento em que te chama vovô e te faz sentir mais velho, o momento em que você olha para trás e fica feliz de ter vivido aquele momento, de não ter jogado fora o tempo da sua vida olhando para baixo, para uma invenção humana.

O momento em que você segura a mão de sua esposa sentado do lado da cama, ala um eu te amo, lhe beija a testa, o momento em que ela responde que foi afortunada por ter sido abordada na rua por um estranho, Mas isso tudo não aconteceu ainda, você ainda não tem nada disso, pois quando você olha para baixo, para a tela, vocÊ não olha para todas as oportunidades que você perdeu.

Então, olhe para cima de seu celular, desligue a tela, temos um numero certo de dias na Terra. Não se deixe absorver pela internet, pois quando o fim se aproxima, não tem nada pior que o arrependimento. Eu também sou culpado por ser um post neste aparelho, neste mundo distorcido, onde somos talvez ouvidos, mas nunca vistos, sem nos tocar. Em lugar de falar, usamos o teclado, em lugar de ler, jogamos e passamos horas juntos, sem nos olhar.

Não viva uma vida seguindo só a "onda", a "manada", não dé só sua curtida na pessoa que você adora. Desconete-se da rede seja ouvido, percebido, vá lá fora, para o mundo, deixe as instruções para trás. Olhe para cima do seu telefone, deslique a tela, pare de olhar este texto, VIVA a vida real.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WS_TyiTP0OA#t=26

Tradução: www.yogui.co