RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Salmo 91: Aprofunde-se na compreensão e na história por trás dele

salmobiblico105/2019 - O Salmo 91 destaca-se como um dos mais célebres textos das Escrituras e possui uma notável influência e eficácia em termos de proteção. Em todas as regiões do mundo, indivíduos recorrem a ele como uma oração, buscando amparo divino. Essa composição é considerada uma das obras mais significativas já registradas, mantendo sua profunda beleza e poder independentemente do idioma em que é proferido, seja em latim, inglês ou português. A autoria do Salmo 91 é motivo de debate entre estudiosos. Alguns atribuem sua criação a Moisés e sugerem que pode ter sido entoado no deserto como parte dos rituais de adoração. No entanto, outros apontam o Rei Davi como o possível autor, embora não seja possível confirmar com certeza a identidade do escritor original. Quanto à estrutura do Salmo 91, ele é composto da seguinte maneira:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra, calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei, pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

O Salmo em questão oferece um profundo consolo aos devotos fervorosos, uma vez que aqueles que depositam confiança e seguem os caminhos do Senhor recebem Sua proteção e amparo. Para aqueles que enfrentam desafios de saúde, questões familiares ou dificuldades financeiras, a recitação diária deste Salmo pode ser uma via para alcançar graças e bênçãos. Mantenha a fé e a crença, pois Deus certamente atenderá às suas preces.

Explicação do salmo 91

Caso você tenha interesse em desvendar a mensagem transmitida por cada versículo, junte-se a nós e descubra as interpretações logo abaixo:

Versículo 1: O "lugar secreto" é a sua mente interna, onde você se conecta e dialoga com a Presença e o Poder Infinito que reside em seu interior, conhecido como o seu Eu Superior, o Espírito Vivo, ou Deus. Este lugar é chamado de secreto porque ninguém tem conhecimento dos seus pensamentos e meditações. Portanto, busque regularmente momentos de reflexão e sintonia com a Presença de Deus dentro de você. Fazendo isso repetidamente ao longo do dia, você é considerado como habitante desse "lugar secreto". Encontrar sombra sob o Onipotente implica viver sob a irradiante Presença de Deus e estar sob Sua proteção. A palavra "sombra" aqui denota segurança. "Onipotente" significa que a Presença que reside em você é Todo-Poderosa e nada pode se opor ou desafiar sua autoridade. Quando você se une a Deus, percebe que para Ele tudo é possível.

Versículo 2: Este versículo nos ensina que o "Senhor" significa "Eu Sou" ou a Presença de Deus dentro de você. Quando era criança, confiava plenamente em sua mãe, encontrando amor em seus olhos. Da mesma forma, coloque sua confiança no oceano infinito de amor que é Deus, residente em seu interior.

Versículo 3 e 4: Esses versículos garantem que você está protegido de enfermidades, sejam elas de natureza espiritual ou física, e que também está guardado contra pessoas invejosas que desejam o seu mal.

Versículo 5 e 6: Eles ressaltam a importância de nunca ir para o sono sem antes abraçar o espírito do perdão, tanto para si quanto para os outros. Liberte todos no divino e deseje-lhes bênçãos. Garanta que seu sono seja sereno e que você acorde com alegria. Seu subconsciente amplificará tudo o que nele for depositado. Portanto, reflita sobre as grandes verdades de Deus antes de dormir, para que possa repousar em paz e acordar revitalizado pela manhã.

Versículo 7 e 8: Estes versículos mencionam que você tem a capacidade de criar uma espécie de imunidade contra qualquer mal, tornando-se assim invulnerável a adversidades.

Versículo 9 e 10: Eles falam sobre uma promessa poderosa que assegura que você sempre será protegido, guiado e abençoado pelo amor divino. Ao manter em sua mente a ideia de que Deus o ama, orienta e cuida de você, você transforma o Altíssimo em sua morada, lembrando constantemente que o amor de Deus o envolve, protege e cerca. Isso significa que você estará imerso na Sagrada Onipresença e nenhuma dificuldade o atingirá.

Versículo 11 e 12: Estes versículos enfatizam a importância de considerar os anjos como guias divinos que o orientam em todas as áreas da sua vida, desde a escolha de alimentos e companhias até a tomada de decisões e investimentos.

Versículo 13, 14 e 15: Esses versículos destacam a importância do Salmo 91 e o poder da resposta que ele pode oferecer, desde que seja utilizado com sabedoria e discernimento.

REFERENCIAS : Simpatias Poderosas

                        O Devoto

                        Igreja Hoje