QUALIDADE DE VIDA

O Conflito

conflito1Por Corete Silvane Scheibel - Hoje pesquisas modernas encontram um fato muito significativo, um dos mais significativos, de que você não tem uma mente, mas que você tem duas mentes. Seu cérebro está dividido em dois hemisférios; o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. O hemisfério direito está ligado com a mão esquerda e o hemisfério esquerdo está ligado com a mão direita. Eles são cruzados. O hemisfério direito é intuitivo, criativo, foco global, perceptivo, ilógico, percepção ilimitada, irracional, tempo infinito, espacial, platônico, linguagem – imagem/símbolo/cor, ritmo – música, sem julgamento, romântico, mítico, religioso, sem medo, sem hábitos automatizados, relaxamento – visão, emocional – começar, poético.

O hemisfério esquerdo é lógico, racional, matemático, aristotélico, científico, calculador, analítico, linear, foco específico, sobrevivência, tempo orientado, linguagem verbal, auto-imagem, julgamento, sistema de crenças, tensão, tentar muito, audição, concluir. Estes dois hemisférios estão constantemente em conflito.

As políticas básicas do mundo estão dentro de você, às políticas mais notáveis do mundo estão dentro de você. Você pode não estar consciente disso, mas uma vez que você se torne consciente disso, você descobre que a coisa real a ser feita está em algum lugar entre estas duas mentes.A mão esquerda está relacionada com o hemisfério direito – intuição imaginação, mito, poesia. E a mão esquerda é muito condenada. A sociedade é daquelas que são destros. Basta você observar o mundo e as coisas a sua volta. O mundo e as coisas são criados basicamente só para os destros. Destro significa hemisfério esquerdo.  Dez por cento das crianças nascem canhotas, mas elas são forçadas a serem destras. As crianças que nasceram canhotas são basicamente irracionais, intuitivas, não-matemáticas, não-eucladianas. Elas são perigosas para a sociedade. E sendo assim a sociedade as força de todos os modos a se tornarem destras. Isto não é apenas uma questão de mãos, é uma questão de política interna; a criança canhota funciona através do hemisfério direito. Isto a sociedade não pode permitir, isto é perigoso para a sociedade e assim ela tem que ser detida antes que as coisas atinjam outros caminhos e se perca o controle.

Quem não lembra nas gerações mais antigas; ou quem já não ouviu falar que antigamente em algumas décadas atrás, professores não admitiam os seus alunos ou suas crianças escreverem com a mão esquerda? Eram obrigados a escreverem com a mão direita, senão muitas vezes eram punidas e castigadas.

E quase certo que bem no começo a proporção deve ter sido 50% de crianças canhotas e 50% de crianças destras. Mas a parte destra prevaleceu por tanto tempo que mais e mais a proporção caiu. Hoje se estima que esteja somente mais em 10% de canhotas para 90% de destros. Muitas pessoas provavelmente foram ou são canhotos, mas que não estão conscientes disso. Você pode escrever com a mão direita, mas na sua infância pode ter sido forçado a ser destro. Isto é um truque porque uma vez que você se torne destro seu hemisfério esquerdo começa a funcionar...

A minoria canhota é a minoria mais oprimida do mundo, inclusive mais do que os negros, mais do que os pobres. Se você entende esta divisão, você irá entender muitas coisas.

Com os burgueses e o proletariado, o proletariado está sempre funcionando através do hemisfério direito do cérebro: as pessoas pobres são mais intuitivas. É só ir para as pessoas primitivas, elas são mais intuitivas. Quanto mais pobre é a pessoa, menos intelectual. E esta pode ser a sua pobreza. Porque ela é menos intelectual ela não pode competir no mundo da razão. Ela é menos articulada na medida em que a linguagem é considerada, a razão é considerada, o cálculo é considerado. Ela é quase um tolo. Esta pode ser a causa de sua pobreza. A pessoa rica está funcionando através do hemisfério esquerdo; ela é mais calculadora, aritmética em tudo, esperta, perspicaz, lógica. Ela planeja. Esta pode ser a razão de sua riqueza... O mesmo se aplica ao homem e à mulher. As mulheres são pessoas do hemisfério direito, os homens são do hemisfério esquerdo. Os homens dominaram as mulheres por séculos, agora umas poucas mulheres estão em revolta, mas uma coisa espantosa é que elas são mulheres do mesmo tipo que os homens.

Na verdade elas são como homens: racionais, argumentativas, aristotélicas. É possível que um dia, assim como a revolução comunista venceu na Rússia e China, em algum lugar, as mulheres possam vencer e derrubar os homens. Mas no momento que elas vencerem, as mulheres não serão mais mulheres, elas irão se tornar do tipo hemisfério esquerdo. Apenas superficialmente as coisas mudam bem no fundo o mesmo conflito permanece. O conflito está no homem. A menos que ele seja resolvido lá, ele não pode ser resolvido em nenhum outro lugar mais. A política está dentro de você; é entre as duas partes da mente. Uma pequena ponte existe. Se esta ponte é quebrada através de algum acidente, através de algum defeito fisiológico ou alguma coisa mais, a pessoa se torna dividida, ela se torna duas pessoas. E o fenômeno da esquizofrenia ou personalidade dividida acontece. Se a ponte é quebrada. E a ponte é muito frágil. Então você se torna dois, você se comporta como duas pessoas. De manhã você é muito amoroso, muito belo; à tarde você é muito raivoso, absolutamente diferente. Você não lembra a sua manhã. Como você pode lembrar? Outra mente estava funcionando, e a pessoa se tornou duas pessoas. Se esta ponte é bastante fortalecida de forma que as duas mentes desaparecem como duas e se tornam uma, então a integração, então a cristalização surge. O encontro do masculino e do feminino, do yin e yang, o encontro do esquerdo e direito, o encontro do lógico e ilógico, de Platão e Aristóteles. Se você puder entender esta bifurcação básica em sua árvore da vida. Então você pode entender todos os conflitos que acontecem em sua volta e dentro de você.

A mente feminina tem a graça, a mente masculina tem a eficiência, e naturalmente, em longo prazo, se existe uma luta contínua, a graça está fadada a ser derrotada, a mente eficiente vencerá, porque o mundo entende a linguagem da matemática, não do amor. Mas no momento que sua eficiência ganha de sua graça, você perdeu uma coisa tremendamente valiosa; você perdeu o contato com o seu próprio ser. Você se tornará uma máquina, uma coisa semelhante a um robô. Por causa disto existe um conflito constante entre o homem e a mulher. Eles não podem permanecer separados, eles têm que entrar em relacionamento novamente e novamente. Mas eles não podem permanecer juntos também. A luta não está fora, a luta está dentro de você.  A menos que você tenha resolvido a sua luta interna, entre os hemisférios direito e esquerdo, você nunca será capaz de estar pacificamente no amor, nunca, porque a luta interna será refletida externamente. Se você está lutando dentro e você está continuamente tentando dominar o hemisfério direito, você irá tentar fazer o mesmo com a mulher que você está apaixonado. Se a mulher esta constantemente lutando contra a sua própria razão, dentro, ela lutará continuamente com o homem que ela ama.

Quase todos os relacionamentos, com algumas poucas exceções, no começo são muito belos; no começo vocês não mostram a realidade; no começo todos fingem. Uma vez que  o relacionamento se estabelece e vocês relaxam, seus conflitos interiores borbulham e começam a ser espelhados em seu relacionamento. Então começam as brigas, começam mil e uma maneiras de implicar um com o outro, destruir um ao outro. Por isso a atração pelo homossexualismo, sempre que a sociedade se torna muito dividida entre homem e mulher, a homossexualidade estoura imediatamente, porque pelos menos um homem amando outro homem, não tem tanto conflito. O relacionamento amoroso pode não ser muito satisfatório ou muito glorioso, mas pelo menos ele não é tão cheio de conflitos quanto entre um homem e uma mulher. As mulheres se tornam lésbicas sempre que o conflito se torna grande, porque pelo menos o relacionamento entre duas mulheres não é tão profundamente conflitante. O semelhante encontra o semelhante; elas podem se entender mutuamente.

O entendimento é possível, mas a atração é perdida, a polaridade é perdida. É um custo muito alto. O entendimento é possível, mas toda a tensão, o desafio é perdido. A não ser que você se ajustou e chegou a uma  profunda harmonia entre a sua mente feminina e masculina, você não será capaz de amar. As pessoas querem se relacionar querem relacionamentos harmoniosos. Mas a menos que você resolva o conflito dentro de si mesmo, você criará mais problemas que você já tem. E sendo assim você se move para um relacionamento onde os seus problemas irão ser multiplicados. Apenas olhe: a coisa mais maravilhosa e mais bonita no mundo é o amor, mas você pode achar alguma coisa mais criadora de inferno? Ou de conflitos?

“Se você está fora dele, ele pode parecer um belo oásis no deserto, mas quando você chega perto o oásis começa a secar e desaparecer.” Uma vez que você foi apanhado nele, ele é um aprisionamento. Mas lembre-se, o aprisionamento não vem do outro, ele vem de dentro de você mesmo, pelos seu próprios conflitos mal resolvidos, pelo seu mal entendimento de si mesmo, por não se conhecer, por não conhecer sua própria estrutura fisiológica e emocional.

E se o hemisfério esquerdo do cérebro continua dominando-o, você viverá uma vida de muito sucesso, evidentemente. De tanto sucesso que pela idade dos quarenta anos você estará provavelmente tendo úlceras, e pela idade dos quarenta e cinco terá tido pelo menos um ou dois ataques do coração, pela idade dos cinqüenta estará quase morrendo, mas uma morte de sucesso. Você pode se tornar uma grande cientista, mas você nunca irá se tornar um grande ser. Você pode acumular riqueza suficiente, mas você irá perder tudo o que tem valor. Você pode conquistar o mundo inteiro, mas o seu próprio território interior permanecerá não conquistado. E existem muitos atrativos para se seguir o hemisfério esquerdo do cérebro, porque este é o cérebro do mundo, ele está mais interessado em coisas, carros, dinheiro, casas, poder e prestígio.

O hemisfério direito do cérebro é a orientação do ser, aquele que está mais interessado em seu próprio ser interior, sua paz interior, sua bem aventurança, e está menos interessado em coisas. Se elas vem facilmente, bom; se elas não vêm isto também está bom. Ele está mais interessado no momento, menos interessado no futuro; mais interessado na poesia da vida, menos interessado na aritmética dela. Existe um jeito de seguir a vida através da aritmética e existe um jeito de seguir a vida através do sonho, através de sonhos e visões. Eles são totalmente diferentes.

Sempre se pergunta tanto: Se existem fantasmas ou fadas? Se você se move através do hemisfério direito existem. Se você se move através do hemisfério esquerdo, não existem. Todas as crianças estão no hemisfério direito, elas vêem fantasmas e fadas em toda a sua volta. Mas você continua aconselhando-as e colocando-as em seus lugares dizendo que isso não existe que isso é tolice. Que ela é uma estúpida! E você pergunta: Onde estão as fadas? Não existe nada disso é apenas fruto de sua imaginação. Com o tempo você convence a criança. Ela é indefesa e então mais e mais você a convence e ela vai se movendo do hemisfério direito para o hemisfério esquerdo, ela tem que se mover. Ela tem que viver no seu mundo, ela tem que esquecer os sonhos dela, ela tem que esquecer todos os mitos, ela tem que aprender matemática. Naturalmente ela se torna eficiente em matemática e se torna quase aleijada e paralisada na vida. A existência se distancia para mais e mais longe e ela se torna uma mercadoria no mercado, toda a sua vida se torna apenas lixo... Apesar de que, naturalmente, valiosa aos olhos do mundo.

Uma pessoa que realmente vive o seu ser é aquela que vive através da imaginação, que vive através da qualidade onírica de sua mente, que vive através da poesia, que poetisa sobre a vida, que olha através das visões. Então as árvores são mais verdes quando elas olham para você, os pássaros são mais belos, então tudo toma uma qualidade luminosa. Pedras comuns se tornam diamantes; rochas ordinárias não mais são ordinárias, nada é ordinário. Se você olha através do hemisfério direito, tudo de torna divino, sagrado.

E isto basicamente cria todos os grandes conflitos do mundo, no mundo, da existência...  E é muito sábio aquele que conhece e sabe das complexidades que os conflitos geram e trazem. E mesmo assim pode viver a sua existência plenamente dentro dessa complexidade que o próprio sistema cria e nos envolve, procurando estar fora e dentro dele ao mesmo tempo. E isso requer uma grande arte, a arte de ir além da mente, transpor as suas próprias limitações e quebrando os eu próprio sistema, quebrando os seus paradigmas, ampliando a sua consciência para o entendimento das coisas, da existência, de você mesmo. E esse é o único caminho. O caminho de volta pra casa, resgatando a sua integridade como ser e com isso fazer um novo recomeço com menos conflitos, com mais clareza, com mais compreensão, com mais amor. Estando no centro de sua existência e dentro disso espalhando uma enorme beleza e amor  por todos os seres que fazem parte da nossa existência.
Pax!!!

Eu_221

Corete Silvane Sheibel é Terapeuta Holística, Massoterapeuta e instrutora de Yoga, meditação, auto hipnose e regressão.

* Tempo de atuação: 12 Anos

* Especializações


 Massoterapia;

 Reflexoterapia;

 Espondiloterapia nível 1,2 e 3;

 Drenagem Linfática Propeli;

 Drenagem facial;

 Limpeza de pele;

 Biótipo e Auriculoterapia;

 Massagem Neurocirculatória,(Modeladora estética),(Terapêutica) e (Relaxante);
 
 Massagem Osteossensibilizante nível 1,2 e 3, Descompressão Vertebral nível 1,2 e 3;

 Terapia Floral: Sistema Bach e Aura Luz;

 Kinesiologia;

 Reiki nivel I, II e III;

 Instrutora de Yoga e meditação;


* Formação


 SOS Corpo de Caxias do Sul – RS;

 Escola Centro Visual de massagem-Lageado-RS;

 Escola Konvida Psicologia – Porto Alegre – RS;

 Three In One concepts - Califórnia – Estados Unidos

 Instituto cultural GFU – Fun. Dr. Serge R. De la Ferrière;

 Registro Feplam nº: 222550, 187786, 197592 Contatos: Tel: (11) 97049979 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


* Contato


 Tel: (11) 97049979

 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 BLOG: http://harmonyviver.blogspot.com/