HISTÓRIA E CULTURA

Itália pode se tornar o primeiro país da UE com pontuação de crédito social

credsoci119/04/2022 - O município de Bolonha, na Itália, está lançando uma pontuação de crédito social suave no outono, a primeira do tipo na Europa. De acordo com um artigo do Corriere di Bologna, o governo municipal está introduzindo uma “carteira de cidadão inteligente” que pode receber “pontos digitais” com base no fato de um cidadão ter demonstrado “comportamento virtuoso”. Os moradores podem então usar esses pontos digitais para descontos e fazer várias compras.

Sem surpresa, as ações relacionadas ao impacto de carbono de alguém são centrais para o que é considerado “comportamento virtuoso” recompensador.

“O cidadão vai [receber benefícios] se reciclar; se usa transporte público; se ele administra bem [seu consumo de energia]; se não receber sanções da autoridade municipal; se ele usa ativamente o Cartão de Cultura”, diz o vereador de Bolonha Massimo Bugani. É importante notar que a pontuação de crédito social não é tão abrangente quanto a que existe na China e atualmente permanece voluntária.

Em vez de penalizar os cidadãos por não se comportarem “virtuosamente”, conforme definido pelo governo, os cidadãos serão apenas recompensados. O governo espera que essa distinção, tratando a pontuação de crédito social mais como um cartão de recompensa, aumente a adoção do sistema de crédito social suave.

“Obviamente, ninguém será obrigado a participar, e quem quiser dar consentimento pode baixar e usar um aplicativo especial, mas acredito que muitos vão participar”, continua Bugani. “Queremos que os cidadãos entendam que não são perdedores, mas que seu comportamento é recompensado.” [traduzido do italiano.]

Leia também - White Coke: A Coca-Cola transparente feita para um oficial da União Soviética

Embora a pontuação de crédito social permaneça voluntária, é uma ladeira escorregadia. Conforme relatado pelo The Counter Signal, o principal meio de implementar uma pontuação de crédito social é usar um ID digital, moeda digital do banco central e vigilância em massa para que o governo possa monitorar suas compras e interações e limitar o acesso a fundos para obrigar o comportamento. A UE reconheceu anteriormente o risco de vigilância em massa e planejava banir o reconhecimento facial, especificamente no contexto dos sistemas de pontuação de crédito social.

Se você quiser ler sobre os dois fatores anteriores, escrevemos um longo artigo sobre todos os riscos representados por IDs digitais e moedas digitais do banco central, que você pode ler clicando aqui. No geral, o sucesso, o fracasso e a taxa de aceitação da pontuação de crédito social suave de Bolonha podem ter consequências profundas para o resto da Itália e podem ser lembradas no momento em que a Europa começou a Cruzar o Rubicão.

Fonte: https://thecountersignal.com/