PESSOAS ESPECIAIS

O Mistério de Ettore Majorana: A Vida e o Desaparecimento do Gênio Italiano

majoeto1Ettore Majorana, nascido em Militello in Val di Catania em 5 de agosto de 1906 e presumivelmente desaparecido por volta de 1938, foi um renomado físico italiano. Ele realizou estudos convencionais, concluindo seu ensino secundário em 1923. Posteriormente, frequentou regularmente cursos de engenharia em Roma até o início de seu último ano. Em 1928, com o desejo de se dedicar à pesquisa científica pura, solicitou e obteve a transferência para a Faculdade de Física. Em 1929, ele obteve seu diploma em física teórica sob a orientação de Enrico Fermi, defendendo com distinção sua tese sobre a teoria quântica dos núcleos radioativos. Nos anos seguintes, ele livremente frequentou o Instituto de Física de Roma, acompanhando o progresso científico e conduzindo pesquisas teóricas em várias áreas.

Na noite de 25 de março de 1938, Majorana embarcou de Nápoles com destino a Palermo, onde passaria alguns dias. A viagem foi sugerida por amigos que o convidaram para um período de descanso. Em 26 de março, ele escreveu a um amigo. Nas correspondências, nunca mencionou o suicídio, apenas o desaparecimento, demonstrando cuidado em suas palavras. Leonardo Sciascia, em seu livro intitulado "A Desaparição de Majorana," sugere que Majorana, ciente do potencial destrutivo de suas descobertas sobre energia nuclear, teria optado pelo silêncio e afastamento da vida pública em um contexto marcado pela ascensão de Hitler e Mussolini na Europa.

majoeto2

A notável inteligência de Majorana, que Enrico Fermi comparou à de Galileu e Newton, juntamente com sua profunda reflexão sobre o vínculo entre ética e ciência, podem, de acordo com Sciascia, servir como a explicação para o misterioso desaparecimento do jovem cientista, que optou por se refugiar em um mosteiro. Vale destacar que, em sua juventude, Majorana frequentou o Istituto Massimiliano Massimo, uma instituição jesuíta em Roma. A família, buscando informações sobre o paradeiro de Ettore, escreveu ao Papa Pio XII, fazendo a ressalva de que não interfeririam em quaisquer decisões tomadas por ele, mas não receberam resposta.

majoeto3

O sumiço de um prodígio

Durante um período marcado pela intensa atividade nuclear, quando jovens físicos se esforçavam para aprimorar o funcionamento dos reatores nucleares, Ettore Majorana tomou a decisão surpreendente de aceitar uma posição de professor de Física na Universidade de Nápoles, afastando-se abruptamente de seu círculo de colegas e atividades. Inicialmente, ele manteve silêncio sobre suas razões, mas sob pressão, explicou que se tratava de questões de saúde e também de assuntos familiares. Após um período afastado, Majorana retirou todos os seus fundos bancários. Na noite de 23 de março de 1938, aos 32 anos de idade, embarcou em um navio com destino a Palermo e desapareceu completamente. Além de uma extensa coleção de artigos e pesquisas, ele deixou uma carta a Antonio Carrelli, diretor do Instituto de Física de Nápoles, na qual se desculpava e antecipava seu desaparecimento.

O desaparecimento de Ettore provocou uma declaração intrigante de seu amigo Enrico Fermi: "Há várias categorias de cientistas no mundo. Os de segundo ou terceiro nível fazem o melhor que podem, mas raramente alcançam grande destaque. Em seguida, há os de primeira categoria, aqueles que fazem descobertas importantes e fundamentais para o progresso científico. No entanto, existem os gênios, como Galileu e Newton. Majorana era um deles." Fermi também afirmou que se Ettore tivesse desaparecido por escolha própria, seria impossível encontrá-lo, devido à sua notável inteligência.

Inicialmente, as suspeitas recaíram sobre um possível suicídio, sugerindo que Majorana teria se atirado no Mediterrâneo durante sua viagem de barco. Ele deixou uma mensagem em um hotel em Palermo destinada à sua família, na qual pedia que não usassem roupas pretas em seu funeral e que se lembrassem dele em seus corações. Dada sua forte fé católica, a família negou veementemente a possibilidade de que ele tivesse tirado a própria vida. Além disso, retirar todo o seu dinheiro do banco parecia incoerente com essa hipótese.

Outros argumentaram que Ettore Majorana poderia ter previsto o uso de suas descobertas na criação de armas nucleares e, por essa razão, teria escolhido desaparecer. Além disso, especulou-se sobre a possibilidade de uma crise de fé existencial que o levaria a considerar o suicídio ou a busca de reclusão em um mosteiro. No entanto, o Monsenhor Riccieri, com quem Majorana confessava-se, descartou a ideia de suicídio, mantendo o restante das informações privadas, protegendo o sigilo do confessionário.

Para onde foi o prodígio

Em março de 2011, o Ministério Público de Roma iniciou uma investigação com base em uma declaração de uma testemunha anônima. Essa testemunha afirmou que conheceu um amigo que esteve em companhia de Ettore Majorana em 1955. Segundo a testemunha, nesse encontro, Majorana e seu suposto amigo discutiram a divulgação de diversas das principais descobertas científicas de Majorana. Em 7 de junho de 2011, a mídia italiana divulgou que o Departamento de Investigação Científica de Roma estava analisando uma fotografia tirada em 1955, na qual identificaram dez semelhanças notáveis entre o rosto da pessoa na foto e o de Majorana. Assim, alegaram com certeza que se tratava do físico naquela imagem.

A Procuradoria de Roma empreendeu uma investigação mais aprofundada do caso do desaparecimento do homem, muito mais intensa do que as anteriores. Em fevereiro de 2015, o Ministério Público de Roma anunciou que Majorana havia levado uma vida estável durante seu período de refúgio na Argentina e, posteriormente, quando se estabeleceu na América do Sul, onde aparentemente passou o restante de sua vida. No entanto, não foram encontrados restos mortais nem outros vestígios além da fotografia. Algumas pessoas argumentam que a investigação não foi suficientemente abrangente, talvez porque, para muitos, Ettore Majorana desapareceu em seu próprio mundo interior. Possivelmente, ele se refugiou no recôndito de sua própria mente, onde estava seguro de tudo e de si mesmo.

O método de Maiorana para gerar funções dobradas de múltiplos valores revisitado (em inglês):

https://www.researchgate.net/publication/263964620_The_Maiorana_Method_to_Generate_Multiple-Valued_Bent_Functions_Revisited

REFERENCIA: COM CIENCIA

                      WIKIPEDIA

                      MEGA CURIOSO