PESSOAS ESPECIAIS

Calamity Jane: A Mulher Que Desafiou o Velho Oeste Americano

calami1Martha Jane Canary-Burke, nascida em Princeton, no dia 1 de maio de 1852, e falecida em 1 de agosto de 1903, ganhou notoriedade sob o epíteto de Calamity Jane. Esta destemida mulher aventureira viveu durante a era do Velho Oeste nos Estados Unidos, sendo associada como possível companheira de Wild Bill Hickok, exercendo a função de batedora profissional (scout) e participando de conflitos contra os povos nativos. Originária de Princeton, no estado do Missouri, ela foi a primogênita de seis irmãos.

Residiu por algum tempo em Virginia City, Montana, antes de mudar-se para Wyoming em 1868, onde, em 1870, assumiu o papel de guia militar, adotando um traje de soldado em suas atividades. Sua mãe tinha uma profissão na prostituição, enquanto seu pai era um agricultor de recursos modestos, frequentemente envolvido em jogos de azar. Desde tenra idade, demonstrou notável habilidade em equitação e caça, atividades então consideradas predominantemente masculinas.

Quando completou 13 anos, a família de Martha Jane empreendeu uma mudança em busca de oportunidades de emprego, enfrentando uma jornada árdua. Durante a viagem, a mãe de Martha Jane faleceu, e seu pai abandonou os filhos para recomeçar a vida em outro lugar. Assim, na fase inicial da adolescência, Martha Jane ficou encarregada de cuidar de seus irmãos e irmãs, buscando trabalhos esporádicos sempre que possível, recorrendo frequentemente à prostituição para prover sustento para ela e seus irmãos.

No entanto, finalmente, Martha Jane encontrou a oportunidade de seguir sua aspiração ao ingressar na cavalaria. Naquela época, ela se destacou como uma das raras mulheres a receber permissão para servir como combatente. Sua valentia e determinação tornaram-se evidentes rapidamente. Durante uma batalha particularmente intensa, em que seu regimento estava cercado e seis homens haviam perdido a vida, Martha Jane notou que seu capitão estava em perigo. Com destemor, cavalgou até ele, resgatou-o e o levou para um local seguro. O capitão, impressionado com sua bravura, a batizou como Calamity Jane, a heroína das planícies, originando assim uma lenda.

Calamity Jane adotou roupas masculinas e se tornou exímia no tiro ao alvo, liderando campanhas militares intensas. Apesar de sua vida aventureira entre os companheiros, Martha Jane levava uma existência solitária. Eventualmente, engravidou após um relacionamento casual e deu à luz uma filha. Todavia, sua vida tomou um rumo significativo quando ela conheceu Wild Bill Hickok, e por um período, os dois foram inseparáveis, embora essa união não tenha perdurado.

calami bill

Uma noite, na notória cidade de Deadwood, Wild Bill encontrou seu fim com um disparo na testa enquanto desfrutava de uma bebida em um estabelecimento. Jane ficou profundamente afetada pela tragédia. Até hoje, permanece incerto o teor de seu relacionamento. Foram eles amantes ou simplesmente amigos? Esse enigma continua a desafiar a compreensão. Entretanto, o que se estabeleceu é que Calamity Jane afirmou com firmeza que Wild Bill era o pai de sua filha, embora isso fosse biologicamente impossível. Calamity Jane persistiu em sua vida como mulher livre, tendo vários relacionamentos sem se preocupar com a sua reputação ou os boatos difundidos a seu respeito.

Os anos passaram, e Jane envelheceu. Gradualmente, ela se cansou de sua vida na cavalaria e experimentou diversas ocupações. Ela desempenhou funções como cozinheira, enfermeira, trabalhadora ferroviária e até tentou a venda de roupas de cama de linho para bordéis. Seu primeiro casamento não perdurou, mas em seu caminho cruzou-se com Clinton Burke. Os dois contraíram matrimônio, tiveram uma filha e estabeleceram um hotel no Colorado. No entanto, como seu primeiro esposo, Clinton não se adaptou à vida conjugal e, em última instância, a deixou. Os amigos de Calamity Jane desejaram perpetuar sua fama, então começaram a divulgar a história da mulher independente e aventureira que se vestia como homem e apreciava a vida repleta de emoções. Assim, ela passou a atuar em apresentações, interpretando o papel que conhecia melhor: o dela mesma.

Com o tempo, o álcool começou a dominar a vida de Calamity Jane. Seu comportamento tornou-se cada vez mais excêntrico e desafiador. Eventualmente, ela chegou a se envolver ocasionalmente na prostituição. O comportamento de Calamity Jane tornou-se tão descontrolado que em 1901 foi internada em uma instituição psiquiátrica. Dois anos mais tarde, veio a óbito devido a pneumonia. Felizmente, Calamity Jane contava com alguns leais amigos, que a conduziram de volta a Deadwood, onde repousa no cemitério Moriah, ao lado de sua alma gêmea, Wild Bill Hickok. Há uma amplamente divulgada crença de que o interesse de Hickok por Jane era limitado, já que ele era casado, o que levou os habitantes da cidade a enterrá-la ao seu lado para que ela pudesse compartilhar a eternidade com ele, talvez proporcionando uma última piada a Hickok.

A abordagem única de Calamity Jane à vida era verdadeiramente fascinante, especialmente à luz dos costumes da época. Ela possuía uma personalidade distintiva e demonstrava total indiferença em relação às opiniões alheias. Com sua força e independência, ela conduziu uma vida repleta de aventuras, com todas as alegrias e tristezas que isso implica.

REFERENCIA: WIKIPEDIA

                      MUNDO CURIOSO

                      ZAZZIE