Fatos Desconhecidos

Combustível zero, peças zero, planejamento zero: o colapso das Forças Armadas

Combustível zero, peças zero, planejamento zero: o colapso das Forças Armadas

Já imaginou um país gigante, dono de um dos maiores territórios do planeta, repleto de riquezas naturais estratégicas, mas com as forças armadas literalmente no chão? Pois é, essa é a realidade do Brasil em 2025. Enquanto potências ao redor do mundo aumentam seus investimentos militares, o nosso exército enfrenta cortes severos, falta de combustível, peças e até mesmo planejamento estratégico.

Cartel Bancário no Brasil: Quem Ganha e Quem Sofre?

Cartel Bancário no Brasil: Quem Ganha e Quem Sofre?

Até Quando o Brasil Vai Aguentar o Peso do Cartel Bancário? (2025) Já parou para pensar no que realmente acontece com aquele dinheiro que você deposita no banco, paga de juros ou transfere todo mês? Se ainda não, é melhor começar. Afinal, estamos falando de um sistema financeiro que funciona como uma máquina de moer lucros – e quem está na ponta dessa engrenagem somos nós, os consumidores brasileiros. Hoje, cinco bancos controlam 85% das transações financeiras do país. Isso mesmo: cinco. E adivinha só? Quatro deles estão entre os dez mais lucrativos do mundo. Parece até piada, mas não tem graça nenhuma.

A elite do Judiciário brasileiro que vive numa realidade paralela

A elite do Judiciário brasileiro que vive numa realidade paralela

Distrito Federal: Um Espelho da Desigualdade Brasileira. Se você já se perguntou como é possível um país ser tão cheio de contrastes ao mesmo tempo, basta dar uma boa olhada no Distrito Federal. Não estamos falando só das paisagens arquitetônicas ou dos contrastes climáticos — não, aqui a diferença está bem ali, na cara dura da realidade: entre quem vive num mundo à parte e quem mal consegue respirar sob tanta desigualdade.

Quem controla as palavras, controla você

Quem controla as palavras, controla você

Vivemos Tempos Estranhos: A Linguagem Como Prisão Invisível. Você já parou para pensar que talvez não esteja pensando por conta própria? Não é uma pergunta provocativa à toa. É algo sério, profundo e mais presente na nossa vida do que imaginamos. Vivemos tempos estranhos — e não só por causa da política, da tecnologia ou das redes sociais. Estamos imersos numa realidade em que as palavras estão sendo distorcidas , remoldadas, esvaziadas… e, com isso, nossa capacidade de pensar livremente também está sendo corroída.