Percorra qualquer necrópole ao redor do globo e você se deparará com uma atmosfera solene destinada a honrar aqueles que já partiram deste mundo. Acompanhando as inscrições de nomes, datas e brasões familiares, você encontrará símbolos recorrentes que permeiam as lápides. Se alguma vez você se questionou acerca de seus possíveis significados, é interessante explorar as explicações subjacentes às representações frequentemente associadas aos epitáfios em túmulos, mausoléus e sepulturas, destinadas a celebrar a memória dos entes queridos ali descansando. Com efeito, uma infinidade de símbolos e emblemas distintos, tanto de natureza religiosa quanto secular, adornou monumentos funerários ao longo das eras, refletindo diferentes perspectivas sobre a morte, a vida após a morte, a filiação a sociedades secretas ou fraternidades, bem como a profissão, ocupação ou mesmo a herança étnica de cada indivíduo.
O Disco de Festo representa um artefato arqueológico que provavelmente remonta à metade ou ao final da Idade do Bronze da Civilização Minoica. Seu propósito, significado e até mesmo a origem de sua confecção são temas continuamente debatidos, o que torna o disco um dos enigmas mais renomados na esfera da arqueologia. Atualmente, esse objeto singular está exposto no museu arqueológico de Heraclião, localizado em Creta, Grécia. A sua descoberta ocorreu em julho de 1908, quando o arqueólogo italiano Luigi Pernier encontrou o disco no sítio arqueológico do palácio minoico de Festo, próximo a Hagia Triada, na costa sul de Creta. Em julho de 2021, o arqueólogo Gareth Owens anunciou que havia decifrado aproximadamente 99% do texto, após três décadas de pesquisa. O texto contém 61 "palavras", sendo 31 no lado designado como A e 30 no lado B, numeradas de A1 a A31 e de B1 a B30, respectivamente, indo de fora para o centro. A palavra mais breve consiste em dois símbolos, enquanto a mais longa possui sete. Qualquer marca ou rasura é representada aqui como barras ( / ). A transcrição começa na linha vertical de cinco pontos que circunda a borda do disco no sentido horário, com 13 palavras no lado A e 12 no lado B, antes de prosseguir em espiral em ...
O Codex Seraphinianus viu a luz pela primeira vez em 1981 e é uma enciclopédia ilustrada que representa um universo fictício. Este trabalho é a criação do artista, arquiteto e designer industrial Luigi Serafini, que tem intrigado o público com seu conteúdo peculiar desde então. Foi um esforço que abrangeu aproximadamente 30 meses, realizado entre 1976 e 1978. O criador do Codex Seraphinianus também explicou que a linguagem utilizada é, na verdade, um alfabeto que convida o leitor a experimentar uma sensação semelhante à de uma criança diante de um livro, tentando interpretar as imagens, uma vez que o texto permanece indecifrável.
Uma das figuras mais misteriosas do século XVI é o matemático, astrônomo, astrólogo, professor, ocultista e alquimista anglo-galês John Dee. Uma vez que serviu como astrônomo da corte para Elizabeth I, em sua época ele era bem conhecido por seus estudos profundos do conhecimento oculto e esotérico, incluindo alquimia, adivinhação e filosofia hermética, ele pesquisou em várias ocasiões os segredos para a pedra filosofal. Dee também era conhecido por ter uma das mais extensas bibliotecas sobre textos ocultos e mágicos da Europa, senão do mundo. Entre as fileiras empoeiradas e escurecidas de textos encadernados em couro e pergaminhos estavam todos os tipos de livros sobre feitiços, adivinhação, astrologia, demonologia e outras coisas menos definidas, sendo um dos mais anômalos e intrigantes um manuscrito referido como "O Livro de Soyga”. O livro em si foi escrito quase inteiramente em latim e parece ser algum tipo de coleção de crenças e feitiços mágicos da Renascença, incluindo muitos gráficos, tabelas e códigos secretos, bem como várias passagens sobre encantamentos, astrologia, demonologia, listas de conjurações, mansões lunares e os nomes e genealogias dos anjos. Existem também numerosas referências a outros livros de magia medievais que nem mesmo existem. Embora a maior parte esteja em latim e seja facilmente traduzível, nem tudo é particularmente simples. Muitas palavras são, por razões desconhecidas, escritas ao contrário, ...
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