QUALIDADE DE VIDA

Como a meditação pode ajudar as crianças a lidar com traumas, depressão e distúrbios de atenção

meditacriança109/08/2022, por Dr. Hilary A. Marusak - Crianças que meditam ativamente experimentam menor atividade em partes do cérebro envolvidas em ruminação, divagação e depressão. Crianças que meditam ativamente experimentam menor atividade em partes do cérebro envolvidas em ruminação, divagação e depressão, nossa equipe descobriu no primeiro estudo de imagem cerebral de jovens com menos de 18 anos. Acredita-se que a atividade excessiva nessa coleção de regiões do cérebro, conhecida como rede de modo padrão, esteja envolvida na geração de pensamentos autodirecionados negativos – como “eu sou um fracasso” – que são proeminentes em transtornos mentais como a depressão. Em nosso estudo, comparamos uma forma simples de distração – contagem regressiva a partir de 10 – com duas formas relativamente simples de meditação: atenção focada na respiração e ...

aceitação consciente. As crianças em um scanner de ressonância magnética tiveram que usar essas técnicas enquanto assistiam a videoclipes indutores de sofrimento, como uma criança recebendo uma injeção. Descobrimos que as técnicas de meditação eram mais eficazes do que a distração para suprimir a atividade nessa rede cerebral.

Isso reforça a pesquisa de nosso laboratório e de outros que mostram que as técnicas de meditação e os programas de meditação baseados em artes marciais são eficazes para reduzir a dor e o estresse em crianças com câncer ou outras doenças crônicas - e em seus irmãos -, bem como em crianças em idade escolar durante a pandemia de COVID-19. pandemia.

Este estudo, liderado pelo estudante de medicina Aneesh Hehr, é importante porque as técnicas de meditação, como atenção focada na respiração ou aceitação consciente, são populares em ambientes escolares e são cada vez mais usadas para ajudar as crianças a lidar com experiências estressantes. Isso pode incluir exposições a traumas, tratamentos médicos ou até estresse relacionado ao COVID-19.

Por que isso importa

Os pesquisadores sabem muito sobre o que está acontecendo no cérebro e no corpo de adultos enquanto eles meditam, mas faltam dados comparáveis para crianças. Compreender o que está acontecendo no cérebro das crianças quando elas meditam é importante porque o cérebro em desenvolvimento é conectado de maneira diferente do cérebro adulto. Essas descobertas também são importantes porque cuidadores e profissionais de saúde costumam usar métodos de distração, como iPads ou brinquedos, para ajudar as crianças a lidar com a dor e o sofrimento, como procedimentos médicos. No entanto, essas técnicas podem depender em grande parte do córtex pré-frontal, que é subdesenvolvido na juventude. Isso significa que as técnicas de regulação do estresse e da emoção que dependem do córtex pré-frontal podem funcionar bem para adultos, mas provavelmente são menos acessíveis para crianças. As técnicas de meditação podem não depender do córtex pré-frontal e, portanto, podem ser mais acessíveis e eficazes para ajudar as crianças a lidar com o estresse.

Qual é o próximo

Ainda temos muito a aprender sobre como a meditação afeta o desenvolvimento do cérebro em crianças. Isso inclui quais tipos de técnicas de meditação são mais eficazes, a frequência e a duração ideais e como isso afeta as crianças de maneira diferente. Nosso estudo se concentrou em uma amostra relativamente pequena de 12 crianças com câncer ativo, bem como sobreviventes que podem ter experimentado sofrimento significativo com o diagnóstico, tratamento e incerteza sobre o futuro. Estudos futuros com amostras maiores – incluindo crianças com uma diversidade maior de diagnósticos e exposições a adversidades ou traumas precoces – ajudarão pesquisadores como nós a entender melhor como a meditação afeta o cérebro e o corpo em crianças.

Nossas descobertas enfatizam a necessidade de entender precisamente como as técnicas de meditação funcionam. Estudos recentes empolgantes começaram a examinar como a participação em programas baseados em mindfulness e meditação pode moldar o funcionamento do cérebro em crianças. Compreender como essas técnicas funcionam também é essencial para otimizar como elas podem ser aplicadas em ambientes de cuidados de saúde, como lidar com procedimentos relacionados a agulhas ou ajudar as crianças a lidar com os efeitos negativos do estresse e do trauma.

Originalmente publicado por The Conversation.

A Dra. Hilary Marusak é professora assistente no Departamento de Psiquiatria e Neurociências Comportamentais da Escola de Medicina da Wayne State University em Detroit, Michigan.

Fonte: https://childrenshealthdefense.org