QUALIDADE DE VIDA

A verdade sobre os sucos “100% suco”e “sem adição de açúcar”!

sucuacu topo21/10/2015 - Atualmente, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a qualidade e a composição do que se come, pois estamos convencidos que “o que comemos tem relação direta com a nossa saúde e com o surgimento de doenças”. Porém, até os olhares mais atentos podem ser “fisgados”, pelos malabarismos do marketing de alimentos. E é disto que trataremos neste post. Quando vocês se depararem com um suco de caixinha que informa “100% suco” e acrescentam a frase “sem adição de açúcar”, e, este produto contiver suco concentrado de fruta, fiquem atentos! Vamos esclarecer aqui o que isto realmente significa na linha de produção industrial e a real intenção do marketing de alimentos, para não sermos “ingenuamente” enganados. Estes tipos de “suco” vêm iludindo a grande maioria das ...

pessoas, e até mesmo muitos profissionais de saúde, basta fazer uma busca na internet e você encontrará muitos profissionais recomendando estes sucos como uma “opção saudável”. Os dizeres na embalagem e até mesmo a descrição dos ingredientes no rótulo, faz você acreditar que este tipo de bebida é realmente “saudável”, afinal passa-nos a ideia que só contém fruta (100%) e, assim, deduzimos, consequentemente, que apresenta o mesmo valor nutricional de um suco de frutas (caseiro). Esta estratégia de marketing nos leva a deduzir que nada foi acrescentado e nada foi retirado, não é mesmo?

Mas, vamos refletir, com atenção, o que diz a lista de ingredientes…

Vou usar como exemplo, sucos atualmente muito divulgados e comercializados, com o apelo de saudável “sem adição de açúcares”, “100% suco”, como os da marca Suvalan e o de Maçã da Yakult, que são, consumidos, principalmente, pelo público infantil, pois vem em embalagens individuais de 200 mL. Mas existem outros também como o novo lançamento da Dell Vale “100% Suco”.

Suco Maçã –marca Yakult – Ingredientes: Suco de maçã concentrado, água e aroma natural de maçã:

sucoacu1

Suco de maçã – marca Suvalan – Ingredientes: Água, suco concentrado de maçã, acidulante ácido cítrico, antioxidante ácido ascórbico e aroma natural de maçã:

sucuacu2

Observe as figuras acima, referente as embalagens dos sucos de maçãs das marcas Yakult e Suvalan. Se estes sucos fossem realmente “só fruta”, deveria vir escrito entre os ingredientes, apenas a palavra “maçãs”, em vez de: “Água, suco concentrado de maçã, acidulante ácido cítrico, antioxidante ácido ascórbico e aroma natural de maçã”. Ops!!! Aroma natural de maçã, por quê???? Água em primeiro lugar, e mesmo assim é bem docinho??? Ácido ascórbico (vitamina C), por quê???

Se você fizer um suco natural de maçã em casa e adicionar mais água do que maçã (afinal o primeiro ingrediente do rótulo é aquele que está em maior quantidade no produto), ele não ficará “tããããoo docinho” quanto aquele suco de caixinha que você comprou no supermercado, não é mesmo? Ah, e ele ainda terá fibras, mesmo que você coe ficará um pouco, e um montão de nutrientes, afinal sua peneira domestica não é uma super máquina de microfiltração industrial! Já nos sucos industrializados mostrados acima, não fica nada de fibra! Observem o rótulo “0.00 g (zero) de fibra!!! Outra coisa, você não sentirá a necessidade de adicionar nenhum aromatizante, correto?

Utilizamos no exemplo os produtos no sabor maçã, mas a empresa oferece diversos outros sabores (uva, uva branca, abacaxi, pêssego e maçã, acerola e maçã, mix de maçã, laranja e manga) e existem diversas outras marcas que também utilizam de suco concentrado, fiquem atentos!!!

Outro nome que você pode encontrar é suco reconstituído, que nada mais é do que suco concentrado adicionado de água, ok? A Dell Valle está lançando sucos neste seguimento “100% suco”, com uma isca ainda mais especial para atrair o consumidor, que é a adição de fibra! Já que o processamento retira tudo então ela adiciona! Não se engane, a fibra aí não poderá fazer milagres!

Ah! Os sucos concentrados também estão presentes nos sucos tipo néctar, pois a legislação permite!!! Ou seja, a legislação (3) estabelece que o néctar deva conter um mínimo de 30% de polpa/SUCO e aí ACEITA a utilização deste suco concentrado!!! Ou seja, “fruta de verdade” “zero”. E a indústria adiciona mais açúcar ainda!!!

A legislação (3) não estabelece nenhum parâmetro para a preservação do valor nutricional da fruta no suco concentrado, e em nenhum outro tipo de suco! A única especificação diz respeito a conservação dos teores de “sólidos solúveis” originais do suco integral (que já é processado). Entenda que sólidos solúveis são, principalmente, os açúcares.

Vamos aos fatos para desvendar as etapas do processamento do suco concentrado!

O processo de extração do suco concentrado de frutas, utilizado na composição destes sucos vendidos como “100% suco” “sem adição de açúcares”, envolve uma série de processamentos, sendo classificado como ultraprocessado!

Ultraprocessado é todo produto alimentar, produzido pela indústria, que passa por tantas etapas de processamentos que perdem algumas características básicas. No caso destes sucos, perdem-se muitos nutrientes importantes e também o aroma natural das frutas, e, é por isto, que o rótulo destes sucos “100% suco”, expressam de maneira “descarada” a informação que contém aromatizantes e zero de fibras!

“Como o marketing sabe nos iludir”, não é mesmo?

Uma verdadeira falta de respeito e compromisso com o consumidor! Afinal quantos consumidores terão acesso a este tipo de informação e estarão tão atentos para desvendar estas artimanhas da indústria? Confesso a vocês que até pouco tempo atrás, nós também não tínhamos nos atentados ao processo de produção do suco concentrado!

Estes sucos também possuem significativamente menos vitaminas e minerais, porém preservam e concentram todo o açúcar proveniente da fruta! E a indústria pode ficar tranquila, porque as vitaminas e minerais não precisam ser informadas nos rótulos dos sucos, pois a nossa legislação não exige!

Estes sucos concentrados em açúcar, “próprio da fruta”!, é claro!, são alternativas muito usadas pela indústria para adoçar bebidas e outros tipos de alimentos, como geleias, barras de cereais ou papinhas infantis (fiquem atentos ao rótulo!), e assim não chamar a atenção do consumidor para a palavra “açúcar” entre os ingredientes. Porém, tanto os açúcares obtidos a partir da cana quanto os açúcares obtidos da fruta terão efeitos negativos à nossa saúde, quando consumidos em excesso. E, nestas condições, estas bebidas que “descaracterizaram totalmente a fruta de verdade”, sem nenhuma fibra e com quantidades insignificantes de nutrientes importantes, terão o mesmo potencial do açúcar comum de elevar a nossa glicemia (açúcar no sangue).

Citaremos, de forma geral, algumas etapas do processamento do suco concentrado, e, assim, você irá perceber claramente como é praticamente impossível preservar o valor nutricional da fruta in natura:

A fruta é espremida por maquinários extremamente precisos e ajustados para extrair ao máximo a parcela aquosa do fruto e não deixar passar a parte sólida (rica em nutrientes), aqui já foi retirada toda a casca da fruta, parte da polpa e bagaço, o que remove boa parte das fibras e vitaminas.


Depois, o liquido resultante é “refinado”, uma espécie de “super filtração” para retirar toda e qualquer partícula sólida, desta forma a parte insolúvel que ainda sobrou, como partes da casca, bagaço e boa parte da polpa, ricos em fibras, compostos aromáticos e muitos nutrientes, são retirados. Este processo é conhecido como “ajuste fino”, em geral, ficam menos de 15% da polpa no suco obtido nesta etapa. A remoção da polpa das frutas é importante no sistema industrial, para remover o material fibroso e sólidos (pectina e celulose) que pode prejudicar a qualidade do produto. Algumas empresas de processamento de suco chegam a se vangloriar de que este é um “processo moderníssimo de ultrafiltração com filtros de membranas e cerâmica, super eficientes”! Quanto menor a quantidade de polpa de fruta presente na bebida, menor o seu valor nutricional! A literatura, apesar de escassa, mostra consideráveis perdas de nutrientes neste processo (1). O pouco que fica não é significativo do ponto de vista nutricional, como é o caso do resveratrol nestes sucos de uva, pois a maior quantidade fica contida na casca (5,6), que é totalmente desprezada no processamento do suco concentrado.


No processo de clarificação o liquido será centrifugado, e assim irá reduzir ainda mais a quantidade de polpa final do suco, alguns chegam a conter menos de 5% de polpa após este processo.
O líquido sofre ainda a evaporação da água, pela elevação da temperatura e pressão (vácuo), e ainda o “ajuste da doçura”, por meio de várias misturas, o famoso “grau brix”. A maioria dos sucos de maçã, por exemplo, são comercializados com 70 graus brix para serem reconstituídos (onde será adicionado água), os de laranja com 66 graus brix. Importante esclarecer que 1 grau brix significa, basicamente, que o produto contém 1g de açúcar por 100g de solução, portanto 70 graus brix equivalem a 70g de açúcares em 100mL de solução. Uau!!!! Solução super doce!!! E agora fica claro porquê, no rótulo exposto anteriormente, a água está entre os primeiros ingredientes, pois ela é necessária para diluir este “suco concentradíssimo em açúcares” e, assim, finalizar o produto pronto para o consumo. A adição de água é necessária para atingir a quantidade de açúcares totais expressos pela legislação (INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 01, de 07/jan/2000), sendo que para o suco de maça é estabelecido um máximo de 13,5g de açúcares próprios da fruta em 100mL de suco.


Para garantir a segurança microbiológica este suco sofrerá um tratamento térmico, a fim de inibir ou minimizar as transformações enzimáticas e reduzir a carga microbiana que deterioram o produto. Neste processo, se ainda restavam nutrientes e aromas significativos, eles acabam sendo efetivamente perdidos! Ah, um detalhe importante, o açúcar natural da fruta permanece praticamente intacto, e muito mais “concentrado”, pronto para preparar estas bebidas, com rótulo “100% suco”, “sem adição de açúcares”, ou qualquer outro produto que a indústria queira utilizar o apelo de “saudável”. Isto pode ser compreendido, puramente, como a substituição do açúcar da cana por açúcar proveniente de frutas, não significando que seja consideravelmente mais saudável, pois afinal o que torna uma fruta saudável é o equilíbrio natural de seus componentes (água, vitaminas, minerais, fibras, frutose, etc), nutrientes não preservados neste tipo de suco, pois considerável parcela destes componentes importantes, infelizmente, já foram retirados!


Devido à perda de aromas, provocada pelo ultraprocessamento, a indústria é obrigada a adicionar o “aroma da fruta natural” para melhorar a aceitação desta bebida. Algumas adicionam ácido ascórbico (vitamina C), para iludir mais ainda o consumidor, pois a indústria sabe que o nutriente mais observado pelas pessoas em sucos de frutas é a vitamina C, e o processamento do suco concentrado elimina toda esta vitamina. Agora podemos entender porque um suco “100%”, precisou ser adicionado de ácido ascórbico.


Em resumo, o suco concentrado obtido é conhecido na indústria de alimentos, como um suco “básico”, praticamente “puro açúcar”, desprovido quase por completo de fibras, de sabores e aromas ou quaisquer outros atributos que associamos as “frutas de verdade”. Ele foi praticamente reduzido a outro tipo de açúcar, sem qualquer vantagem nutricional em relação ao açúcar proveniente da cana! O valor fica apenas na imagem saudável que ele preserva da fruta!

Diante de tudo que foi esclarecido, concluímos que o processo de fabricação de suco concentrado é “concentradamente desgastante e insalubre em termos nutricionais” não é mesmo?

Não seria mais inteligente, prático, natural e confiável, simplesmente, acostumarmos as crianças, desde de pequenas, e a nós mesmos, a consumir frutas in natura, do que ficarmos reféns das diversas artimanhas da indústria?

Preparar o nosso próprio alimento ou consumir alimentos de forma menos processada possível, é a única maneira de termos garantia de que estamos recebendo realmente os nutrientes contidos nos “alimentos de verdade”, com um mínimo de perdas possíveis!

As frutas são excelentes antioxidantes naturais, ricos em vitaminas e fibras, importantes para nossa saúde, porém beber um copo de suco concentrado não vai ajudar a impulsionar o seu sistema imune, como um suco feito em casa, ou melhor, uma “fruta de verdade”!

Compartilhe esta informação com seus amigos, as pessoas precisam saber o que estão de fato comprando e consumindo!

Se você localizar outras marcas, além da Suvalan, Yakult e Del Valle, que utilizam suco concentrado e/ou reconstituído e ainda possuem o descaramento de dizer “sem açúcar”, escreva para gente comentando abaixo deste post.

Algumas das referências consultadas:

SILVA, Thadia Turon et al . Suco de maracujá orgânico processado por microfiltração. agropec. bras., Brasília , v. 40, n. 4, p. 419-422, Apr. 2005 .
CHERYAN, M. Ultrafiltration and microfiltration handbook. Lancaster: Technomic Publishing Company, 1998. 527p.
DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009. Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.
SAUTTER, Cláudia K. et al . Determinação de resveratrol em sucos de uva no Brasil.Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas , v. 25, n. 3, p. 437-442, set. 2005 .
JEANDET, P.; BESSIS, R.; gautheron, b. The production of resveratrol (3,5,4′-trihydroxystilbene) by grape berries in different developmental stages. Am. J. Enol. Vit., v. 42, p. 41-46, 1991.
KALLITHRAKA, S.; ARVANITOYANNIS, I.; EL-ZAJOULI, A.; KEFALAS, P. The application of an improved method for trans-resveratrol to determine the origin of Greek red wines. Food Chem., v. 75, p. 355-363, 2001.
Ingrid V. M. Moraes. Dossiê Técnico- Produção de Polpa de Fruta Congelada e Suco de Frutas. Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro- REDETEC, 2006.

Fonte: https://incciencia.com.br/