QUALIDADE DE VIDA

9 dicas para aprender a reconhecer doenças através do aspecto de suas unhas

unhaboa1Se sua unha possui uma aparência diferente, é possível que você esteja com algum problema em seu organismo. Saber reconhecer os sinais que elas dão pode ser fundamental para uma consulta médica especializada, evitando problemas futuros. Conheça algumas dicas que podem te ajudar a reconhecer o indicativo das principais doenças. Muito além da beleza, manter as unhas limpas, saudáveis e bem cuidadas pode prevenir uma série de infecções de fungos que se alimentam da queratina e até mesmo a micose.

 

 

 

1 – Unhas esbranquiçadas

unhaboa1a

Geralmente, pessoas com hepatite podem ter unhas brancas, com relação estreita ao fígado. Uma cirrose hepática – bem como a redução do suprimento de sangue para as unhas (Unhas de Terry) – pode ser identificada pela coloração esbranquiçada. Diabetes, anemia ferropriva – redução de células vermelhas por conta da carência de ferro no sangue – e hipertireoidismo podem causar a condição. A coloração também pode aparecer em pessoas que passam por quimioterapia.

2 – Unhas com linhas horizontais

unhaboa2a

As linhas horizontais nas unhas, na verdade, ficam na pele abaixo da unha e são conhecidas como “Linhas de Muehrcke”. Elas podem indicar alteração vascular e podem sumir após uma pressão no local. Pessoas com baixos níveis de albumina, problemas nos rins ou fígado e com desnutrição, podem possuir as linhas.

3 – Unhas quebradiças e frágeis

unhaboa3a

Descamação na ponta das unhas, tornando-as frágeis, pode ser indício de carências ou desestabilização dos níveis de algo no organismo – principalmente de vitamina A, ferro e zinco. A falta de hidratação da unha e o uso frequente de esmaltes também podem afetar. Pessoas com hipotireoidismo também possuem tal fragilidade, por conta dos baixos níveis de hormônio tireoidiano, assim como os portadores da Síndrome de Raynaud – que também afeta artérias dos braços e pernas, psoríase, dermatite atópica e eczemas.

4 – Manchas esverdeadas ou amareladas nas unhas

unhaboa4a

Tais manchas podem indicar onicomicose, uma infecção nas unhas causada por fungos. A cor é alterada porque os fungos comem a queratina, e, geralmente, possuem maior prevalência nos pés, que estão em maior contato com ambientes propícios para essas culturas. Normalmente, elas podem descolar nos cantos, ficando ocas, podendo criar bactérias.

5 – Pequenas manchas brancas na unha

unhaboa5a

Com sinais quebradiços na base da unha, isso pode representar uma condição denominada Leuconíquia, fazendo as manchas surgirem por conta de bolsas de ar que se formam. Outros fatores podem causar tais manchas: contato com água quente, uso frequente de produtos químicos, uso da unha para abrir recipientes, esforço exagerado para cortar as unhas, etc.

6 – Unhas amarelas

unhaboa6a

Geralmente, infecção causada por fungos deixa as unhas amarelas, e, em casos graves, pode deixá-las muito mais grossas, fazendo-as cair. O excesso de esmalte também influencia. Existem casos raros em que as unhas amarelas ou com manchas amareladas, podem indicar doenças renais, hepáticas ou respiratórias.

7 – Linha horizontal que acompanha o crescimento da unha

unhaboa7a

Chamadas de “Linhas de Mee”, as faixas horizontais esbranquiçadas que crescem com as unhas podem representar envenenamento por arsênico ou, em casos raros, doenças sistêmicas graves.

8 – Linhas verticais escuras nas unhas

unhaboa8a

Essas linhas são conhecidas como “Melanoníquia Estriada”, sendo uma pigmentação anormal. A linha pode ter coloração castanha ou cinza e geralmente não oferece riscos. Em casos mais graves, pode representar uma lesão proveniente de câncer. A linha escura pode aparecer por conta do aumento da produção de melanina na matriz da unha ou pela proliferação de melanócitos, células que produzem melanina. Infecção por fungo, batida, medicamentos para tratar HIV, doenças intestinais ou câncer de pele podem causar a condição.

9 – Unhas azuladas

unhaboa9a

Geralmente unhas azuladas indicam falta de oxigenação nos dedos, principalmente no frio. Porém, também pode indicar problemas circulatórios, respiratórios ou cardíacos, exigindo procura médica caso persista.

Fonte: https://www.jornalciencia.com/