QUALIDADE DE VIDA

Cálculo Renal: O que é e como se Prevenir !

pedrarinsO cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, costuma causar dores fortes em várias partes do corpo. Essas "pedras" podem se formar por causa de diversos fatores, mas o principal deles é quando minerais ou outras substâncias ficam depositadas e agregam-se dentro dos rins. Os cálculos (ou pedras) constituídos por cálcio são os mais comuns, sendo responsáveis por 75% dos casos. Outros minerais encontrados podem ser o fósforo e o ácido úrico, ou então as pedras podem ser formadas por uma mistura desses elementos. Quando houver um excesso desses minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina. O principal sintoma das pedras nos rins é a dor intensa, principalmente na região lombar.  Porém, geralmente, ela é irradiada ao abdômen e, eventualmente, para a bexiga ou até mesmo para os órgãos genitais. O paciente também pode ter sangue na urina e, em casos de infecção urinária, o aparecimento de febre é comum.

Quanto ao tratamento, o primeiro objetivo é eliminar a dor do paciente, o que se faz com analgésicos e antiespasmódicos. Muitas pedras pequenas serão eliminadas espontaneamente pelo paciente, através da urina. Outras necessitam de um tratamento específico. Cálculos de ácido úrico podem ser tratados clinicamente com grande ingestão de água, além de substâncias que interfiram na sua formação. Já os cálculos de cálcio não se dissolvem dessa maneira, e aí outros procedimentos são necessários.

Até alguns anos atrás, para eliminar a maioria das pedras, era necessário um procedimento cirúrgico com extenso corte na pele do paciente, o que causava mais dor e um tempo muito maior de recuperação. Atualmente, existem tratamentos bastante avançados e rápidos, como a litotrepsia. A técnica utiliza ondas de choque, as quais quebram o cálculo em milhares de fragmentos bem pequenos, que são naturalmente eliminados com a urina. Normalmente, uma ou duas sessões são suficientes para a quebra e eliminação do cálculo. Mas uma pequena parcela, de 10% a 15% dos pacientes, pode precisar fazer mais sessões, ou outros procedimentos, até mesmo cirúrgicos. Na realidade, os melhores resultados obtidos através da litotrepsia são para pedras de até 1 cm. Acima desse tamanho, essa técnica pode ser eficiente, dependendo também da localização desse cálculo. Quando a pedra está localizada na bexiga, e não no rim, a retirada cirúrgica é a mais indicada.

Os cálculos renais podem trazer conseqüências, como obstrução e dilatação das vias urinárias, infecção, diminuição da função dos rins e até mesmo insuficiência renal, que só pode ser resolvida através de transplante.

Por isso, é importante prevenir o aparecimento dos cálculos, predominantemente através da alimentação. Proteínas, como carnes e derivados, além de sal, se ingeridos em grande quantidade, podem levar à formação de cálculos. Além disso, ingerir líquidos é essencial para reduzir o risco de formação de todos os tipos de cálculos. No entanto, apenas as condutas de correção alimentar não são suficientes em casos de pedras nos rins. O recomendável é que, ao sentir cólicas renais, a pessoa procure um especialista, que fará uma investigação mais completa e indicará os procedimentos mais adequados.


Além das orientações específicas, envolvendo dieta e medicamentos, há dicas gerais, válidas para quase todos os casos de cálculos renais.
 
BEBA MUITA ÁGUA
É uma das principais medidas preventivas. O recomendado para quem já teve cálculo é urinar dois litros diários, o que significa beber ao menos dois litros e meio de água. Mas, como a indicação varia em função das condições climáticas e do nível de atividade física, o melhor para saber se a ingestão é suficiente é ficar de olho na cor da urina, que deve ser clara

FUJA DE PROTEÍNA E SAL

O problema não está em comer um bife por dia, mas em exagerar. Evite especialmente carnes vermelhas. Dietas como Atkins e South Beach, que abusam das proteínas em detrimento dos carboidratos, não são indicadas. E não basta eliminar o saleiro da mesa: diminua o consumo de alimentos industrializados como sopas, molhos e temperos prontos, geralmente ricos em sal

APOSTE NOS CÍTRICOS

Limão e laranja são ricos em citrato, substância inibidora de cristalização, que ajuda a evitar a formação de cálculos

EVITE OS SUPLEMENTOS

A vitamina C é metabolizada e transformada em oxalato, prejudicial para quem tem propensão a cálculos. Mas não tem problema consumir frutas e verduras ricas na substância --a quantidade adquirida pela dieta não é prejudicial, ficando em torno de 100 mg diários. Já os suplementos podem ter até 2 g por comprimido e não são recomendados

CUIDADO COM O CALOR

Um estudo brasileiro com mais de 10 mil funcionários da indústria siderúrgica mostrou que aqueles que trabalham mais próximos a fornos de temperatura elevada têm nove vezes mais chance de formar cálculos renais do que os que trabalham em temperatura ambiente. Isso porque a perda de líquido pelo suor torna a urina concentrada, o que predispõe ao problema. Tomar muito líquido ajuda a prevenir
Fontes: urologistas CÁSSIO ANDREONI, FLÁVIO TRIGO e NELSON GATTÁS

Fontes: urologistas CÁSSIO ANDREONI, FLÁVIO TRIGO e NELSON GATTÁS (Folha de São Paulo) e o nefrologista Dr. Ricardo Fazani.