QUALIDADE DE VIDA

Dicas valiosas sobre alimentação e saúde

alimentsaudeO Poder da Linhaça - Ela não passa de uma pequena semente quase sem gosto. Entretanto,estudos põem a linhaça no grupo dos alimentos funcionais,aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças: ela seria a principal fonte de ácidos graxos do ômega 3, que combate vários males. Seus benefícios vão desde a prevenção de problemas cardíacos até câncer de mama, além de funcionar como reposição hormonal natural, graças a isoflavona, uma substância que imita o hormônio feminino. Pesquisadores da Universidade de Monash,na Austrália, comprovaram: pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, dentre eles, suores, dor de cabeça e insônia,além da diminuição do colesterol e do peso.

O poder da linhaça Segundo os pesquisadores,além de ser rica em proteínas, fibras,vitaminas e minerais, a linhaça,que pode ser adicionada a pães, biscoitos, sucos e refeições,em geral, possui maisômega 3 que o salmão: seu óleo tem 60% desse nutriente, contra 30% encontrado nesse tipo de peixe. Esse componente exerce,ainda, uma ação antioxidante,que ajuda na renovação celular,estimula a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. A semente, por sua vez,neutraliza e até imita a ação do estrógeno sobre as células do tecido mamário, causando menos danos e ajudando na prevenção do câncer.Há estudos que apontam,ainda, sua utilidade para diabéticos,pois teria a capacidade de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de ativar mais o metabolismo, ajudando na prevenção da obesidade, e ser ideal contra problemas de constipação.Menos popular que a soja, este grão tem alto valor nutricional e ajuda a prevenir doenças, dentre elas, o câncer de mama.

Curiosidades:

• Para consumo, a semente precisa ser moída, pois, por ser muito dura, acaba não sendo digerida corretamente se for mastigada inteira e pode ter seus benefícios reduzidos.
• O óleo, prensado a frio, pode ser usado para temperar a salada de sua preferência.
• Especialistas recomendam o consumo de duas colheres de sopa diárias, tanto em forma de semente quanto de óleo.
• A farinha pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer.
• Experimente substituir o óleo pela semente moída: se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) do produto.
• As sementes podem ser encontradas em alguns supermercados, em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, que também vendem o óleo.
• A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente à família das Lináceas.
• Há indícios de seu consumo desde 5.000 a.C., na Mesopotâmia.


A IMPORTÂNCIA DO ALHO

Rico em nutrientes e um dos condimentos que mais realçam o sabor dos alimentos, o alho é um dos vegetais presentes nas receitas de terapeutas e chefs de cozinha.  Da família da cebola e do alho-poró, esta planta, encontrada sob a forma de raiz, contém vitaminas, minerais e  antibióticos naturais que, juntos, têm a propriedade de reduzir riscos de várias doenças, desde a gripe até o câncer. Para especialistas, poucas plantas são tão completas, possuem tantas propriedades saudáveis e estão facilmente ao alcance de todos como o alho.Da família liliacerae, o alho (Allium sativum ) é formado por um bulbo arredondado,conhecido como cabeça, e composto por vários dentes. Seu forte aroma deve se à presença da alicina (óleo volátil sulfuroso), o que lhe confere uma das poucas desvantagens: o odor. Porém, é este mesmo componente que enriquece seus benefícios para a saúde, pois inibe o desenvolvimento de bactérias no organismo, destrói fungos, facilita a digestão e elimina toxinas através da pele. Estudos mostram, ainda, que, de todas as ações saudáveis do alho, as mais importantes e específicas são suas capacidades de melhorar as condições cardíacas, anticancerígenas e germicidas, além disso, esse alimento é anticoagulante, antiinflamatório, vermífugo, anti-séptico, diurético e antitérmico. Juntas, suas propriedades melhoram a qualidade de vida e aumentam a longevidade. No entanto, especialistas alertam que seus benefícios serão maiores se consumidos com moderação. Em muita quantidade, o alho, que pode ser consumido cru, cozido, refogado, assado ou em forma de medicamento, pode causar incômodos, como a dor de cabeça.

COMA PEIXE E VIVA MAIS

Considerado um alimento leve e pouco calórico, o peixe é uma importante fonte de nutrientes para o organismo.

Com baixo teor de gordura  e alto nível de proteínas, vitaminas e sais minerais , esse alimento é indicado para pessoas de todas as idades , sem restrições.Algumas espécies , como atum, salmão e sardinha , ainda têm mais vantagens que as outras carnes: é rico em Ômega-3, que reduz , significativamente , o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e obstrução das artérias , além de reduzir o risco de morte em pacientes que já sofreram infarto no miocárdio.

O Ômega -3 é um tipo de ácido graxo poliinsaturado , que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos  e colesterol total , aumentados pelo consumo de gorduras saturadas. Várias pesquisas apontaram sua eficácia no sistema, como a vitamina E, possui propriedades antiinflamatórias e atuantes em processos degenerativos, como a artrite reumática, além da capacidade de deter doenças como o câncer de próstata.

VIDA SAUDÁVEL

Bolo, broa, canjica, creme, cereais em flocos, pamonha, pães, pipoca, sorvete... Mais apreciado pelo sabor do que pelas qualidades nutritivas, o milho, além de versátil , é um dos alimentos mais benéficos para a saúde e excelente fonte de energia, seja puro ou misturado a outros produtos. Sua casaca é rica em fibras, e seus grãos contêm carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Quando enriquecido com outros nutrientes, como ferro e vitamina B – 9 esse cereal pode ser uma alternativa na mesa e combater um dos problemas mais graves que afetam 13 milhões de brasileiros: a desnutrição.

No Brasil , o milho é cultivado desde antes da chegada dos europeus. Os índios tinham esse grão como principal ingrediente de sua alimentação. Com a entrada dos portugueses no país, o consumo aumentou, e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros. Porém, com o passar do tempo, esse quadro mudou. Hoje, dados da Associação Brasileira das Indústrias de Milho (Abimilho) dão conta de que apenas 5% do milho produzido é destinado ao consumo humano. Representantes da instituição acreditam que isso se dá pela falta de informação da população sobre os benefícios do produto, que pode combater doenças como anemia e a mielomeningocele, doença que leva à paralisia dos membros inferiores dos recém – nascidos.

Estação das sopas.

O inverno está ai e, com ele, surgem os primeiros sinais de baixas temperaturas. Por causa disso, é momento de mudar os hábitos, mexer na alimentação. Em muitas mesas, os tradicionais pratos leves, como saladas e grelhados saem de cena para dar lugar aos mais quentes , como sopas e caldos , os quais ajudam a esquentar e a saciar a fome extra que surge nessa estação. Porém, especialistas alertam  cuidado com as calorias contidas em pratos aparentemente inofensivos.

De acordo com especialistas, a vontade de comer mais e fora de hora no inverno se explica pelo fato de, na estação fria, o gasto energético ser maior, e a temperatura interna, menor. Para compensar, o organismo tem necessidade de obter mais energia para aquecer o corpo. Como forma de compensação, isso é possível por meio dos alimentos.

Nesse período, surgem as opções mais quentes, saborosas e também muito calóricas. Além dos legumes, leguminosas e verduras, as sopas podem conter muita gordura e, normalmente, são servidas acompanhadas de pão. “No inverno, é preciso saber quais são os alimentos de alto valor nutritivo e pouco calóricos. Para isso , use criatividade e bom senso nas refeições “, orienta a nutricionista Jacqueline Fernandes.

COMA CEREAIS, SUA SAÚDE AGRADECE

Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais.
 
Famosos desde a Antiguidade, os cereais não devem faltar a mesa por vários motivos: São considerados baratos, de fácil preparo e altamente nutritivos. Encontrados sob variados tipos, eles são ricos em fibras, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.

Além de tudo isso, os grãos integrais têm baixo teor de gorduras e quando consumidos juntamente com leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, soja, lentilha, fava, e tremoço) podem tornar-se uma boa porção de proteínas.

Alguns tipos de cereais são considerados grandes aliados na luta pela longevidade. Em 1996, por exemplo, o FDA (órgão norte –americano que regulamenta alimentos e bebidas) determinou que o farelo de aveia é um alimento funcional por ajudar a reduzir as taxas de colesterol o qual é responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os cereais também são ricos em ácido fólico e vitaminas do complexo B, amigas dos anticorpos – substâncias que reagem defensivamente contra os elementos agressores do organismo -, além de conter vitamina E, que ajuda a prolongar a vida das células vermelhas do sangue.     

Estudos mostram que a fibra, presente em grãos como a aveia e o germe de trigo , pode exercer vários efeitos benéficos, dentre eles, a redução de alguns tipos de câncer, principalmente no trato alimentar, como o gástrico. Os grãos integrais de cereais também são excelentes fontes de zinco. “Por isso, é importante incluir, na alimentação diária, alimentos como pães, e bolachas de trigo integral e outros grãos integrais como arroz, linho, centeio etc..., ricos em zinco”, atesta Jackeline Ferreira Lopes.

A especialista destaca que, há alguns anos, produtos como pães e massas feitas com cereais. eram tidos como propícios ao aumento de peso. “Porém, podemos incentivar o consumo desses alimentos, pois possuem baixo teor de gordura”, afirma. Ainda há duvidas se você deve ou não incluí-los na próxima lista de compras?


S A Ú D E

DIABETES

No dia 14 de novembro,comemora-se o Dia Nacional e Mundial de Controle do Diabetes.

No Brasil, porém, não há o que comemorar: segundo o censo feito pelo Ministério da Saúde entre 1986 e 1989, o diabetes melito, ou mellitus,atinge cerca de 7% da população,entre 30 e 69 anos, ou seja, há entre 6 a 9 milhões de pessoas com o pâncreas incapaz de produzir insulina em quantidade suficiente ou utilizá-la adequadamente.

Essa anormalidade causa aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue.

Cientistas pesquisam alternativas de tratamentos com o objetivo maior, que é a cura definitiva desta doença, definida pela Medicina como crônica.Enquanto isso, o controle do diabetes, que pode afetar crianças, é, segundo especialistas,primordial para dar qualidade de vida aos pacientes.

“Com o controle adequado da alimentação e orientações médicas, o paciente pode ter uma vida normal, com menor chance de ter complicações”,afirma Luciana Spina, especialista em Endocrinologia e Diabetologia. Ela lembra que, por se tratar de uma doença “silenciosa”, na maioria das vezes assintomática – principalmente no caso de diabetes tipo 2 –, muitos podem passar anos sem saber que são portadores desse mal,por isso, a necessidade de fazer exames regulares.

“A prevenção é muito importante. Acima dos 45 anos, todos devem fazer o exame de glicemia de jejum, a cada três anos ou anualmente, se houver fatores de risco, como história de diabetes na família e obesidade”, explica a médica, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes. A especialista faz um alerta: pacientes diabéticos podem perder a sensibilidade na planta dos pés. “Recomendo que eles não usem sapatos apertados,não mexam nas cutículas e evitem usar meias com costura, porque podem ferir os pés”. Quando a infecção se espalha, uma ferida, do tipo úlcera, pode levar à amputação do membro afetado. “A  melhor maneira de evitar todos esses riscos é a prevenção e o bom controle das taxas de açúcar no sangue”, conclui.

Cuide-se

Escolha alimentos que ajudem a controlar o nível de açúcar, dentre eles, vegetais, arroz, pão e cereais integrais, feijão, cevada,aveia e alimentos com pouca gordura e pouco sal, porém, consulte um
nutricionista.

Faça exercícios regularmente, como caminhadas e natação.
O corpo converte carboidratos em glicose. Por isso,evite os carboidratos simples (açúcar, farinha, arroz branco,pão branco, massas etc.), pois possuem índice glicêmico alto e a glicose é liberada rapidamente para o sangue.

VARIZES

Mais de 20 milhões de pessoas têm varizes, ou seja, veias dilatadas e tortuosas. As maiores vítimas são as mulheres, atingidas, principalmente, nas pernas, na proporção de duas a três para cada homem. Os dados são da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio (SBACV).Além dos sintomas de cansaço, dor, peso e inchaço nos membros inferiores, as mulheres enfrentam ainda o temido efeito antiestético. Porém, as veias varicosas não surgem somente nas pernas, mas podem ocorrer em vários locais do organismo, como na região pélvica, no pléxico espermático (varicocele), esôfago e plexo hemorroidário (hemorróidas). As varizes podem ser originadas de alterações das próprias veias superficiais das pernas (geralmente, com influência genética) ou resultantes da maior pressão ou do maior fluxonas veias superficiais, por alterações do sistema venoso profundo ou mesmo de comunicações anormais entre artérias e veias. Quanto ao tamanho, podem ser denominadas de microvarizes (pequenas veias avermelhadas ou azuladas superficiais na pele) ou varizes de pequeno, médio ou grande calibres, que atingem ou não as veias safenas, fazendo volume sob a pele.Segundo o angiologista Jackson Caiafa, a principal explicação para as mulheres serem mais atingidas está nos hormônios: “Tanto a progesterona quanto o estrogênio atuam sobre os vasos sangüíneos, dilatando suas paredes e deixando as veias mais sintomáticas”, esclarece o diretor da Especial Clínica dos Pés.O médico também lembra outros fatores desencadeantes das varizes primárias: hereditariedade, idade (menos de 1% tem varizes antes dos 12 anos e até 78% têm acima dos 60 anos),obesidade,raça (mais freqüente em brancos), exercício de função muito tempo em pé e em ambientes quentes. “A gestação, por conta da influência dos hormônios, é um fator considerável para o  surgimento das varizes. Essas veias dilatadas são três vezes mais comuns nas mulheres que já estiveram grávidas, em comparação àquelas que nunca engravidaram”, alerta.

Tratamento

A esteticista Lígia Simone Pena, 56 anos, faz escleroterapia (injeções com substância esclerosante que queima as veias para cicatrizarem):“Tenho muitos vasos capilares, que aumentaram na época em que trabalhei como comissária debordo. Ainda trabalho muito tempo em pé e, por isso, fico cansada e com as pernas pesadas”, conta.De acordo com Jakson Caiafa, a escleroterapia, usada no tratamento das microvarizes, deve ser feita, no máximo, duas vezes na semana. Há a opção da luz pulsada ou laser para quem tem medo de agulha. “Para aliviar os sintomas das varizes, usamos ainda remédios flebotônicos, que aumentam o tônus da parede das veias, e meias elásticas”. A drenagem linfática também alivia os sintomas. Nos casos de varizes de calibre maior, que fazem volume sob a pele, a indicação é cirúrgica. “Mesmo assim, os sintomas podem ou não melhorar”, salienta o anglologista.

CORAÇÃO EM DIA

Cuidar do coração virou rotina para muitos brasileiros que optaram por uma vida mais longa e levaram a serio o alerta das pesquisas que indicam: as doenças são as principais causas de morte no Brasil e no mundo, inclusive entre os jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) elas são responsáveis pela morte de 15 milhões de pessoas por ano o que corresponde a 30% do total mundial de óbitos.

De acordo com especialistas, alguns fatores contribuem muito para essa estatística. ”O estresse vivido por muitas pessoas atualmente , o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação são exemplos deles”, explica a cardiologista Maria dos Anjos Correia. “O histórico familiar também tem um peso grande”, acrescenta. Segundo ela, nesse caso, o enfarte pode acontecer até mesmo em pessoas em torno dos 30 anos que levam uma vida saudável. “Por isso, é importante saber se parentes de primeiro grau sofrem de problemas cardíacos e ficar atento aos sintomas para evitar um enfarto fulminante”.

Para as mulheres, a cardiologista faz um alerta. “É preciso ter cuidado quando entrar na menopausa. Nessa fase, deixamos de ser protegidos pelos hormônios e passamos a correr um risco maior de sofrer enfarte”, dia a medica que é favorável a reposição hormonal. Maria dos Anjos esclarece  ainda que os diabéticos merecem atenção redobrada. “Pessoas com esse quadro podem enfartar sem sentir dor ou sintoma. Muitas só descobrem isso quando fazem o eletrocardiograma”, orienta.

Para evitar um enfarte, a cardiologista aconselha a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação livre de gorduras e a pratica de exercícios regularmente.

”Muita gente joga bola somente no final de semana e acha que está exercitando-se.

Isso é um erro , pois tal esforço pode levar ao enfarte”, declara Maria dos Anjos.

DE OLHO NO RÓTULO

A partir do dia primeiro de agosto, os consumidores terão mais um motivo pra optar por uma vida saudável. As empresas alimentícias serão obrigadas a apresentar a quantidade utilizada de gordura trans, ou acido graxo transverso, no rotulo dos seus produtos. A determinação foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos últimos anos, pesquisas mostraram que a gordura dessa espécie – formada durante um processo de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais líquidos em gorduras sólidas à temperatura ambiente - é muito perigosa para a saúde.
”A ingestão excessiva de gordura trans é um fator determinante para adquirir doenças cardiovasculares, em especial , o derrame e a isquemia , que é a diminuição ou a suspensão da irrigação sanguínea em uma parte do organismo, ocasionalmente por obstrução arterial ou por vaso constrição”, alerta o cardiologista Renato Macaciel. Por isso, ele destaca a importância de se ter uma dieta saudável e balanceada, com redução da ingestão de produtos que contenham essa substância. “A recomendação é evitar esses alimentos, de modo que ela represente no máximo 1% do valor calórico, o que significa cerca de 2,2 gramas de gordura trans em uma dieta de duas mil calorias por dia”, completa. Apesar de ser um risco essa gordura é muito usada pelas industrias, porque conserva os alimentos por mais tempo , além de deixa-los crocantes e saborosos. Por isso, é preciso ficar atento aos biscoitos, à margarina e aos chocolates, por exemplo.

Quanto mais consistente for o alimento industrializado, maior a quantidade desse componente, também encontrados em produtos que contem gordura e óleo vegetal hidrogenados ou parcialmente hidrogenados.

PERIGO À VISTA

Inverno é época de frio , janelas fechadas , roupas de lã e uso daquele cobertor que fica no armário. No entanto, para muitas pessoas, a queda no termômetro pode ser também prenuncio de problemas respiratórios e alérgicos, como gripe, resfriado, pneumonia, rinite e asma. Por causa disso, especialistas aconselham: é preciso tomar cuidado para que esta estação não seja de doenças.

“As pessoas buscam abrigar-se do frio e se expõem mais aos alérgenos do ambiente interno” explica o alergista Nelson Rosário, presidente da Associação Brasileira de Alergia e imunopatologia (SBAI). Ele alerta que, nesta estação, ocorre maior aglomeração de pessoas e menor ventilação, cenário favorável para os ácaros – principais agentes causadores de alergias respiratórias -, cuja proliferação ocorre nos meses de verão. Porém, é no inverno que eles atingem as maiores concentrações de poeira. “Daí, a importância de manter a casa sempre arejada. O sol é o inimigo número um do ácaro”, afirma o especialista, destacando ainda, que esta época também é propícia à maior freqüência de infecções, como gripes e resfriados, as quais agravam a situação do paciente alérgico.

Os fatores, contudo, que contribuem para um quadro favorável para as crises alérgicas vão muito além desses. Nelson Rosário afirma que a própria mudança brusca de temperatura já é um inimigo de quem tem rinite, por exemplo. “Essa mudança se faz sentir pelo alérgico que reage exageradamente a estímulos não específicos”, esclarece o medico , acrescentando que as inversões térmicas e o ar seco do inverno aumentam a poluição atmosférica também agravante da manifestação alérgica.

A GRIPE DO SÉCULO

Um problema que preocupa governos e autoridades sanitárias de todo o mundo, a gripe aviaria continua ganhando força.
O vírus H5N1 já chegou a mais de 30 países e, em alguns deles, fez vitimas fatais. Para evitar que , caso a doença chegue ao território brasileiro , haja contaminação entre seres humanos , o Instituto Butantã , em São Paulo , está desenvolvendo uma vacina contra o mal. Os produtores, por sua vez buscam alternativas para isolar suas aves nas granjas e evitar que elas tenham contato com o mundo externo. A grande preocupação é com as espécies migratórias, que podem levar vírus de uma região para outra, conforme aconteceu na Itália, Alemanha, Nigéria, China e em outros países. No Brasil, elas costumam pousar na Ilha do Marajó, no Pará – quando migram, por exemplo, dos Estados Unidos -, e na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, vindas da Argentina.

Em todo o mundo, ainda não existe notícia de transmissão viral de humano para humano. Porém, em março, a informação de que um gato contraiu o H5N1, na Áustria, colocou em alerta as autoridades e cientistas. Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), isso pode significar que o vírus estaria adaptando-se aos mamíferos, aumentando o perigo para os seres humanos. A gripe aviaria já matou cerca de 95 pessoas no Leste da Ásia e no Oriente Médio desde o final de 2003, quando a doença começou a assustar a população mundial.

Previna-se contra o  vírus 

Higiene e limpeza  são fundamentais para deixar bem longe o H5N1, que pode ser eliminado com o uso de desinfetantes comuns , como a formalina e os compostos iodados. É preciso, no entanto muito cuidado: o vírus pode sobreviver, em temperaturas baixas e esterco contaminado por até três meses. Estudos revelam que um único grama de excremento infectado pode conter vírus em quantidade suficiente para atingir milhões de aves. Na água, o H5N1, sobrevive por até quatro dias à temperatura de 22º C e mais de 30 dias a 0º C.

Nas granjas e nos quintais que abrigam aves domesticas, a atenção deve ser especial para veículos, forragens, pastos, alimentos, viveiros ou roupas, principalmente calçados, que podem levar o vírus de um lugar para o outro. As aves infectadas devem ser mortas imediatamente. Quarentena e desinfecção rigorosa do local, além de restrições ao transporte de aves domesticas vivas, tanto no próprio país como entre nações, são algumas medidas que também devem ser adotadas para evitar a propagação viral.

Sintomas

Assim como a gripe causada pelo vírus influenza humano em  pessoas, a aviária provoca tosse, espirros, e corrimento nas aves. Nos quadros mais graves, surgem dificuldades de locomoção, edema da crista e hemorragia nos músculos. Em alguns casos, as aves morrem repentinamente, antes de apresentarem qualquer sintoma, os quais aparecem de um a três dias depois da infecção. Em humano, há uma semelhança sintomática, e a rapidez no diagnostico é muito importante para tentar salvar a vida do paciente.

Fonte:
http://www.ongrace.com/jornal/index.php?option=com_content&task=section&id=1&Itemid=2