QUALIDADE DE VIDA

Faz mal segurar um espirro?

espirroSegundo especialistas, se você percebe que está prestes a espirrar, a melhor coisa a fazer é ir com tudo e não segurar o espirro.Para o professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, Alan Wild, fechar o nariz para não espirrar não é recomendável. Tudo bem você aliviar a vontade de espirrar, coçando o nariz ou respirando fundo, mas interromper um espirro que já está ocorrendo não é um bom negócio.Na verdade, é provável que nada aconteça se você segurar o espirro – mas há algumas pessoas que possuem anormalidades anatômicas que podem sofrer sérias conseqüências. Se você for uma delas, pode se machucar seriamente “engolindo” o espirro.

Um espirro bloqueado pode:

Machucar o diafragma

Romper um vaso de sangue na córnea, machucando seus olhos

Romper seu tímpano, perdendo a audição ou, em casos menos graves, ficar com vertigem e tontura

Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação

Segundo Wild, o risco de que isso possa acontecer é baixo, mas nãos são fenômenos impossíveis – então não tenha vergonha e espirre mesmo! Só lembre de tampar educadamente a boca e o nariz, para não contaminar o coitado que está na sua frente.


Expulsão de ar


O espirro é a expulsão de ar pelo nariz e, algumas vezes, pela boca. Este é causado por bloqueio ou irritação das vias aéreas, principalmente do canal nasal (nariz), e tem como função limpar as vias aéreas.

O espirro é um mecanismo de defesa e tem como função expulsar vírus, bactérias, poeira e outras partículas que possam impedir o fluxo de ar nas vias respiratórias. Por isso, através do espirro, podem-se transmitir doenças.

Devido à inconveniência do espirro, muitas pessoas o prendem para evitar fazer barulho ou evitar a saída de líquido. Mas isso não deve ser feito, porque o espirro sai com uma velocidade muito alta e, ao tapar o nariz, a pressão que deveria sair por ele é transmitida para o canal do ouvido, correndo o risco de causar surdez repentina, vertigem (tontura) ou romper o tímpano (membrana que separa duas das regiões do ouvido).

Um espirro pode atingir 165 quilômetros por hora, então não é uma boa idéia apertar o nariz. "O ar precisa sair para algum lugar", explica o otorrinolaringologista americano Andrew Lane, do Hospital Johns Hopkins. "Ao tapar o nariz, você pode romper um tímpano, danificar membranas do ouvido ou até estourar pequenas veias dos olhos."

 

Fonte: Life's little mysteries
           http://biologycuriosity.blogspot.com/