QUALIDADE DE VIDA

Quimioterapia - Parte 4

quimio 4O glutamato monossódico também está na lista dos alimentos que causam câncer. Ele está presente em quase todos os alimentos processados, funcionando como realçador de sabor em sopas, bolachas, salgadinhos, catchup e uma infinidade de alimentos. Qual a diferença entre a radioterapia e quimioterapia? Ambas são importantes armas empregadas no combate ao câncer e que podem ser empregadas juntas para curar certos tipos de câncer. A radioterapia usa radiação ionizante através de máquinas específicas, direcionadas diretamente sobre a região afetada com o intuito de destruir as células afetadas, apesar de afetar células normais, causando efeitos colaterais.

A quimioterapia não usa máquinas e sim apenas medicamentos que agem de forma intensa em células que nascem e se duplicam rapidamente. Assim como a radioterapia, os medicamentos usados no tratamento quimioterápico também afetam as células não cancerosas, causando também efeitos colaterais como queda de cabelo, anemia e sangramento. Atualmente, com a evolução da medicina, muitos medicamentos conseguem minimizar bastante os efeitos colaterais da quimioterapia.


Ervas chinesas otimizam quimioterapia e reduzem efeitos colaterais


19/08/2010 - Uma combinação de ervas chinesas em uso há mais de 1.800 anos reduziu os efeitos colaterais da quimioterapia gastrointestinal em camundongos. E, talvez ainda mais importante, o medicamento natural na verdade otimizou os efeitos do tratamento do câncer. A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, foi publicada na revista Science.

Huang Qin Tang

A fórmula utilizada no experimento é composta por quatro ervas, e baseia-se em uma receita de ervas chamada Huang Qin Tang, historicamente utilizada no tratamento de náuseas, vômitos e diarreia. A quimioterapia  provoca uma série de efeitos colaterais tóxicos que são normalmente tratados com vários medicamentos, com níveis de sucesso que deixam muito a desejar. "A quimioterapia causa grande angústia para milhões de pacientes, mas a PHY-906 tem múltiplos compostos biologicamente ativos que podem atuar sobre várias fontes de desconforto," diz o Dr. Yung-Chi Cheng, coordenador da pesquisa.

Múltiplos mecanismos

Os camundongos que receberam quimioterapia e, simultaneamente, doses do composto de ervas chinesas, perderam menos peso e apresentaram uma atividade antitumoral mais forte do que os animais que não receberam a fórmula. A fórmula de ervas reduziu a toxicidade da quimioterapia agindo por múltiplos mecanismos, incluindo a inibição da inflamação e a criação de novas células intestinais. Esses efeitos não podem ser alcançados com os medicamentos alopáticos tradicionais, que geralmente têm como alvo apenas um mecanismo. "Esta combinação de quimioterapia e plantas medicinais representa um casamento perfeito das abordagens oriental e ocidental para o tratamento do câncer," disse Cheng.


Cientistas apresentam termoterapia, alternativa à quimioterapia


24/11/2010 - Tratamento aquece o tumor a uma temperatura de 56ºC, o que destrói o tecido cancerígeno. Cientistas consideram que a termoterapia pode ser uma alternativa à quimioterapia no combate ao câncer, segundo um estudo apresentado na terça-feira (23) durante a reunião anual da American Physical Society. O novo tratamento utiliza a hipertermia para aquecer apenas o tumor a uma temperatura de 56ºC, o que destrói o tecido cancerígeno enquanto mantém o tecido em volta sadio, a não mais de 41ºC. Segundo indicou Ishwar Puri, professor da Universidade Virgínia Tech e diretor da pesquisa, por enquanto foram realizados apenas experimentos in vitro, mas está prevista a continuação do estudo com animais.

Os pesquisadores planejam provar seu método mediante a realização de experimentos com células de câncer diferentes, em colaboração com o doutor Elankumaran Subbiah, da Escola da Virgínia-Maryland de Medicina Veterinária. Participaram da pesquisa ainda Monrudee Liangruksa, aluno de pós-graduação em ciências da engenharia e mecânica na Universidade Virgínia Tech, e Ranjan Ganguly, do departamento de engenharia eletrônica na Universidade Iadavpur, da cidade indiana de Calcutá.


Método experimental promete substituir a quimioterapia


23/11/2010 - Técnica isola células cancerígenas e as mata por excesso de calor. Em um esforço que reuniu pesquisadores de três países, foi apresentado nesta terça-feira um novo tipo de tratamento para o câncer que promete aposentar a quimioterapia. O método consiste em elevar a temperatura do tumor (ou seja, causar hipertermia), enquanto se mantêm frios os tecidos saudáveis ao redor. O tailandês Monrudee Liangruksa, o americano Ishwar Puri e o indiano Ranjan Ganguly apresentaram os resultados de sua pesquisa no encontro anual da Sociedade Americana Medicinal, no estado americano da Califórnia.

Puri explicou que a técnica é possível por meio da indução da hipertermia com uso de ferrofluidos - líquidos que respondem a campos magnéticos. Quando expostas ao magnetismo, as nanopartículas (um bilionésimo menores que um metro) dos ferrofluidos são atraídas para o tumor, como clipes metálicos seguindo um imã.

"Depois de aplicados na veia, esses fluidos podem ser magneticamente orientados para tecidos cancerígenos", diz Puri. "As nanopartículas magnéticas penetram no tecido da célula tumoral devido à alta permeabilidade desses vasos."

Em seguida, as nanopartículas são aquecidas e causam a morte do tecido cancerígeno por excesso de calor. “O tumor sofre coagulação ou carbonização por exposição a uma frequência de rádio. A transferência de calor das nanopartículas para o tecido pode causar também a ruptura das membranas celulares”, explica o pesquisador.

O tratamento se chama hipertermia magnética fluida, mas a equipe o apelidou de termoterapia. Em temperaturas entre 41 e 45 graus Celsius já é possível reduzir o crescimento de um tumor. No entanto, sem a atração magnética dos ferrofluidos, que concentram o calor só na região afetada pelo câncer, esse processo mataria também as células saudáveis. "O tratamento ideal aumenta a temperatura das células tumorais por aproximadamente 30 minutos, mantendo a temperatura dos tecidos saudáveis abaixo de 41 graus Celsius", disse Puri.

Como próximo passo, os pesquisadores planejam testar o procedimento em diversos tipos de células cancerígenas, em colaboração com o especialista Elankumaran Subbiah, da Escola de Medicina Veterinária de Virgínia-Maryland.


Os Perigos da Quimioterapia

 
"Mentiras por Omissão: Os Lucros da Quimioterapia e da Indústria Farmacêutica". Muitas drogas que são ditas a serem eficazes são, provavelmente, pouco melhor do que placebos, mas não há nenhuma maneira de saber a verdade pois os resultados favoráveis foram publicados e os resultados desfavoráveis enterrados... Ensaios clínicos também são tendenciosos com os projetos de pesquisa sendo escolhidos para produzir resultados favoráveis para patrocinadores. Por exemplo, uma droga que provavelmente será usada por pessoas mais velhas será testada em pessoas jovens, de modo que os efeitos secundários são menos propensos a surgir."

"Em resumo, é muitas vezes possível manipular ensaios clínicos a terem qualquer resultado que você quiser... Simplesmente não é mais possível acreditar muito em qualquer pesquisa clínica publicada, ou confiar no julgamento de médicos de confiança ou em orientações médicas autorizadas. Não tenho prazer nesta conclusão, que cheguei devagar e com relutância sobre as minhas duas décadas como uma editora do New England Journal of Medicine".


Dra. Marcia Angell, M.D.

Editora do New England Journal of Medicine (NEJM)

(Junho 2010)


Aprenda mais nesta coleção de depoimentos de vários especialistas de saúde e jornalistas internacionais.

 
"Se eu contraisse cancer, eu nunca iria para um centro de tratamento padrão do cancer. Vítimas de cancer que moram longe destes centros tem uma chance melhor." Professor Georges Mathé, especialista francês em cancer

"...como um químico treinado para interpretar dados, é incompreensível para mim que os médicos ignorem as provas claras de que a quimioterapia faz muito mal, muito mais mal do que bem." Alan C Nixon, PhD, ex-presidente da Sociedade Americana de Química

Como um médico aposentado, posso dizer honestamente que a não ser que você sofra um acidente grave, A SUA MELHOR CHANCE DE VIVER ATÉ UMA IDADE IDOSA É EVITAR MÉDICOS E HOSPITAIS E APRENDER NUTRIÇÃO, MEDICINA HERBAL E OUTRAS FORMAS DE MEDICINA NATURAL. Quase todos os medicamentos são tóxicos e são concebidos apenas para tratar os sintomas e não para curar ninguém. A maioria das cirurgias são desnecessárias. Em resumo, o nosso sistema corrente médico principal está irremediavelmente inepto e/ou corrupto. O TRATAMENTO DE CANCER E DOENÇAS DEGENERATIVAS E UM ESCANDALO NACIONAL. Quanto mais cedo você aprender isso, melhor você estará." Dr. Allan Greenberg, 12/24/2002

"Médicos da Universidade de Stanford compararam os efeitos da quimioterapia à não fazer nada em pacientes com tumores de crescimento lento dos gânglios linfáticos. Os pacientes cujo tratamentos foram adiados por anos se deram tanto bem quanto pacientes que receberam imediatamente a quimioterapia de custo caro e desagradável. 19 dos 83 (ou 23%) apresentaram remissão espontânea durando de quatro meses a seis anos. A revisão do estudo no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra concluiu que: ...adiar o tratamento ...pode permitir a regressão espontânea da doença." "Cheating Fate" (Tapeando o Destino), Health, 6 de Abril de 1992

studos médicos mostram: os pacientes não tratados vivem até 4 vezes mais do que aqueles que receberam terapias convencionais para o cancer.

"Meus estudos demonstraram conclusivamente que os pacientes de cancer que se recusam a quimioterapia e a radiação realmente vivem até QUATRO VEZES MAIS DO QUE CASOS TRATADOS... Sem de uma sombra de dúvida, a cirurgia radical em casos de cancer faz mais mal do que bem... Quanto ao tratamento de radiação, na maioria das vezes não faz a menor diferença se a máquina está ligada ou não... Infelizmente, parece ser apenas uma questão de tempo, geralmente, antes que a doença apareça novamente por todo o corpo...

Todo paciente com cancer que mantém excelente forma física pode ter muitos bons anos de vida adiante. A alternativa é desperdiçar esses anos como um inválido através da intervenção médica radical, que tem zero chance de prolongar a vida... É um absurdo total afirmar que detectar os sintomas do cancer cedo o suficiente irá aumentar as chances do paciente de sobrevivência... Além disso, casos de cancer de mama não tratados apresentam uma expectativa de vida quatro vezes maior do que os tratados.

~ Minha esposa e eu discutimos o que ela faria se o cancer da mama fosse diagnosticado nela. E nós dois concordamos que ela não iria fazer nada no que diz respeito a tratamentos, exceto manter o mais saudável possível. Eu garanto que ela iria viver mais tempo!"

Dr. Hardin Jones, pesquisador proeminente de cancer e ex-professor de fisiologia no Departamento de Física Médica da Universidade da Califórnia, que vem estudando o cancer há mais de 23 anos, viajando pelo mundo para recolher dados sobre a terrível doença. Publicado em Transactions, New York Academy of Science, series 2, v.18, n.3, p. 322.

A quimioterapia e a radiação podem aumentar o risco de desenvolver um segundo cancer em até 100 vezes, segundo o Dr. Samuel S. Epstein." Congressional Record, 09 de Setembro de 1987

Fui contactado por uma senhora que tem tratado com sucesso de seu cancer de mama de 1994 até o presente. Recusou todos os procedimentos médicos convencionais. No ano passado, seu oncologista convencional convenceu ela que não ter uma biópsia por agulha era loucura. Esta senhora agora tem novos tumores crescendo em cada local da punção. Claro que seu oncologista agora tem informações detalhadas para ajudar a decidir quais quimioterapias usar para este cancer agora rapidamente metastizando. Eu repetidamente faço essa mesma observação com cancer de próstata. Raramente vejo metástases até após uma biópsia - e então o cancer vai rapidamente para todos os lados, incluindo os ossos." Dr. Vincent Gammill, Centro para o Estudo da Oncologia Natural (CSNO) Solana Beach, California (sem fins lucrativos)

 
Fonte: Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 2 ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: Pro-Onco. 1993.
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Quimioterapia
       http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/04/quimioterapia-fazer-ou-no-fazer.html
       http://www.brazuka.info/radioterapia-quimioterapia.php
       http://www.diariodasaude.com.br/
       http://ultimosegundo.ig.com.br/
       http://www.curasdocancer.com/perigos-da-quimioterapia.htm